Gravações de Gal Costa, Fafá de Belém, Maria Bethânia, Djavan e MPB4 valorizam seleção musical afinada com a trama estreada em abril de 1975.
A trilha sonora da novela “Gabriela”, exibida pela Rede Globo em 1975, completa 50 anos em 2025 e é considerada um marco na história da teledramaturgia brasileira.
Composta por grandes nomes da música popular brasileira, a trilha sonora da novela é um verdadeiro clássico, com canções que marcaram época e ainda são lembradas com carinho pelo público.
A trilha sonora da novela é composta por canções de diversos gêneros musicais, como MPB, samba, baião e forró, e conta com a participação de artistas como Gal Costa, Maria Bethânia, Djavan, Moraes Moreira, Alceu Valença, Fafá de Belém, Geraldo Azevedo, MPB4, Elomar, João Bosco e Walker.
A canção mais famosa da trilha sonora é “Modinha para Gabriela”, composta por Dorival Caymmi e interpretada por Gal Costa.
A canção foi um grande sucesso e se tornou um dos maiores clássicos da MPB. Outras canções de destaque da trilha sonora são “Coração Ateu”, interpretada por Maria Bethânia, “Alegre Menina”, interpretada por Djavan, “Guitarra Baiana”, interpretada por Moraes Moreira, e “São Jorge dos Ilhéus”, interpretada por Alceu Valença.
A trilha sonora da novela “Gabriela” foi lançada em LP e CD e vendeu mais de um milhão de cópias. A trilha sonora da novela também foi lançada em DVD e Blu-ray, juntamente com a novela completa.
A trilha sonora da novela “Gabriela” é um verdadeiro clássico da música popular brasileira e da teledramaturgia brasileira. A trilha sonora da novela é um marco na história da música brasileira e é lembrada com carinho pelo público até hoje.
Resumo:
Esse foi o dia que a voz de Gal foi ouvida pela primeira vez na trilha sonora de uma novela da TV Globo.
Naquele dia, a emissora exibiu o primeiro dos 132 capítulos de Gabriela, primorosa adaptação do livro Gabriela cravo e canela (1958), um dos romances mais aclamados do escritor baiano Jorge Amado (1912 – 2001).
Também baiana, Gal era a intérprete de Modinha para Gabriela (1975), música então inédita do compositor também baiano Dorival Caymmi (1914 – 2008), gravada pela cantora com arranjo de João Donato (1934 – 2023) para ser o tema de abertura da novela escrita por Walter George Durst (1922 – 1997) e dirigida por Walter Avancini (1935 – 2001).