Celebramos os 35 anos de um dos discos mais influêntes do Pop Rock.
Hoje era lançado o Violator é o sétimo álbum de estúdio do Depeche Mode pela Sire Records, em grande parceria com Flood, que já produziu álbuns como o lendário The Joshua Tree, do U2.
Saindo do Black Celebration de 1988 – Esse disco é lembrado como a obra-prima da banda, um dos mais importantes da música eletrônica e um dos melhores da história, com uma variedade de músicas muito bem aproveitada, arranjos diferentes e inspirados com uma composição sólida de ambas letras e harmonia.
Precedido pelos singles “Personal Jesus” e “Enjoy the Silence” (um top 10 de entrada no Reino Unido e nos Estados Unidos), o álbum impulsionou a banda ao estrelato internacional.
Violator alcançou o segundo lugar no UK Albums Chart, e foi o primeiro álbum da banda a entrar no top 10 da Billboard 200, chegando ao número sete. Esse álbum fez o depeche mode se tornar a maior banda eletrônica do mundo. A turnê de divulgação do álbum é a World Violation Tour.
Violator – Um álbum que não só definiria a sonoridade dos anos 90, mas também elevaria a banda a novos patamares de sucesso comercial e crítico.
Ele é uma referência pelo luxo das músicas pop, rock e um dos mais expressivos da música eletrônica do planeta, o álbum acabou por influenciar outras bandas do cenário dos anos 90 como o Smashing Pumpkins.
Faixas Emblemáticas
O álbum abre com “World in My Eyes”, uma faixa sedutora que define o tom para o que está por vir.
Depois o espirituoso “Personal Jesus”, e sugere caminhos futuros, com pensamentos pop espiritual, alguém que nos projeta e caminhe ao nosso lado.
“Enjoy the Silence” O título da canção significa “aproveitar o silêncio”,
O vídeo da canção foi filmado em 1989, em parte em Portugal, na praia e arribas do aldeamento da Prainha Alvor Algarve – Um dos hinos definitivos dos anos 90.
Este álbum é mencionado no livro 1001 Albums You Must Hear Before You Die.
Há 8 anos falecia o Kid Vinil, nome artístico de Antônio Carlos Senefonte.
Cantor, radialista, compositor, apresentador de televisão e jornalista brasileiro.
Ficou famoso no rock brasileiro dos anos de 1980, quando foi vocalista das bandas Verminose, Magazine, Kid Vinil & Os Heróis do Brasil e Kid Vinil Xperience.
Também foi um dos maiores incentivadores do início do movimento punk paulista, organizando shows e tocando músicas de bandas de punk rock e pós-punk em seu programa de rádio.
A marca registrada de Kid Vinil era seu “visual extravagante”, com camisas de cores cítricas e calças quadriculadas, um cavanhaque ruivo e óculos pequenos.
19 de maio de 1986.
Há 39 anos era lançado o álbum “So”.
É o quinto disco solo do cantor compositor britânico Peter Gabriel e o primeiro a ter um nome próprio foi produzido por Daniel Lanois.
O álbum foi o maior sucesso comercial na carreira de Gabriel. Também é considerado o álbum mais acessível na carreira do músico britânico.
19 de maio de 1986.
Há 39 anos era lançado o single “Invisible Touch” pela banda Genesis.
0 Clássico é a faixa-título e primeiro single do álbum homônimo de 1986 da banda de rock inglesa.
A música é uma composição do grupo que contou com letras escritas pelo baterista e cantor Phil Collins.
Foi seu primeiro e único single número 1 nos Estados Unidos; a música também passou três semanas consecutivas no topo da parada Billboard Hot 100 Airplay durante o verão de 1986.
19 de maio de 1978.
Há 47 anos o Dire Straits lançava o seu primeiro single o clássico Sultans Of Swing.
Ele foi gravado com um orçamento de 120 libras. Para gravar a demo desse som os irmãos Mark, David Knopfler e o resto da banda foram para Londres com apenas 120 libras.
Devido a essa situação financeira eles adotaram o nome da banda “Dire Straits”, que poderia ser traduzido como grandes problemas.
Passado a limpo + 19 de maio de 1984
Há 41 anos o vídeo promocional Smalltown Boy do Bronski Beat era transmitido pela primeira vez no programa de música do canal Channel 4 ‘Ear Say’.
Seu impressionante álbum de estreia ofereceu várias faixas de dança, impulsionadas pelo falsete único e penetrante de Jimmy Somerville.
O single foi um tour de force memorável, um poderoso filme de áudio sobre como escapar da intolerância provinciana, tornado encantador por uma performance não polida e um minimalismo sintetizado.
Passado a limpo + 19 de maio de 1986
Há 39 anos era lançado o clássico ” Bigmouth Strikes Again ” pela banda de rock inglesa The Smiths de seu terceiro álbum The Queen Is Dead.
Escrita por Johnny Marr e Morrissey – a canção apresenta letras autodepreciativas que refletiam as frustrações de Morrissey com a indústria musical da época.
Musicalmente, a música foi inspirada em ” Jumpin’ Jack Flash ” dos Rolling Stones e gira em torno de um riff de guitarra que Marr escreveu durante uma passagem de som em 1985.
O single chegou ao nº 26 no UK Singles Chart no ano de 1986.
A música também apareceria depois no disco ao vivo dos Smiths chamado Rank.
Há 37 anos a banda Ramones lançavam o álbum “Animal Boy”.
Ele inclui músicas como “My Brain Is Hanging Upside Down (Bonzo Goes to Bitburg)”, escrita como protesto contra a visita do presidente Ronald Reagan ao cemitério de Bitburg na Alemanha Ocidental; “Somebody Put Something in My Drink”, escrita por Richie Ramone, baterista do grupo de 1983 a 1987; e “Love Kills”, escrita por Dee Dee Ramone ao seu amigo Sid Vicious, falecido em 1979.
O Dee Dee cantou nas faixas 3 e 9.
Passado a limpo + 19 de maio de 1951.
O Joey Ramone, vocalista dos Ramones, completaria 74 anos.
Ele foi um músico norte-americano, co-fundador, compositor e vocalista da banda punk rock Ramones desde a sua formação em 1974 até à sua dissolução em 1996.
Influenciado musicalmente pela sua mãe, ouviu grupos como The Who ou The Stooges desde a sua infância.
Inicialmente foi baterista da banda, para posteriormente, e por recomendação de Tommy Ramone, passar a ser a voz do grupo, sendo considerado como uma lenda do punk rock.
Ele faleceu de um linfoma no hospital de New York, em 15 de abril de 2001 aos 49 anos.
Passado a Limpo +19 de maio de 1984.
Há 41 anos o ‘Legend’, o álbum que compilou as melhores músicas de Bob Marley e Wailers, chegava ao primeiro lugar na parada inglesa e ficou lá por 12 semanas.
Lembramos deste álbum por ter clássicos como No Woman, No Cry, I Shot the Sheriff e Redemption Song, entre outros.
Passado a limpo + 19 de maio de 1978.
Hoje era lançado o The Man-Machine (em alemão: Die Mensch-Maschine) é o sétimo álbum de estúdio do Krafwerk.
Ele traz a canção “Das Model (The Model)”, que chegou ao 1º lugar no Reino Unido em 1982.
Também foram lançados os singles “Die Roboter (The Robots)” e “Neonlicht (Neon Lights)”, que obtiveram sucesso em vários países.
Apesar de inicialmente não ter se saído bem na UK Albums Chart, chegou à posição número nove em fevereiro de 1982, tornando-se o segundo álbum do grupo mais bem colocado nesta tabela, após Autobahn – clássico de 1974.
Ele fez grande sucesso nos anos 80 e 90 com canções como In the Heat of the Night, Little Girl (1985), (I’ll Never Be) Maria Magdalena, Sisters and Brothers, Hi! Hi! Hi!, – Everlasting Love We’ll Be Togethere e Hiroshima em 1990.
Ela é herdeira de uma tradição de intérpretes femininas de Rock’ n’ Roll na Alemanha que começou com a cantora Manuela, e que na penúltima década do século XX, rendeu representantes de renome internacional, que incluíram ela, Nina Hagen, Nena, e Doro Pesch, ainda que Sandra tenha se associado mais aos gêneros pop e romântico.
Happy Birthday
Michael Cretu – 18 de maio de 1957
Fundador, frontman, compositor e gênio criativo nascido na Romênia, ele produziu os clássicos da cantora Sandra e da Banda Enigma.
Em suas músicas e composições há elementos da new age electronic/world music, pop rock.
Passado a limpo + 18 de maio de 1980.
Há 45 anos falecia o Ian Curtis no Reino Unido aos 23 anos.
Cantor compositor e poeta britânico, líder do grupo de pós-punk inglês Joy Division, do qual foi cofundador em 1976 na cidade de Manchester.
Em 1976, durante um concerto dos Sex Pistols no Manchester Lesser Free Trade Hall, Curtis coincidiu com Peter Hook e Bernard Sumner, futuros baixista e guitarrista da Joy Division.
As letras do Ian eram sobre as diferentes formas que diferentes pessoas lidam com certos problemas, e como essas pessoas podem se adaptar e conviver com eles”.
Os membros remanescentes montariam mais tarde o New Order.
Ele é cantor, compositor e surfista norte-americano. Jack cresceu na Baía Norte de Oahu, no Havaí, e atualmente vive em Haleiwa.
Antes de lançar o seu primeiro álbum de estúdio, Jack Johnson fazia filmes de surfe.
Por ser um surfista e músico, seu estilo é erroneamente classificado como surf music, um subgênero rock surgido nos anos 60.
18 de maio de 1993.
Há 31 anos era lançado o álbum ao vivo do Kiss o “Alive III”.
É As gravações do disco rolaram em várias datas em Cleveland, Detroit e Indianápolis, durante a turnê suporte ao disco Revenge.
É a terceira compilação ao vivo da banda, seguindo a tradição de usar o nome Alive, Alive! e Alive II.
Alive III foi o primeiro álbum ao vivo que a banda lançou desde Alive II de 1977 – e as primeiras gravações ao vivo lançadas desde o filme de concerto Animalize Live Uncensored de 1984.
Ele foi certificado ouro em 27 de outubro de 1994, quando vendeu 500.000 cópias.