Pop Rock
Com o patrocínio da Souza Cruz, surge em 1988 em SP e no Rio a primeira edição oficial do festival Hollywood Rock.
Publicado
3 dias agoon
Por
Urbana FM
Com o patrocínio da Souza Cruz, surge em 1988 em SP e no Rio a primeira edição oficial do festival Hollywood Rock.
Passado a Limpo + 6 de janeiro de 1988.
Há 37 anos acontecia a primeira edição oficial do extinto festival Hollywood Rock.
Foram 4 noites dos concertos em cada cidade.
Durante quatro noites de shows em São Paulo e no Rio de Janeiro bandas nacionais e internacionais esquentaram o Estádio do Morumbi e a Praça da Apoteose – (seção final do Sambódromo) no Rio de Janeiro.
O Supertramp, que encerrou o festival nas duas cidades, foi a grande estrela do evento.
Já o UB40, que abriu para Simple Minds, também obteve uma boa resposta do público.
A banda de reggae britânica distinguiu-se também por receber alguns convidados em sua apresentação, como o cantor Robert Palmer, a líder dos Pretenders Chrissie Hynde (que executou ao vivo seu famoso dueto com Ali Campbell do UB40 “I Got You Babe”) e Paralamas do Sucesso, que tinham tocado na mesma noite.
Outras atrações internacionais foram Pretenders, Simply Red e Duran Duran.
Também representando o Brasil nas quatro noites do evento (na edição seguinte o festival seria encurtado para três noites), se apresentaram Ira! – Titãs – Os Paralamas do Sucesso – Ultraje a Rigor – Lulu Santos e Marina Lima.
Valores das entradas:
Os ingressos para a edição paulista do Hollywood Rock foram vendidos a Cz$ 600, Cz$ 1.100 e Cz$ 1.500.
As Origens:
O festival foi liderado pelo Nelsinho -(Nelson Motta), que mais tarde cedeu os direitos do nome à Souza Cruz.
O segundo festival Hollywood Rock ocorreu de 25 a 27 de janeiro de 1990, nos mesmos locais da primeira edição.
Você pode gostar
Pop Rock
A série foi um marco na TV brasileira, com uma linguagem inovadora e ousada, que misturava aventura, esportes e referências à cultura pop.
Publicado
10 horas agoon
9 de janeiro de 2025Por
Urbana FMA série foi um marco na TV brasileira, com uma linguagem inovadora e ousada, que misturava aventura, esportes e referências à cultura pop.
No Café Rock Brasil – Armação Ilimitada – 1985
Com o fim do militarismo e da censura televisiva na década de 1980, atrações chegaram às telinhas com a premissa de maior liberdade nos costumes.
Dentre elas, o seriado “Armação Ilimitada”, exibido pela TV Globo entre 1985 e 1988.
Voltado ao público adolescente e jovem, o seriado era exibido nas noites de sexta-feira.
Protagonizada por Kadu Moliterno, André de Biase e Andréa Beltrão, a série foi considerada ousada por contar a história de um trisal.
Na narrativa, os amigos Juba e Lula dividiam oficialmente, e sem problemas, a mesma namorada, fazendo alusão ao filme francês “Jules et Jim”, de François Truffaut.
O trio chegou a adotar uma criança.
Além da mesma namorada, os jovens amigos também dividiam uma pequena empresa de prestação de serviços, a Armação Ilimitada, na Zona Sul do Rio. Dentre as atividades a que se dedicavam, estavam: mergulho, pilotagem, competições esportivas e dublagem de filmes.
Faixas
1 | Tema de Armação Ilimitada ( Ari Mendes / Alexandre Agra ) Intérprete(s): Ari Mendes |
|
2 | Que País É Esse? ( Renato Russo ) Intérprete(s): Legião Urbana |
|
3 | Quadrinhos ( Humberto Effe / Pequinho ) Intérprete(s): Picassos Falsos |
|
4 | Terceiro ( Roger Moreira ) Intérprete(s): Ultraje A Rigor |
|
5 | Andar no Céu ( Evandro Mesquita / Celso Fonseca / Chacal ) Intérprete(s): Evandro Mesquita |
|
6 | Os Olhos de Zelda Scott ( Joe / Tavinho Paes ) Intérprete(s): Joe |
|
7 | Gatinha Manhosa ( Roberto Carlos / Erasmo Carlos ) Intérprete(s): Léo Jaime |
|
8 | Infinita Highway ( Humberto Gessinger ) Intérprete(s): Engenheiros do Hawaii |
|
9 | Prova ( Fê Lemos / Flávio Lemos / Loro Jones / Bozzo Barretti / Dinho Ouro Preto ) Intérprete(s): Capital Inicial |
|
10 | Pros Que Estão Em Casa ( Flávio Murrah / Rômulo Portela ) Intérprete(s): Hojerizah |
|
11 | Quimeras ( Freddy Haiat / Guilherme Isnard / Rick Villas-Boas / Malcom Oakley / Eduardo Amarante ) Intérprete(s): Zero |
|
12 | Chuva de Mel ( Fred Nascimento / Alexandre Agra ) Intérprete(s): Rosa Púrpura |
JUBA (Kadu Moliterno) – Melhor amigo de Lula (André de Biasi) e o mais prudente entre os dois. Ex-estudante de Direito, vive um conflito interno e com a família pelo fato de nunca ter se formado advogado, como queria seu pai. Assim como Lula, é apaixonado por Zelda e gosta de Bacana como se fosse um pai.
LULA (André de Biasi) – O mais aventureiro e inconsequente da dupla, Lula é quem geralmente cai em ciladas ou coloca o grupo em apuros. Assim como Juba, é apaixonado por Zelda e gosta de Bacana como se fosse um pai. Mora com eles num galpão adaptado como loft. É Lula quem dá o apelido a Bacana, logo no primeiro episódio.
ZELDA SCOTT (Andréa Beltrão) – Zelda – ou Zel, para os íntimos – é jornalista, feminista, idealista e intelectual, que já foi hippie, situacionista, punk, gótica e agora tenta ser uma mulher “moderna” dos anos 80, depois de voltar para o Brasil após uma temporada em Londres, onde acompanhou o exílio de seu Pai (Paulo José) de 1969 a 1983. Por isso mesmo, nem tenta se decidir por Juba (Kadu Moliterno) ou Lula (André de Biasi), já que é igualmente apaixonada por ambos e não vê problema em manter um relacionamento a três. Trabalha como repórter do jornal Correio do Crepúsculo, onde seu autoritário Chefe (Francisco Milani) a incumbe com pautas mirabolantes e quase sempre interesseiras. No início da série, mora sozinha, até que seu prédio desaba e ela vai viver com os heróis no mesmo galpão. Sua melhor amiga é Ronalda Cristina (Catarina Abdala) e, quando esta vira mãe, Zelda se torna madrinha – e inspiradora do nome – da pequena Zelda Cristina.
BACANA (Jonas Torres) – Menino órfão, foi criado no Circo Cristal, pertencente a seus pais (Cláudia Gimenez e Jorge Fernando), que morrem num dos primeiros episódios. Bacana é amante do surfe e do futebol, mas também do videogame e quadrinhos, que é adotado por Juba (Kadu Moliterno) e Lula (André de Biasi). Esperto, desconfiado e amante de histórias de fantasia e ficção científica, Bacana “alimenta” os episódios com os conhecimentos que tira dos livros e revistas. É autor de frases e pensamentos precoces para sua idade (entre 8 e 11 anos), como o bordão “Ai, meu saquinho!”.
RONALDA CRISTINA (Catarina Abdala) – Melhor amiga de Zelda (Andréa Beltrão). É ela quem dá dicas e fala “verdades na cara” da jornalista. Ronalda segue as tendências do momento (na moda, música, comportamento) e, como está acima do peso, vive fazendo dietas exóticas para emagrecer. Na terceira temporada, engravida e vira mãe de Zelda Cristina, batizada em homenagem à madrinha e à mãe, respectivamente.
CHEFE (Francisco Milani) – O personagem não tem um nome, apenas o cargo: é o editor-chefe do jornal sensacionalista Correio do Crepúsculo. Tem discussões calorosas e cômicas com Zelda (Andréa Beltrão), sua repórter contestatária, que incluem inúmeras metáforas e expressões idiomáticas visualizadas ao pé da letra – como “pisar em ovos” e “rasgar seda”.
BLACK BOY (Nara Gil) – É a narradora dos episódios, aparecendo fora da narrativa, apenas fechada num estúdio de rádio, com o rosto em contra-luz. Seu papel de “corifeu” é semelhante ao da DJ negra do filme norte-americano Os Selvagens da Noite (The Warriors, 1979), que retrata uma batalha de gangues numa Nova York distópica.
PAI (Paulo José) – Pai de Zelda (Andréa Beltrão), também jornalista, foi um exilado político de 1969 a 1983, durante o regime militar. Depois aparece como antropólogo indigenista.
NICO (Caio Junqueira) – Melhor amigo de Bacana (Jonas Torres). Nas primeiras aparições, é um menino de rua. Depois, aparece com uma família.
Pop Rock
Nascia neste dia, 8 de janeiro de 1947 – David Bowie.
Publicado
17 horas agoon
8 de janeiro de 2025Por
Urbana FMNascia neste dia, 8 de janeiro de 1947 – David Bowie.
Há 78 anos nascia David Bowie cantor, compositor, ator e produtor musical britânico.
Por vezes referido como “Camaleão do Rock” pela capacidade de sempre renovar sua imagem, tem sido uma importante figura na música popular há cinco décadas e é considerado um dos músicos populares mais inovadores e ainda influentes de todos os tempos, sobretudo por seu trabalho nas décadas de 1970 e 1980, além de ser distinguido por um vocal característico e pela profundidade intelectual de sua obra.
David Bowie Cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical, pintor e ator inglês. Seu primeiro single no Top 40 do Reino Unido foi ‘Space Oddity’ de 1969, que se tornou o número 1 do Reino Unido em 1975, além de mais de 50 outros sucessos do Top 40 do Reino Unido, incluindo cinco números 1.
David Bowie também marcou dois singles número 1 nos EUA, ‘Fame’ de 1975 e ‘Let’s Dance’ de 1983.
Sua música e encenação influenciaram significativamente a música popular e, durante sua vida, suas vendas de discos, estimadas em 140 milhões em todo o mundo, fizeram dele um dos artistas musicais mais vendidos do mundo.
Em meio às suas andanças musicais no final dos anos 60, o jovem Bowie experimentou mídia mista, cinema, mímica, budismo tibetano, atuação e amor. Um primeiro álbum de rock, originalmente intitulado David Bowie e posteriormente renomeado Man of Words, Man of Music e novamente como Space Oddity, prestou homenagem às influências caleidoscópicas da cena artística de Londres, ao mesmo tempo em que sugeria um talento de composição que estava prestes a produzir alguns dos melhores e mais distintos trabalhos do rock n roll — mesmo que o resto do mundo levasse alguns anos para alcançá-lo.
“Sua melhor obra-prima antipop desde os anos setenta.
A mais gratificante versão de Bowie do charme pop da lenda do glam desde Low, de 1977.
É tão estranho e tão bom.”— Revista Rolling Stone.
Pop Rock
É frequentemente referido como “o Rei do Rock and Roll” ou simplesmente “o Rei”.
Publicado
1 dia agoon
8 de janeiro de 2025Por
Urbana FMÉ frequentemente referido como “o Rei do Rock and Roll” ou simplesmente “o Rei”.
Passado a limpo + 8 de janeiro de 1935.
Há 90 anos nascia Elvis Presley, o Rei do Rock
Elvis foi um dos cantores americanos mais populares do século XX, considerado como um ícone cultural e amplamente conhecido sob seu primeiro nome, Elvis.
No em 1954, começou sua carreira artística quando Sam Phillips, dono da Sun Records, viu nele como expandir a música afro-americana. Acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore e pelo contrabaixista Bill Black, foi um dos criadores do rockabilly, um estilo de tempo rápido impulsionado por um ritmo constante que consiste em uma fusão de música country e rhythm and blues.
Suas interpretações cheias de energia, principalmente de canções afro-americanas e seu estilo desinibido tornaram-no extremamente popular e controverso.
Meses depois, em novembro desse mesmo ano, realizou sua estreia cinematográfica com o filme Love Me Tender.
Ele promoveu uma verdadeira revolução cultural nos anos 50.
E com certeza é uma das figuras mais revolucionárias do Século XX.
Elvis Presley faleceu em 16 de agosto de 1977 em Memphis aos 42 anos, devido a um enfarte agudo do miocárdio.
Ele foi foi uma das figuras mais icônicas e influentes do século XX, conhecido mundialmente como o “Rei do Rock and Roll”. Sua música, estilo e presença de palco revolucionaram a cultura popular e continuam a inspirar artistas até hoje.
Elvis Presley – Nascido para a Fama:
- Ascensão à Fama: Na década de 1950, Elvis ascendeu rapidamente ao estrelato com seu som único, que combinava elementos de diversos gêneros musicais. Suas performances energéticas e movimentos de palco ousados chocaram e encantaram o público, especialmente os jovens.
- Sucessos Musicais: Elvis acumulou inúmeros sucessos ao longo de sua carreira, incluindo “Hound Dog”, “Love Me Tender”, “Jailhouse Rock”, “Can’t Help Falling in Love” e muitos outros. Suas músicas alcançaram o topo das paradas e se tornaram clássicos atemporais.
- Impacto Cultural: Elvis Presley transcendeu a música e se tornou um ícone cultural. Sua influência na moda, no comportamento e na atitude dos jovens foi profunda. Ele quebrou barreiras raciais na música e ajudou a popularizar o rock and roll em todo o mundo.
- Carreira no Cinema: Além da música, Elvis também teve uma carreira de sucesso no cinema, estrelando mais de 30 filmes, muitos deles musicais.
Últimas
A série foi um marco na TV brasileira, com uma linguagem inovadora e ousada, que misturava aventura, esportes e referências à cultura pop.
A série foi um marco na TV brasileira, com uma linguagem inovadora e ousada, que misturava aventura, esportes e referências...
Nascia neste dia, 8 de janeiro de 1947 – David Bowie.
Nascia neste dia, 8 de janeiro de 1947 – David Bowie. Há 78 anos nascia David Bowie cantor, compositor,...
É frequentemente referido como “o Rei do Rock and Roll” ou simplesmente “o Rei”.
É frequentemente referido como “o Rei do Rock and Roll” ou simplesmente “o Rei”. Passado a limpo + 8 de...
Zuckerberg encerra checagem de fatos no Facebook e Instagram.
Zuckerberg encerra checagem de fatos no Facebook e Instagram. A Meta decidiu acabar com o seu sistema de verificação...
Curitiba é oficialmente a “Cidade Mais Rock and Roll do Brasil”.
Curitiba é oficialmente a “Cidade Mais Rock and Roll do Brasil”. Curitiba – Uma das mais bela e limpas Capitais...
Globo de Ouro 2025 – Fernanda Torres leva estatueta de ‘Melhor Atriz em Filme de Drama’ por ‘Ainda Estou Aqui’.
Globo de Ouro 2025 – Fernanda Torres leva estátua de ‘Melhor Atriz em Filmes de Drama’ por ‘Ainda Estou...
“Go Your Own Way” – Fleetwood Mac e ”Frampton Comes Alive! ”
“Go Your Own Way” – Fleetwood Mac e ”Frampton Comes Alive! ” Passado a limpo + 6 de janeiro de...
Com o patrocínio da Souza Cruz, surge em 1988 em SP e no Rio a primeira edição oficial do festival Hollywood Rock.
Com o patrocínio da Souza Cruz, surge em 1988 em SP e no Rio a primeira edição oficial do...
Globo de Ouro 2025 – “Ainda Estou Aqui” perde prêmio para “Emilia Pérez”.
Globo de Ouro 2025 – “Ainda Estou Aqui” perde prêmio para “Emilia Pérez”. Filme vencedor foi o de maior destaque...
Mercado de trabalho para o público 50+.
Mercado de trabalho para o público 50+. O mercado de trabalho para o público 50+ no Brasil apresenta um...