O Dia Nacional – A data foi escolhida em homenagem à publicação da primeira história em quadrinhos do país, “As Aventuras de Nhô-Quim”, de Angelo Agostini, em 1869.
As histórias em quadrinhos brasileiras têm uma longa e rica história, com produções de destaque em diversos gêneros e estilos. Entre os principais nomes dos quadrinhos nacionais, destacam-se:
Mauricio de Sousa: Criador da Turma da Mônica, a série de quadrinhos mais popular do Brasil, com personagens icônicos como Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali.
Ziraldo: Autor de obras marcantes como “O Menino Maluquinho” e “A Turma do Pererê”, que marcaram gerações de leitores com suas histórias divertidas e personagens cativantes.
Henfil: Cartunista e quadrinista que utilizava seus quadrinhos para fazer crítica social e política, com personagens como o Fradim da Barra e a Graúna.
Laerte: Quadrinista que aborda temas como gênero, sexualidade e política em suas obras, com personagens como os Piratas do Tietê e a travesti Hugo.
Marcelo D’Salete: Autor de graphic novels como “Angola Janga” e “Cumbe”, que retratam a história e a cultura afro-brasileira de forma impactante e inovadora.
Além desses, muitos outros quadrinistas brasileiros têm se destacado nos últimos anos, explorando diferentes estilos e temáticas e conquistando um público cada vez maior. Entre eles, podemos citar Gidalti Moura Jr., Rafael Grampá, Fábio Moon e Gabriel Bá.
As histórias em quadrinhos brasileiras têm muito a oferecer, com narrativas envolventes, personagens memoráveis e ilustrações de alta qualidade. Se você ainda não conhece a produção nacional, não perca a oportunidade de se aventurar por esse universo rico e diverso.
Para celebrar o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, diversas atividades são realizadas em todo o país, como exposições, palestras, oficinas e feiras de quadrinhos. É uma ótima oportunidade para conhecer de perto a produção nacional e interagir com quadrinistas e outros fãs.
A Turma da Mônica é uma das séries de histórias em quadrinhos mais populares e duradouras do Brasil.
Criada por Mauricio de Sousa em 1959, a Turma da Mônica já vendeu mais de 1 bilhão de revistas em quadrinhos e é uma das franquias de entretenimento mais bem-sucedidas do país.
Turma da Mônica quadrinhos
Mauricio de Sousa criou nos anos 1960, Turma da Mônica é uma das franquias de quadrinhos mais queridas do Brasil.
A história gira em torno de um grupo de crianças do Bairro do Limoeiro, com destaque para Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali.
Com um humor leve e narrativas que abordam temas do cotidiano infantil, a série conquistou gerações e se expandiu para animações, graphic novels e adaptações cinematográficas.
A Turma da Mônica é conhecida por seus personagens cativantes e suas histórias engraçadas e educativas. Os personagens principais da Turma da Mônica são:
Mônica: Uma menina de 7 anos de idade, dentuça e baixinha, que é conhecida por sua força e seu temperamento forte. Ela é a líder da turma e está sempre pronta para defender seus amigos
Cebolinha: Um menino de 7 anos de idade, que tem um plano infalível para tudo, mas que sempre acaba dando errado. Ele é o melhor amigo da Mônica, mas vive tentando roubar seu Sansão, um coelho de pelúcia azul.
Cascão: Um menino de 7 anos de idade, que tem medo de água e de sujeira. Ele é o melhor amigo do Cebolinha e está sempre pronto para acompanhá-lo em suas aventuras.
Magali: Uma menina de 7 anos de idade, que é conhecida por sua paixão por comida. Ela é a melhor amiga da Mônica e está sempre disposta a dividir seus lanches com seus amigos.
A Turma da Mônica já foi adaptada para diversas mídias, incluindo desenhos animados, filmes, jogos e livros. Os desenhos animados da Turma da Mônica são exibidos em diversos países e são muito populares entre as crianças. Os filmes da Turma da Mônica também são muito populares e já arrecadaram milhões de reais em bilheteria – Tanto que existe um dia dedicado como – O Dia Nacional
A Turma da Mônica é uma franquia de entretenimento muito bem-sucedida e é uma das marcas mais reconhecidas do Brasil. A Turma da Mônica é um símbolo da cultura brasileira e é amada por crianças e adultos de todo o país.
Além dos personagens principais, a Turma da Mônica também conta com diversos personagens secundários que são muito populares entre os fãs, como o Chico Bento, o Jeremias, a Carmem da Silva e o Bidu.
Chico Bento Turma da Mônica
O Dia Nacional – A Turma da Mônica é uma série de histórias em quadrinhos que marcou a infância de muitas gerações de brasileiros e continua a fazer sucesso até hoje. Seus personagens cativantes e suas histórias engraçadas e educativas fazem da Turma da Mônica uma das franquias de entretenimento mais queridas do Brasil.
Hoje era lançado o “Pocket Calculator” é o single do KRAFTWERK.
17 de abril de 1989 no Reino Unido e 18 de abril nos EUA.
Hoje era lançado o “Doolittle” é o segundo álbum de estúdio do PIXIES.
17 de abril de 1972.
Há 53 anos o SIR Elton John lançava o single o clássico Rocket Man,
17 de abril de 1971
Todos os 4 ex-Beatles emplacavam músicas nas paradas britânicas – Paul McCartney com “Another Day”, Ringo Starr com “It Don’t Come Easy”, John Lennon com “Power To The People” e George Harrison com “My Sweet Lord”.
17 de abril de 1999
Há 26 anos, o KISS se apresentava em São Paulo com a turnê ‘Psycho Circus (3D Tour)’, trazendo pela primeira vez (e única) sua formação original.
Há 49 anos o álbum “Dirty Deeds Done Dirt Cheap” era lançado.
É o terceiro álbum de estúdio da banda australiana AC / DC, e o segundo lançado internacionalmente, em dezembro de 1976 na Europa e em abril de 1981 nos Estados Unidos, na Austrália foi lançado em 20 de setembro de 1976.
Até o momento já vendeu cerca de mais de seis milhões de cópias em todo o mundo.
Deste álbum destacam-se as canções “Dirty Deeds Done Dirt Cheap”, “Problem Child”, “Ride On” e “Jailbreak”.
A Volkswagen do Brasil anunciou seu patrocínio ao The Town 2025, o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, que será realizado nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro, no Autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo. O carro oficial do evento será o SUVW Tera – Outfit the Town Edition.
Com ingressos totalmente esgotados em sua primeira edição, o The Town – festival dos mesmos criadores do Rock in Rio – foi realizado em setembro de 2023 e entrou para a agenda oficial dos eventos paulistanos.
O The Town é realizado na Cidade da Música, em uma área de 350 mil m² do Autódromo de Interlagos, totalmente reformada. Em 2025, a segunda edição promete um espetáculo ainda maior nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro.
Saiba mais no site oficial do evento:
www.thetown.com.br
Suvw – Versões do Novo Tera
A Volkswagen iniciou a produção do Novo Tera no dia 2 de abril, na fábrica de Taubaté (SP). No total, o SUVW contará com cinco versões disponíveis: MPI, TSI, Comfort, High e Outfit The Town Edition. Mais detalhes serão revelados no lançamento do modelo, ainda neste primeiro semestre.
A história do SUUW Tera com a música começou no Rock in Rio 2024, quando um teaser do modelo foi apresentado de forma camuflada atrás de uma cortina de vidro led.
A ação despertou a curiosidade dos VW Lovers, que espiavam e tentavam registrar imagens pelas frestas.
O SUV Tera é uma grande aposta da Volkswagen no segmento de SUVs. Quarto modelo da nova inovação Volkswagen de 16 lançamentos até 2028, o Tera é 100% projetado, desenvolvido e produzido no Brasil.
Há 13 anos falecia o mito Jon Lord aos 71 anos em Londres, Reino Unido.
Jon Lord – Foi um compositor de orquestra e rock inglês, pianista e organista de Hammond conhecido por seu trabalho pioneiro na fusão de rock com formas clássicas ou barrocas, especialmente com Deep Purple.
Em 1968, Jon Lord cofundou Deep Purple, uma banda de hard rock da qual foi considerada o líder até 1970.
Junto com os outros membros, colaborou na maioria das músicas mais populares de sua banda.
Ele e o baterista Ian Paice foram a única presença contínua na banda durante o período de 1968 a 1976, e também desde quando restabeleceu em 1984 até a aposentadoria de Lord de Deep Purple em 2002.
Em 11 de novembro de 2010 foi incluído como honorário membro do Stevenson College em Edimburgo, Escócia.
Em 15 de julho de 2011, recebeu um título honorário de Doctor em Música em De Montfort Hall pela Universidade de Leicester.