A primeira edição do Rock in Rio foi considerada a melhor de todas devido à sua magnitude e impacto no cenário musical.
O festival reuniu artistas icônicos do rock, proporcionando uma experiência única aos fãs. Desde então, o Rock in Rio se tornou um marco na indústria do entretenimento, consolidando-se como um dos maiores eventos musicais do mundo.
Da poderosa peça central de Kate Bush, Running Up That Hill, até Dead Or Alive, alcançando o primeiro lugar no Reino Unido com seu clássico Hi-NRG You Spin Me Round (Like A Record), 1985 foi um ano enorme para o pop.
Após a tomada do New Wave e a revolução do synth-pop, os gêneros se misturaram como nunca antes em um ano que nos deu alguns dos discos mais emocionantes e diversos da década.
Aqui no Brasil – Há 40 anos – 11 de janeiro de 1985.
Hoje acontecia a primeira edição do Rock in Rio na antiga Cidade do Rock, localizada em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Iron Maiden, Whitesnake, Scorpions, Ozzy Osbourne, Rod Stewart, AC/DC, Yes, Gogo’s, The b-52s, Nina Hagen, Al Jarreu, George Benson, James Taylor e Yes.
O time brasileiro foi representado, entre outros, por Erasmo Carlos, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Gilberto Gil e Moraes Moreira, além dos ex-Novos Baianos Pepeu Gomes e Baby Consuelo, Blitz, Lulu Santos, Eduardo Dusek, Alceu Valença e Barão Vermelho com Cazuza.
O festival durou 10 dias, com um total de 1 milhão e 380 mil espectadores.
A 1º edição do festival foi um divisor de águas para o show business brasileiro.
A ‘’Cidade do Rock’’ ocupou uma superfície de 250.000 metros quadrados, espaço no qual além de um cenário de 5.000 metros quadrados foram construídos um shopping de 50 lojas e dois heliportos.