Pop Rock
A série foi um marco na TV brasileira, com uma linguagem inovadora e ousada, que misturava aventura, esportes e referências à cultura pop.
Publicado
21 horas agoon
Por
Urbana FMA série foi um marco na TV brasileira, com uma linguagem inovadora e ousada, que misturava aventura, esportes e referências à cultura pop.
No Café Rock Brasil – Armação Ilimitada – 1985
Com o fim do militarismo e da censura televisiva na década de 1980, atrações chegaram às telinhas com a premissa de maior liberdade nos costumes.
Dentre elas, o seriado “Armação Ilimitada”, exibido pela TV Globo entre 1985 e 1988.
Voltado ao público adolescente e jovem, o seriado era exibido nas noites de sexta-feira.
Protagonizada por Kadu Moliterno, André de Biase e Andréa Beltrão, a série foi considerada ousada por contar a história de um trisal.
Na narrativa, os amigos Juba e Lula dividiam oficialmente, e sem problemas, a mesma namorada, fazendo alusão ao filme francês “Jules et Jim”, de François Truffaut.
O trio chegou a adotar uma criança.
Além da mesma namorada, os jovens amigos também dividiam uma pequena empresa de prestação de serviços, a Armação Ilimitada, na Zona Sul do Rio. Dentre as atividades a que se dedicavam, estavam: mergulho, pilotagem, competições esportivas e dublagem de filmes.
Faixas
1 | Tema de Armação Ilimitada ( Ari Mendes / Alexandre Agra ) Intérprete(s): Ari Mendes |
|
2 | Que País É Esse? ( Renato Russo ) Intérprete(s): Legião Urbana |
|
3 | Quadrinhos ( Humberto Effe / Pequinho ) Intérprete(s): Picassos Falsos |
|
4 | Terceiro ( Roger Moreira ) Intérprete(s): Ultraje A Rigor |
|
5 | Andar no Céu ( Evandro Mesquita / Celso Fonseca / Chacal ) Intérprete(s): Evandro Mesquita |
|
6 | Os Olhos de Zelda Scott ( Joe / Tavinho Paes ) Intérprete(s): Joe |
|
7 | Gatinha Manhosa ( Roberto Carlos / Erasmo Carlos ) Intérprete(s): Léo Jaime |
|
8 | Infinita Highway ( Humberto Gessinger ) Intérprete(s): Engenheiros do Hawaii |
|
9 | Prova ( Fê Lemos / Flávio Lemos / Loro Jones / Bozzo Barretti / Dinho Ouro Preto ) Intérprete(s): Capital Inicial |
|
10 | Pros Que Estão Em Casa ( Flávio Murrah / Rômulo Portela ) Intérprete(s): Hojerizah |
|
11 | Quimeras ( Freddy Haiat / Guilherme Isnard / Rick Villas-Boas / Malcom Oakley / Eduardo Amarante ) Intérprete(s): Zero |
|
12 | Chuva de Mel ( Fred Nascimento / Alexandre Agra ) Intérprete(s): Rosa Púrpura |
JUBA (Kadu Moliterno) – Melhor amigo de Lula (André de Biasi) e o mais prudente entre os dois. Ex-estudante de Direito, vive um conflito interno e com a família pelo fato de nunca ter se formado advogado, como queria seu pai. Assim como Lula, é apaixonado por Zelda e gosta de Bacana como se fosse um pai.
LULA (André de Biasi) – O mais aventureiro e inconsequente da dupla, Lula é quem geralmente cai em ciladas ou coloca o grupo em apuros. Assim como Juba, é apaixonado por Zelda e gosta de Bacana como se fosse um pai. Mora com eles num galpão adaptado como loft. É Lula quem dá o apelido a Bacana, logo no primeiro episódio.
ZELDA SCOTT (Andréa Beltrão) – Zelda – ou Zel, para os íntimos – é jornalista, feminista, idealista e intelectual, que já foi hippie, situacionista, punk, gótica e agora tenta ser uma mulher “moderna” dos anos 80, depois de voltar para o Brasil após uma temporada em Londres, onde acompanhou o exílio de seu Pai (Paulo José) de 1969 a 1983. Por isso mesmo, nem tenta se decidir por Juba (Kadu Moliterno) ou Lula (André de Biasi), já que é igualmente apaixonada por ambos e não vê problema em manter um relacionamento a três. Trabalha como repórter do jornal Correio do Crepúsculo, onde seu autoritário Chefe (Francisco Milani) a incumbe com pautas mirabolantes e quase sempre interesseiras. No início da série, mora sozinha, até que seu prédio desaba e ela vai viver com os heróis no mesmo galpão. Sua melhor amiga é Ronalda Cristina (Catarina Abdala) e, quando esta vira mãe, Zelda se torna madrinha – e inspiradora do nome – da pequena Zelda Cristina.
BACANA (Jonas Torres) – Menino órfão, foi criado no Circo Cristal, pertencente a seus pais (Cláudia Gimenez e Jorge Fernando), que morrem num dos primeiros episódios. Bacana é amante do surfe e do futebol, mas também do videogame e quadrinhos, que é adotado por Juba (Kadu Moliterno) e Lula (André de Biasi). Esperto, desconfiado e amante de histórias de fantasia e ficção científica, Bacana “alimenta” os episódios com os conhecimentos que tira dos livros e revistas. É autor de frases e pensamentos precoces para sua idade (entre 8 e 11 anos), como o bordão “Ai, meu saquinho!”.
RONALDA CRISTINA (Catarina Abdala) – Melhor amiga de Zelda (Andréa Beltrão). É ela quem dá dicas e fala “verdades na cara” da jornalista. Ronalda segue as tendências do momento (na moda, música, comportamento) e, como está acima do peso, vive fazendo dietas exóticas para emagrecer. Na terceira temporada, engravida e vira mãe de Zelda Cristina, batizada em homenagem à madrinha e à mãe, respectivamente.
CHEFE (Francisco Milani) – O personagem não tem um nome, apenas o cargo: é o editor-chefe do jornal sensacionalista Correio do Crepúsculo. Tem discussões calorosas e cômicas com Zelda (Andréa Beltrão), sua repórter contestatária, que incluem inúmeras metáforas e expressões idiomáticas visualizadas ao pé da letra – como “pisar em ovos” e “rasgar seda”.
BLACK BOY (Nara Gil) – É a narradora dos episódios, aparecendo fora da narrativa, apenas fechada num estúdio de rádio, com o rosto em contra-luz. Seu papel de “corifeu” é semelhante ao da DJ negra do filme norte-americano Os Selvagens da Noite (The Warriors, 1979), que retrata uma batalha de gangues numa Nova York distópica.
PAI (Paulo José) – Pai de Zelda (Andréa Beltrão), também jornalista, foi um exilado político de 1969 a 1983, durante o regime militar. Depois aparece como antropólogo indigenista.
NICO (Caio Junqueira) – Melhor amigo de Bacana (Jonas Torres). Nas primeiras aparições, é um menino de rua. Depois, aparece com uma família.
Você pode gostar
Pop Rock
Uma união de gigantes – Adidas & Mercedes.
Publicado
5 horas agoon
9 de janeiro de 2025Por
Urbana FMUma união de gigantes – Adidas & Mercedes.
A Adidas firmou uma parceria com a Mercedes – AMG Petronas e pode estrear na Fórmula 1 já na temporada 2025.
A marca esportiva será responsável pelo vestuário, calçados e acessórios de toda a equipe, incluindo pilotos, mecânicos e engenheiros. A expectativa é que a nova linha seja apresentada no mês de fevereiro.
Uma união de gigantes
A parceria entre a Adidas e a Mercedes na Fórmula 1 marca um momento histórico para ambas as marcas e para o esporte.
Essa união estratégica traz consigo diversas implicações e oportunidades:
- Inovação no design de uniformes: A Adidas, conhecida por sua expertise em tecnologia esportiva e design, promete revolucionar a forma como os pilotos e a equipe da Mercedes se vestem. Podemos esperar uniformes mais leves, aerodinâmicos e com tecnologias inovadoras que melhorem o desempenho e o conforto dos atletas.
- Aumento da visibilidade da marca: A Fórmula 1 é um dos esportes mais populares do mundo, com milhões de fãs em todos os continentes. Essa parceria permitirá que a Adidas alcance um público ainda maior e fortaleça sua imagem como marca de alta performance.
- Novas oportunidades de negócios: A parceria deve gerar uma série de produtos co-branded, como roupas, calçados e acessórios, que serão vendidos para os fãs da Fórmula 1 e da Adidas. Essa linha de produtos pode se tornar um grande sucesso comercial.
- Fortalecimento da imagem da Mercedes: A parceria com a Adidas demonstra o compromisso da Mercedes com a inovação e o desempenho, valores que estão alinhados com a marca alemã.
O que esperar dessa parceria?
- Coleções exclusivas: A Adidas e a Mercedes devem lançar coleções exclusivas de roupas e acessórios, com designs modernos e inspirados no mundo da Fórmula 1.
- Tecnologias inovadoras: É provável que vejamos a aplicação de tecnologias como o AEROREADY, da Adidas, que ajuda a manter os atletas secos e confortáveis, e outros materiais de alta performance.
- Aumento da interação com os fãs: As duas marcas devem criar campanhas de marketing e experiências interativas para os fãs, como eventos exclusivos e concursos.
Conclusão
A parceria entre a Adidas e a Mercedes na Fórmula 1 é uma jogada estratégica que promete trazer benefícios para ambas as marcas e para os fãs do esporte.
Essa união representa uma nova era para a Fórmula 1, onde a moda e a tecnologia se unem para criar experiências únicas.
Pop Rock
Um drama irônico da cena de NY nos anos 60.
Publicado
9 horas agoon
9 de janeiro de 2025Por
Urbana FMUm drama irônico da cena de NY nos anos 60.
Passado a limpo + 9 de janeiro de 1995.
Há 29 anos era relançado o”1963″ é um single do New Order.
Foi originalmente lançado como lado B do “True Faith” em 1987 e apareceu na compilação Substance do mesmo ano.
Depois foi lançado como single em um mix de rádio de Arthur Baker.
O produtor Stephen Hague referiu-se à música como “a única música sobre violência doméstica que você pode dançar”.
O enredo é em cima do assassinato do John Kennedy – (1963) – supostamente era para acertar na esposa do John para ele ficar com a Marylin Monroe.
O drama de novela segue, Marylin Monroe se suicida – Na realidade ela morre em um acidente de trânsito um ano antes do assassinato.
O matador de aluguel era o alvo – Mais tarde ele é assassinado pelo seu chefe, por fazer uma coisa tão “ruim”.
“Mais tarde ele fecha a empresa e o trabalho de negócio de assassinos de aluguel foi à falência.”
Um drama irônico da cena de NY nos anos 60.
O vídeo para o lançamento do single, com o “95 Arthur Baker Radio remix”, foi dirigido por Gina Birche produzido pelo Michael H. Sahmberg.
No Clipe – ela está acordando em uma caixa no campo e caminhando para a cidade.
Ela interpreta a atriz cômica britânica Jene Horrocks – Atriz inglesa premiada com Bafas, Golden Globes, ela é formada pela Royal Shakespeare Company.
Ela é uma figura marcante na dramaturgia Londrina e hiper fã do Joy Division, tendo inclusive gravado uns covers há tempos atrás.
A mala de Jane fica maior a cada tomada da câmera, eventualmente crescendo até o tamanho da caixa da qual ela saiu inicialmente antes de subir para dentro.
O tema central da música é incrível, ela conta a história do jovem Johnny, um cara que volta para casa depois da guerra do Vietnã.
Pop Rock
“Ele pinta com o som – Está em um nível totalmente próprio”.
Publicado
10 horas agoon
9 de janeiro de 2025Por
Urbana FMEle pinta com o som – Está em um nível totalmente próprio”.
Mais um ícone do Rock’n’Roll cruza a barreira dos 81 anos.
Passado a limpo + 9 de janeiro de 1944.
Há 81 anos nascia o James Patrick Page.
Músico, produtor musical e compositor britânico que alcançou sucesso internacional como guitarrista da banda de rock Led Zeppelin.
Foi membro dos Yardbirds de 1966 até 1968, e posteriormente fundou o Led Zeppelin, em 1968, permanecendo até 1980.
Ele é considerado um dos maiores, influentes e versáteis guitarristas de todos os tempos.
Page foi, ao longo da sua carreira musical, músico de sessão e guitarrista dos Yardbirds, Led Zeppelin e The Firm.
Além disso, colaborou, como músico de sessão, com uma multidão de formações e autores musicais, incluindo The Rolling Stones, The Who, Queen, The Kinks, Eric Clapton e Jeff Beck.
Em 2005, foi premiado como membro da Ordem do Império Britânico por seu trabalho de caridade em ajuda às pessoas mais desfavorecidas do Brasil.
Jimmy Page na última listagem dos 100 melhores guitarristas, pela revista Rolling Stone, ocupa o nº 3 – sendo um dos mais influentes de todos os tempos, além de um dos mais importantes compositores do rock mundial.
A história de vida e do Led Zeppelin foi um sucesso comercial, pioneiro do hard rock e do heavy metal, inspiração para milhares de músicos.
O grupo esteve na ativa somente entre 1968 e 1980, período no qual gravaram oito discos de estúdio: Led Zeppelin (1969), Led Zeppelin II (1969), Led Zeppelin III (1970), Led Zeppelin IV (1971), Houses Of The Holy (1973), Physical Graffiti (1975), Presence (1976) e In Through The Out Door (1979).
A morte de John Bonham levou ao fim da banda.
Depois de um dia inteiro de música e bebedeira, o coração do baterista de 32 anos parou de bater. Em 4 de dezembro de 1980.
Isso foi um baque na vida e no futuro do Robert Plant – Jimmy Page e John Paul Jones – Eles emitiram uma declaração oficial confirmando o encerramento das atividades.
Últimas
Qual o melhor turno do dia para regar o Lírio da Paz
Saber o melhor turno do dia para regar o Lírio da Paz pode transformar o cuidado com essa planta, garantindo...
Uma união de gigantes – Adidas & Mercedes.
Uma união de gigantes – Adidas & Mercedes. A Adidas firmou uma parceria com a Mercedes – AMG Petronas...
Um drama irônico da cena de NY nos anos 60.
Um drama irônico da cena de NY nos anos 60. Passado a limpo + 9 de janeiro de 1995. Há...
“Ele pinta com o som – Está em um nível totalmente próprio”.
Ele pinta com o som – Está em um nível totalmente próprio”. Mais um ícone do Rock’n’Roll cruza a barreira...
O Van Halen dá um salto em 1984.
O Van Halen dá um salto em 1984. Passado a limpo + 9 de janeiro de 1984. Há 41 anos...
A série foi um marco na TV brasileira, com uma linguagem inovadora e ousada, que misturava aventura, esportes e referências à cultura pop.
A série foi um marco na TV brasileira, com uma linguagem inovadora e ousada, que misturava aventura, esportes e referências...
Nascia neste dia, 8 de janeiro de 1947 – David Bowie.
Nascia neste dia, 8 de janeiro de 1947 – David Bowie. Há 78 anos nascia David Bowie cantor, compositor,...
É frequentemente referido como “o Rei do Rock and Roll” ou simplesmente “o Rei”.
É frequentemente referido como “o Rei do Rock and Roll” ou simplesmente “o Rei”. Passado a limpo + 8 de...
Zuckerberg encerra checagem de fatos no Facebook e Instagram.
Zuckerberg encerra checagem de fatos no Facebook e Instagram. A Meta decidiu acabar com o seu sistema de verificação...
Curitiba é oficialmente a “Cidade Mais Rock and Roll do Brasil”.
Curitiba é oficialmente a “Cidade Mais Rock and Roll do Brasil”. Curitiba – Uma das mais bela e limpas Capitais...