Pop Rock
A série foi um marco na TV brasileira, com uma linguagem inovadora e ousada, que misturava aventura, esportes e referências à cultura pop.
Publicado
3 meses agoon
Por
Urbana FMA série foi um marco na TV brasileira, com uma linguagem inovadora e ousada, que misturava aventura, esportes e referências à cultura pop.
No Café Rock Brasil – Armação Ilimitada – 1985
Com o fim do militarismo e da censura televisiva na década de 1980, atrações chegaram às telinhas com a premissa de maior liberdade nos costumes.
Dentre elas, o seriado “Armação Ilimitada”, exibido pela TV Globo entre 1985 e 1988.
Voltado ao público adolescente e jovem, o seriado era exibido nas noites de sexta-feira.
Protagonizada por Kadu Moliterno, André de Biase e Andréa Beltrão, a série foi considerada ousada por contar a história de um trisal.
Na narrativa, os amigos Juba e Lula dividiam oficialmente, e sem problemas, a mesma namorada, fazendo alusão ao filme francês “Jules et Jim”, de François Truffaut.
O trio chegou a adotar uma criança.
Além da mesma namorada, os jovens amigos também dividiam uma pequena empresa de prestação de serviços, a Armação Ilimitada, na Zona Sul do Rio. Dentre as atividades a que se dedicavam, estavam: mergulho, pilotagem, competições esportivas e dublagem de filmes.
Faixas
1 | Tema de Armação Ilimitada ( Ari Mendes / Alexandre Agra ) Intérprete(s): Ari Mendes |
|
2 | Que País É Esse? ( Renato Russo ) Intérprete(s): Legião Urbana |
|
3 | Quadrinhos ( Humberto Effe / Pequinho ) Intérprete(s): Picassos Falsos |
|
4 | Terceiro ( Roger Moreira ) Intérprete(s): Ultraje A Rigor |
|
5 | Andar no Céu ( Evandro Mesquita / Celso Fonseca / Chacal ) Intérprete(s): Evandro Mesquita |
|
6 | Os Olhos de Zelda Scott ( Joe / Tavinho Paes ) Intérprete(s): Joe |
|
7 | Gatinha Manhosa ( Roberto Carlos / Erasmo Carlos ) Intérprete(s): Léo Jaime |
|
8 | Infinita Highway ( Humberto Gessinger ) Intérprete(s): Engenheiros do Hawaii |
|
9 | Prova ( Fê Lemos / Flávio Lemos / Loro Jones / Bozzo Barretti / Dinho Ouro Preto ) Intérprete(s): Capital Inicial |
|
10 | Pros Que Estão Em Casa ( Flávio Murrah / Rômulo Portela ) Intérprete(s): Hojerizah |
|
11 | Quimeras ( Freddy Haiat / Guilherme Isnard / Rick Villas-Boas / Malcom Oakley / Eduardo Amarante ) Intérprete(s): Zero |
|
12 | Chuva de Mel ( Fred Nascimento / Alexandre Agra ) Intérprete(s): Rosa Púrpura |
JUBA (Kadu Moliterno) – Melhor amigo de Lula (André de Biasi) e o mais prudente entre os dois. Ex-estudante de Direito, vive um conflito interno e com a família pelo fato de nunca ter se formado advogado, como queria seu pai. Assim como Lula, é apaixonado por Zelda e gosta de Bacana como se fosse um pai.
LULA (André de Biasi) – O mais aventureiro e inconsequente da dupla, Lula é quem geralmente cai em ciladas ou coloca o grupo em apuros. Assim como Juba, é apaixonado por Zelda e gosta de Bacana como se fosse um pai. Mora com eles num galpão adaptado como loft. É Lula quem dá o apelido a Bacana, logo no primeiro episódio.
ZELDA SCOTT (Andréa Beltrão) – Zelda – ou Zel, para os íntimos – é jornalista, feminista, idealista e intelectual, que já foi hippie, situacionista, punk, gótica e agora tenta ser uma mulher “moderna” dos anos 80, depois de voltar para o Brasil após uma temporada em Londres, onde acompanhou o exílio de seu Pai (Paulo José) de 1969 a 1983. Por isso mesmo, nem tenta se decidir por Juba (Kadu Moliterno) ou Lula (André de Biasi), já que é igualmente apaixonada por ambos e não vê problema em manter um relacionamento a três. Trabalha como repórter do jornal Correio do Crepúsculo, onde seu autoritário Chefe (Francisco Milani) a incumbe com pautas mirabolantes e quase sempre interesseiras. No início da série, mora sozinha, até que seu prédio desaba e ela vai viver com os heróis no mesmo galpão. Sua melhor amiga é Ronalda Cristina (Catarina Abdala) e, quando esta vira mãe, Zelda se torna madrinha – e inspiradora do nome – da pequena Zelda Cristina.
BACANA (Jonas Torres) – Menino órfão, foi criado no Circo Cristal, pertencente a seus pais (Cláudia Gimenez e Jorge Fernando), que morrem num dos primeiros episódios. Bacana é amante do surfe e do futebol, mas também do videogame e quadrinhos, que é adotado por Juba (Kadu Moliterno) e Lula (André de Biasi). Esperto, desconfiado e amante de histórias de fantasia e ficção científica, Bacana “alimenta” os episódios com os conhecimentos que tira dos livros e revistas. É autor de frases e pensamentos precoces para sua idade (entre 8 e 11 anos), como o bordão “Ai, meu saquinho!”.
RONALDA CRISTINA (Catarina Abdala) – Melhor amiga de Zelda (Andréa Beltrão). É ela quem dá dicas e fala “verdades na cara” da jornalista. Ronalda segue as tendências do momento (na moda, música, comportamento) e, como está acima do peso, vive fazendo dietas exóticas para emagrecer. Na terceira temporada, engravida e vira mãe de Zelda Cristina, batizada em homenagem à madrinha e à mãe, respectivamente.
CHEFE (Francisco Milani) – O personagem não tem um nome, apenas o cargo: é o editor-chefe do jornal sensacionalista Correio do Crepúsculo. Tem discussões calorosas e cômicas com Zelda (Andréa Beltrão), sua repórter contestatária, que incluem inúmeras metáforas e expressões idiomáticas visualizadas ao pé da letra – como “pisar em ovos” e “rasgar seda”.
BLACK BOY (Nara Gil) – É a narradora dos episódios, aparecendo fora da narrativa, apenas fechada num estúdio de rádio, com o rosto em contra-luz. Seu papel de “corifeu” é semelhante ao da DJ negra do filme norte-americano Os Selvagens da Noite (The Warriors, 1979), que retrata uma batalha de gangues numa Nova York distópica.
PAI (Paulo José) – Pai de Zelda (Andréa Beltrão), também jornalista, foi um exilado político de 1969 a 1983, durante o regime militar. Depois aparece como antropólogo indigenista.
NICO (Caio Junqueira) – Melhor amigo de Bacana (Jonas Torres). Nas primeiras aparições, é um menino de rua. Depois, aparece com uma família.
Você pode gostar
Pop Rock
17 de abril – No Pop Rock Mundial.
Publicado
1 dia agoon
17 de abril de 2025Por
Amann Oficial17 de abril de 1981
Hoje era lançado o “Pocket Calculator” é o single do KRAFTWERK.
17 de abril de 1989 no Reino Unido e 18 de abril nos EUA.
Hoje era lançado o “Doolittle” é o segundo álbum de estúdio do PIXIES.
17 de abril de 1972.
Há 53 anos o SIR Elton John lançava o single o clássico Rocket Man,
17 de abril de 1971
Todos os 4 ex-Beatles emplacavam músicas nas paradas britânicas – Paul McCartney com “Another Day”, Ringo Starr com “It Don’t Come Easy”, John Lennon com “Power To The People” e George Harrison com “My Sweet Lord”.
17 de abril de 1999
Há 26 anos, o KISS se apresentava em São Paulo com a turnê ‘Psycho Circus (3D Tour)’, trazendo pela primeira vez (e única) sua formação original.
O show de abertura foi da então desconhecida banda alemã Rammstein.
17 de dezembro de 1976.
Há 49 anos o álbum “Dirty Deeds Done Dirt Cheap” era lançado.
É o terceiro álbum de estúdio da banda australiana AC / DC, e o segundo lançado internacionalmente, em dezembro de 1976 na Europa e em abril de 1981 nos Estados Unidos, na Austrália foi lançado em 20 de setembro de 1976.
Até o momento já vendeu cerca de mais de seis milhões de cópias em todo o mundo.
Deste álbum destacam-se as canções “Dirty Deeds Done Dirt Cheap”, “Problem Child”, “Ride On” e “Jailbreak”.
A capa do álbum é obra da Hipgnosis.
Notícias
Novo VW Tera 2026 Outfit The Town Edition: versão top de linha
Publicado
1 dia agoon
16 de abril de 2025Por
Urbana FMA Volkswagen do Brasil anunciou seu patrocínio ao The Town 2025, o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, que será realizado nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro, no Autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo. O carro oficial do evento será o SUVW Tera – Outfit the Town Edition.
Com ingressos totalmente esgotados em sua primeira edição, o The Town – festival dos mesmos criadores do Rock in Rio – foi realizado em setembro de 2023 e entrou para a agenda oficial dos eventos paulistanos.
O The Town é realizado na Cidade da Música, em uma área de 350 mil m² do Autódromo de Interlagos, totalmente reformada. Em 2025, a segunda edição promete um espetáculo ainda maior nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro.
Saiba mais no site oficial do evento:
www.thetown.com.br
Suvw – Versões do Novo Tera
A Volkswagen iniciou a produção do Novo Tera no dia 2 de abril, na fábrica de Taubaté (SP). No total, o SUVW contará com cinco versões disponíveis: MPI, TSI, Comfort, High e Outfit The Town Edition. Mais detalhes serão revelados no lançamento do modelo, ainda neste primeiro semestre.
Pop Rock
Jon Lord – Gênio – Talking Heads – 77
Publicado
2 dias agoon
16 de abril de 2025Por
Urbana FMPassado a limpo +16 de julho de 2012.
Há 13 anos falecia o mito Jon Lord aos 71 anos em Londres, Reino Unido.
Jon Lord – Foi um compositor de orquestra e rock inglês, pianista e organista de Hammond conhecido por seu trabalho pioneiro na fusão de rock com formas clássicas ou barrocas, especialmente com Deep Purple.
Em 1968, Jon Lord cofundou Deep Purple, uma banda de hard rock da qual foi considerada o líder até 1970.
Junto com os outros membros, colaborou na maioria das músicas mais populares de sua banda.
Ele e o baterista Ian Paice foram a única presença contínua na banda durante o período de 1968 a 1976, e também desde quando restabeleceu em 1984 até a aposentadoria de Lord de Deep Purple em 2002.
Em 11 de novembro de 2010 foi incluído como honorário membro do Stevenson College em Edimburgo, Escócia.
Em 15 de julho de 2011, recebeu um título honorário de Doctor em Música em De Montfort Hall pela Universidade de Leicester.
Lord foi induzido póstumamente ao Hall da Fama do Rock and Roll em 8 de abril de 2016 como membro da Deep Purple.
Passado a limpo + 16 de setembro de 1977.
Há 48 anos o lançava o álbum Talking Heads – Talking Heads: 77.
É o álbum de estreia da banda norte-americana de new wave/funk rock/post-punk/dance-rock/avant-funk/worldbeat/art pop.
Foi gravado em abril de 1977 no Sundragon Studios de Nova York e lançado pela Sire Records.
O single “Psycho Killer” alcançou o N° 92 na Billboard Hot 100. Talking Heads:
O 77 foi eleito o sétimo melhor álbum do ano na pesquisa dos críticos Pazz & Jop do The Village Voice.
Em 2003, o álbum ficou em 290º lugar na lista da Rolling Stone dos “500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos”, e 291º em uma lista revisada de 2012.
O álbum também foi incluído no livro 1001 Albums You Must Hear Before You Die.
Últimas
17 de abril – No Pop Rock Mundial.
17 de abril de 1981 Hoje era lançado o “Pocket Calculator” é o single do KRAFTWERK. 17 de abril...
Novo VW Tera 2026 Outfit The Town Edition: versão top de linha
A Volkswagen do Brasil anunciou seu patrocínio ao The Town 2025, o maior festival de música, cultura e arte de...
Jon Lord – Gênio – Talking Heads – 77
Passado a limpo +16 de julho de 2012. Há 13 anos falecia o mito Jon Lord aos 71 anos em...
16 de abril – No Passado a limpo
16 de abril de 1947 – Nascia o músico Gerry Rafferty. 16 de abril de 1953 – Nascia Peter...
15 de abril no Pop Rock Mundial
15 de abril de 1965, A cantora, compositora e produtora Linda Perry (4 Non Blondes) completa 60 anos. Produtora musical,...
Café – Combustível para o cérebro: estudos apontam relação entre consumo da bebida e melhora na saúde mental
Café teria relação com memória turbinada, combate a doenças cognitivas e melhora do humor; entenda como o consumo adequado pode...
Samsung registra aumento de 58% no volume de resíduos eletrônicos reciclados em 2024
Entre os tipos de produtos mais coletados, os televisores estão primeiro lugar Aqui alguns dados do programa de logística...
Dia Mundial do Livro: campanha incentiva cultura e sustentabilidade
Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, celebrado em 23 de abril, é uma data que visa homenagear...
David Bowie – Let’s Dance – (1983) – Dance-Pop e o New Wave.
David Bowie – Passado a limpo + 14 de abril. Há 42 anos o camaleão David Bowie lançava o seu...
13 de abril no Passado a Limpo – Bob Marley – Depeche Mode – Paul – We Are The World
13 de abril de 1985 – O clássico single We Are The World Usa for Africa chegava ao nº 1 nos EUA....