Notícias
Exposição – Memórias da enchente de 2024 ganham espaço de reflexão e educação ambiental no Espaço Cultural Dr. Liberato
Publicado
1 dia agoon
Por
Urbana FM
Exposição “Caminhos das Águas” iniciou nesta segunda-feira (5) e vai até dia 31 de maio
O Centro Municipal de Educação Ambiental Nestor Weiler (CEMEA) promove a exposição “Caminhos das Águas – A enchente e o despertar de uma consciência planetária”, no Espaço Cultural Dr. Liberato.
A proposta convida a comunidade a mergulhar nas memórias da maior enchente da história de Campo Bom, ocorrida em maio de 2024, e a refletir sobre os efeitos das mudanças climáticas, por meio de uma programação educativa, sensível e transformadora.
A exposição reúne uma série de ações que unem ciência, afeto e território. Entre os destaques estão o Mural Memorial, com reportagens e registros da época da enchente; objetos recuperados dos entulhos acompanhados de relatos emocionantes de moradores; e um mural fotográfico com imagens das trilhas e percursos realizados por crianças, adolescentes e educadores do CEMEA.
Durante o mês, também serão promovidas rodas de conversa, oficinas, trilhas ecológicas e práticas ambientais — como plantios e mapeamentos de áreas de risco — que estimulam o protagonismo estudantil e a ação coletiva. O evento resgata não apenas lembranças de um momento doloroso, mas busca transformá-las em esperança e ação, fortalecendo a consciência ambiental e a solidariedade comunitária.
A abertura oficial da exposição ocorre ontem dia 7 de maio, às 14h, com apresentação dos projetos educativos desenvolvidos pelo CEMEA. Já no dia 17 de maio, acontece a Trilha Urbana “Entre Dois Arroios”, e no encerramento, 31 de maio, uma caminhada de observação de aves será realizada no entorno do centro ambiental.
A mostra é aberta ao público e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados das 9h às 12h. Mais informações e a programação completa estão disponíveis nas redes sociais do CEMEA e do Espaço Cultural Dr. Liberato, ou pelo telefone (51) 3597-4547.

Você pode gostar
Notícias
Aposentados e pensionistas receberão de volta o dinheiro que foi descontado indevidamente de associações e sindicatos desde março de 2020
Publicado
2 horas agoon
9 de maio de 2025Por
Urbana FMAposentados e pensionistas – A informação veio nesta quarta-feira (8) o presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Gilberto Waller Júnior, ao detalhar o plano de ação para os segurados pedirem o reembolso.
“Não é necessário que o começo do desconto tenha se dado a partir de março de 2020. Ele pode ter um benefício de 94, 95, 96, mas os descontos de março de 2020 que são suscetíveis a essa situação”, informou o presidente.
Segundo Gilberto Waller, será respeitado o prazo de prescrição quinquenal para definir o valor total que será reembolsado. Pela legislação, é possível reaver valores que deixaram de ser pagos em benefícios previdenciários ou pedir a restituição de descontos indevidos de cinco anos anteriores. Esses valores são chamados de atrasados.
Mas não haverá limitação para o ano de concessão das aposentadorias, explicou o presidente da autarquia. Assim, o segurado pode ter se aposentado há mais de cinco anos e também terá direito à devolução dos descontos aplicados a partir de março de 2020 se ficar comprovado que eles foram indevidos.
COMO PEDIR O REEMBOLSO
– Nesta quinta-feira (8): 27 milhões de beneficiários recebem avisos pelo Meu INSS informando que não tiveram nenhum desconto de associação
– Na terça (13): o Meu INSS vai liberar avisos para os 9 milhões que tiveram descontos
– Na quarta (14): O sistema vai mostrar o nome da associação e o valor descontado no período. O segurado que não tiver autorizado poderá clicar em um botão para iniciar o pedido de contestação. Ao informar que ele não concorda com o desconto, não precisará enviar nenhum documento ao INSS nem à entidade. O INSS vai acionar a associação para que comprove a autorização, enviando documentos. Será dado 15 dias úteis para a entidade comprovar a filiação nessa etapa
A partir da próxima terça-feira (13), 9 milhões de beneficiários que tiveram descontos de associações serão avisados por meio de mensagens oficiais dentro do aplicativo Meu INSS, sem detalhamento de quanto poderão receber.
Já na quarta-feira (14), o governo libera a consulta para saber quais associações realizaram os descontos e quais valores foram debitados no período. É preciso fazer login com a senha cadastrada no Meu INSS. Quem não tem acesso ao aplicativo ou site oficial do órgão pode telefonar na Central 135.
Segundo o presidente da autarquia, o sistema já vai liberar avisos, a partir desta quarta (8), para 27 milhões de beneficiários que não tiveram nenhum desconto associativo no período. Como já há tentativas de fraudes ligadas aos descontos indevidos, o INSS faz o alerta de que toda a comunicação será feita dentro de seu aplicativo, sem enviar mensagens por SMS, WhatsApp ou ligação de telefone. O pagamento dos valores será feito diretamente na conta em que o aposentado recebe seu benefício, sem envolver Pix ou outras transações bancárias.
Aposentados e pensionistas
COMO FUNCIONARÁ A DEVOLUÇÃO?
O associado deverá informar, por meio do Meu INSS ou da Central 135, se autorizou o vínculo associativo e os descontos. Caso ele informe que não reconhece o débito, o sistema irá gerar um aviso às associações, que terão prazo de 15 dias úteis para reunir informações que comprovem a associação. Não havendo comprovação, haverá mais 15 dias úteis para a entidade ressarcir o aposentado ou pensionista.
O presidente alertou ainda que os segurados não devem fornecer nenhum tipo de documentação às entidades. “A associação deve guardar três informações: a comprovação de que o beneficiário é associado, de que ele autorizou a associação e deve ter documento que comprove a identidade do associado”, adicionou.
De acordo com Waller Júnior, o plano é que as associações devolvam aos aposentados e pensionistas os valores por meio de um depósito via GRU (Guia de Recolhimento à União) específica ao INSS. Após isso, o valor será repassado ao segurado por meio de uma folha suplementar, diretamente na conta do beneficiário, mas o INSS não detalhou em quanto tempo o dinheiro será depositado na conta dos aposentados.
Segundo Waller, caso a associação não realize o pagamento, a situação será encaminhada à AGU (Advocacia-Geral da União) para as medidas de ressarcimento.
Aposentados e pensionistas – O presidente da autarquia disse também que o presidente Lula não quer que nenhum segurado fique no prejuízo ou “responda por essa roubalheira que o INSS e o segurado foram vítimas”. Ele disse, assim, que haverá devolução de todos que reclamaram, desde que as associações não comprovem as inscrições ou autorizações de desconto aos aposentados e pensionistas.
Notícias
Caloi 29 chega ao mercado como a melhor opção de entrada no MTB
Publicado
3 horas agoon
9 de maio de 2025Por
Urbana FMCaloi 29 – O Modelo está disponível em três cores, tem melhor custo-benefício do mercado e é também opção de mobilidade para centros urbanos.
A Caloi 29 foi pensada para ciclistas que usam a bicicleta de forma mais ocasional e que estão querendo a encarar as primeiras trilhas. O modelo é a opção mais resistente, confiável e acessível do mercado de mountain bike.
Desenvolvida no Brasil, a Caloi 29 é uma bicicleta completa, pois une funcionalidade com custo-benefício, sendo ideal para os iniciantes do MTB que buscam versatilidade para pedalar de vez em quando e não podem desembolsar muito.
Resistente e durável, o modelo tem quadro em alumínio ergonômico e diversos diferenciais, como o garfo com suspensão de 100mm de curso – que ajuda a absorver os impactos e irregularidades do solo, proporcionando assim conforto adicional ao ciclista –; e trava de suspensão no garfo, que permite melhor eficiência de pedalada na subida e em trechos planos. O resultado é uma bike de MTB bem equipada para quem procura realizar suas primeiras provas na modalidade e uma opção para se locomover pela cidade em terrenos diversos.
A Caloi 29 é equipada ainda com freios a disco hidráulico, item que proporciona uma frenagem mais precisa e sensível à pressão dos dedos, mantendo o ciclista sempre no controle para um pedal mais seguro, e grupo Shimano – câmbio 21 marchas Shimano Tourney, trocadores Shimano Altus e pedivela Shimano TY301.
O guidão, a mesa e o canote do selim da Caloi 29 são de alumínio, material que garante maior durabilidade e redução no peso total da bike, além de proporcionar maior conforto e segurança durante a pedalada.
Em três opções de cores clássicas e modernas (preto, vermelho e cinza quente), o modelo tem grafismo clean, valorizando a marca Caloi – referência de bicicleta no Brasil.
FICHA TÉCNICA DA CALOI 29
Quadro – Alumínio 6061 conformado, Gancheira Removível, Ponteiras Forjadas para Freio a Disco
Garfo Suspensão Caloi com 100 mm de curso e trava no garfo
Aros – Aro 29 Vzan Strike Pro – Parede dupla 32 Furos
Cubo Dianteiro – Alumínio 32F QR
Raios – Galvanizados
Pneu – Vee Rubber – Pro MT100 – 29×2.20
Pedal – Freestyle MC-04 9/16
Pedivela – Shimano TY-301 – 42x34x24T (TP 170mm e TM e TG 175mm)
Movimento Central – Feimin B908 2NL
Corrente -KMC Z7
Cassete – Shunfeng – 7 velocidades – 14-34D
Câmbio Traseiro – Shimano RD-TY300 7V
Câmbio Dianteiro -Shimano TY300 ou TY500
Passadores – Shimano Altus 3x7V
Guidão – Alumínio – 31.8X720mm
Suporte de guidão – Alumínio – 31.8 x 75mm
Manoplas – Velo Ergonomica – 135mm
Movimento de Direção – Feimin – FP-H812PL – Semi Integrado
Freios – Hidráulico – Promax Solve ou Shimano MT200 – Rotores de 160mm
Manete de freios – Alumínio
Selim -DDK D5311
Canote do Selim -Alumínio 27.2x400mm
Preço -R$ 2.190,00
Notícias
iFood se reposiciona e não quer ser mais só a marca de entrega de refeições
Publicado
17 horas agoon
8 de maio de 2025Por
Amann OficialEmpresa lança campanha “iFood é tudo para mim” em posicionamento multicategorias.
O iFood acaba de anunciar uma significativa mudança em seu posicionamento de marca.
Celebrando sua consolidação como uma plataforma de conveniência multicategoria, a empresa lança a campanha “iFood é tudo pra mim”, que visa evidenciar a sua presença indispensável no cotidiano de milhões de brasileiros, transcendendo a mera entrega de refeições.
A nova fase da empresa, que em maio de 2025 comemora 14 anos de existência, é marcada por números robustos em suas verticais de mercado, farmácia, bebidas, pet shops e outros varejistas.
A transformação teve início em 2019, com pequenos testes de entrega de itens de supermercado, e rapidamente evoluiu com a integração de diversos parceiros do varejo.
Hoje, o iFood contabiliza mais de 115 milhões de pedidos mensais, atende 55 milhões de clientes, conta com uma rede de mais de 360 mil entregadores e 400 mil parceiros.
A estreia da campanha aconteceu na noite da última terça-feira (06/05), com a veiculação dos primeiros filmes em TV aberta, marcando oficialmente o novo posicionamento multicategoria do iFood. O mote “iFood é tudo pra mim” foi construído sobre dois pilares fundamentais: o funcional e o emocional.
No aspecto funcional, a campanha destaca a onipresença do APP na vida dos brasileiros, entregando uma vasta gama de serviços e produtos que atendem às necessidades do dia a dia. Do lado emocional, a marca se apresenta como aquela que entrega o que as pessoas amam, proporcionando experiências memoráveis e criando laços genuínos.
A campanha “iFood é tudo pra mim” é composta por quatro filmes distintos, com cenas e diálogos bem-humorados que retratam personagens em situações cotidianas, como no transporte público, em sessões de terapia e em momentos de lazer.
De forma criativa, os filmes exploram a possível estranheza inicial do público ao confrontar o nome “iFood” com a vasta gama de produtos que a plataforma realmente entrega, reforçando a conveniência e a facilidade de seus serviços que vão muito além da culinária.
Últimas
Aposentados e pensionistas receberão de volta o dinheiro que foi descontado indevidamente de associações e sindicatos desde março de 2020
Aposentados e pensionistas – A informação veio nesta quarta-feira (8) o presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Gilberto...
9 de maio no Passado a Limpo – Yazoo – Nothing’s Gonna Stop Us Now –
Passado a limpo + 9 de maio de 1983. Há 42 anos era lançado o single “Nobody’s Diary” pelo DUO...
Caloi 29 chega ao mercado como a melhor opção de entrada no MTB
Caloi 29 – O Modelo está disponível em três cores, tem melhor custo-benefício do mercado e é também opção de...
iFood se reposiciona e não quer ser mais só a marca de entrega de refeições
Empresa lança campanha “iFood é tudo para mim” em posicionamento multicategorias. O iFood acaba de anunciar uma significativa mudança...
Billions Club – “I Don’t Want To Miss A Thing” do Aerosmith ultrapassa 1 bilhão de plays no Spotify
Billions Club é uma playlist lançada pelo Spotify e inclui todas as músicas que atingiram tal número de plays. Aerosmith consagrou-se...


Exposição – Memórias da enchente de 2024 ganham espaço de reflexão e educação ambiental no Espaço Cultural Dr. Liberato
Exposição “Caminhos das Águas” iniciou nesta segunda-feira (5) e vai até dia 31 de maio O Centro Municipal de Educação...


8 de maio no Passado a Limpo – The Cure 1979 – Rossana – Toto – Philip Bailey
8 de maio Há 43 o grupo de Los Angeles, Toto, entravam na lista da Billboard Pop com ‘Rosanna’. ...


A partida da Rainha do Rock brasileiro.
Passado a limpo + Em 8 de maio de 2023. Há dois falecia a Madre Superiora do Rock Rita Lee, aos...


Conselho Comunitário 2025 resgata a força da participação popular em Campo Bom
Entre os dias 25 de março e 30 de abril de 2025, a Prefeitura de Campo Bom promoveu 15 reuniões...


Max divulga trailer de documentário “Rita Lee: mania de você”.
Max lançou o trailer do documentário “Rita Lee: Mania de Você”, revelando detalhes inéditos da vida da icônica cantora brasileira....