Pop Rock
Café é um aliado do coração e contra o diabetes, afirma estudo.
Publicado
5 meses agoon
Por
Urbana FMCafé é um aliado do coração e contra o diabetes, afirma estudo.
Nova pesquisa associa o consumo moderado com a redução do risco de males cardiovasculares e de diabetes tipo 2.
A cafeína é conhecida como a culpada pela associação entre o consumo excessivo de café e a maior propensão a problemas como insônia e até mesmo o aumento da pressão arterial. Entretanto, como a bebida não se resume à cafeína e, sim, a uma soma de compostos protetores, a literatura científica coleciona evidências sobre seus benefícios. Uma recente revisão, publicada no periódico GeroScience, relaciona a ingestão do café com a redução do risco de males cardiovasculares, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica – distúrbio marcado pelo acúmulo de gordura abdominal, hipertensão, além de taxas elevadas de glicose e de alterações nos níveis de colesterol.
Doenças renais também são destaques no artigo.
Para estabelecer as associações, os pesquisadores se debruçaram em 284 estudos. “O trabalho traz várias evidências de que o cafezinho faz bem para a saúde, mas, ainda assim, vale frisar que mais pesquisas são necessárias”, avalia o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital Israelita Albert Einstein.
O especialista chama a atenção para as diferentes versões de grãos e as distinções na forma de preparo e mesmo para a quantidade e maneira como a bebida é ingerida. “Os indícios referem-se ao consumo moderado”, comenta o nutrólogo.
Recomenda-se ainda não ultrapassar a marca de 400 mg de cafeína por dia. Em média, uma xícara (150 ml) de café coado contém 100 mg da substância. Já o tipo expresso tende a apresentar 150 mg da substância estimulante em 75 ml, que é a quantidade que se costuma beber por xícara nessa versão. Exageros, especialmente, no período da tarde, podem atrapalhar o sono. Isso porque a cafeína interfere com neurotransmissores – mensageiros químicos responsáveis pela comunicação entre os neurônios – envolvidos com o aumento da disposição e redução da sensação de fadiga.
Fórmula protetora:
Além dessa função estimulante, há indícios de que a cafeína oferece proteção cardiovascular. A substância faz parte da família das xantinas e apresenta ação antioxidante e anti-inflamatória, feitos que ajudam a resguardar o endotélio – tapete celular que recobre os vasos. Mas outros componentes da bebida são mencionados no novo estudo pelos mesmos benefícios. É o caso dos polifenóis, com destaque para o ácido clorogênico, que combate o estresse oxidativo e blinda as artérias.
Demais componentes do grupo, como enterodiol e enterolactona, também são citados no trabalho, mas pelo potencial na modulação dos níveis de glicose no sangue. O que ajuda a explicar o elo com a redução do risco de diabetes tipo 2. O café oferta ainda sais minerais, caso do potássio e do magnésio, além da niacina, uma vitamina do complexo B. Esse trio de micronutrientes se mostra aliado da saúde cardiovascular.
Formas de consumo:
Toda essa riqueza costuma se manter nas diferentes maneiras de preparo, mas o tipo expresso – que é obtido a partir de alta pressão por meio de uma máquina específica – tende a concentrar mais dos compostos. Já o coado, em filtro de papel ou coador de pano, tem uma vantagem. É que, nesse tipo de preparação, a filtragem retém moléculas gordurosas presentes nos grãos, caso do cafestol, que podem elevar os níveis de colesterol.
A maneira de adoçar pode comprometer as benesses da bebida. Para alguns apreciadores, que conhecem todas as sutilezas de sabor, o certo é tomar o café puro. Para quem não tem o paladar treinado, o açúcar pode ser um parceiro, desde que com moderação.
“Pacientes com diabetes devem redobrar a atenção”, ressalta o médico.
O ideal é seguir as orientações do profissional de saúde que faz o acompanhamento. Cukier lembra ainda que cada grama de açúcar oferece quatro calorias, daí que extrapolar nas colheradas acaba contribuindo para o ganho de peso. “Os adoçantes artificiais podem ser utilizados, eventualmente, mas sem exagero”, sugere o médico.
Fonte: Agência Brasil.
Você pode gostar
Pop Rock
6 de maio – Passado a limpo – The Cure – EMF – Os Paralamas
Publicado
12 horas agoon
6 de maio de 2025Por
Amann Oficial
6 de maio de 1986.
Hoje era lançado o álbum da banda The Cure o ”Standing on a Beach-Staring at the Sea – The Singles”.
É o terceiro na sua trajetória de compilações.
O LP contém uma compilação de todos os singles da banda desde a sua formação até 1985.
Existem três versões deste álbum.
A versão em LP é a mais simples das três.
A versão CD inclui quatro singles não incluídos no LP (10:15 Saturday Night), Play for Today, Other Voices e A Night Like This).
A versão cassete inclui 12 “Side B” que não entraram no LP original.
6 de maio de 1991
Hoje era lançado o “Schubert Dip” é o primeiro álbum de estúdio da banda EMF.
Ele Inclui as músicas: “Children”, “Unbelievable” e “Lies”.
6 de maio de1 996.
Há 29 anos o duo ingles Everything but the Girl lançavam o seu 9º álbum de estúdio o “Walking Wounded” pela Atlantic Records nos Estados Unidos e Virgin Records na Europa.
O álbum viu o grupo adotar um estilo mais eletrônico e baseado no dance , seguindo o sucesso da versão remixada de ” Missing ” de seu álbum anterior, Amplified Heart .
Quatro faixas do álbum foram lançadas como singles, incluindo “Walking Wounded” influenciada pelo drum and bass e ” Wrong “, influenciada pela house music, o single chegou ao Top 10 hits no UK Singles Chart.
Maio e junho de 1991
Há 31 anos começavam as gravações do Os Grãos é o sexto álbum de estúdio dos Paralamas do Sucesso, lançado em 20 de setembro 1991.
Com a Produção do Liminha e do Carlos Savalla.
O álbum estourou na Argentina, já que há uma versão do Argentino Fito Paez o Track Track com a participação da Fernadinha Abreu nos backing e ficou entre as mais tocadas do ano do FM No Brasil, além do clássico “Tendo a Lua”
Track-Track, é uma espécie de “carta”, que denota um estado de ansiedade, insegurança e desamparo. Enumera lembranças e imagens da vida do personagem, e faz uma cítica a mídia
6 de maio de 1991.
Há 34 anos, o R.E.M. lançava o single ‘Shiny Happy People’, do álbum ‘Out of Time’.
A música tem como participação especial no backing vocal a cantora Kate Pierson, da banda The B-52’s que também apareceu no videoclipe da música.
A música ficou em 10º lugar no Top 100 dos Estados Unidos. No Reino Unido, a música ficou em 6º lugar nas paradas.
A música foi gravada no outono de 1990, sendo lançada em maio de 1991 no Reino Unido e nos Estados Unidos, em setembro de 1991.
6 de maio de 1984.
Há 41 anos o Mick Jagger e o Michael Jackson gravavam o single “State of Choque” como o primeiro single do disco Victory dos Jacksons 5
O single chegou ao Nº 5 na parada norte-americana.
Uma curiosidade do single é que a primeira opção para cantar o dueto era do Freddie Mercury do Queen.
“State of Shock” foi o maior sucesso do álbum Victory dos Jacksons , alcançando o Nº 3 na
Notícias
Parintins – Brahma lança latas personalizadas para o Festival de 2025
Publicado
12 horas agoon
6 de maio de 2025Por
Urbana FMA Brahma lançou as latas personalizadas para o Festival de Parintins 2025 em um evento realizado na Cervejaria da Amazônia, em Manaus, no dia 5 de maio de 2025.
Pelo segundo ano consecutivo, a marca celebra a grandiosa festa com embalagens exclusivas que homenageiam os bois Caprichoso e Garantido. A novidade deste ano é que o design das latas, criado pelo artista parintinense Ronan Marinho, destaca as “galeras”, as torcidas apaixonadas que animam o festival nas arquibancadas.
Essa homenagem inédita aos torcedores reflete a importância da participação popular na festa, reconhecendo o papel fundamental das galeras na energia e beleza do espetáculo.
Mais do que apoiar, Brahma torce, vibra e vive o Festival de Parintins junto com o público.
Em 2024, a marca surpreendeu ao premiar o boi campeão com um caminhão de cerveja, um brinde coletivo que entrou para a história. Este ano, a ação está de volta e ainda mais grandiosa, prometendo elevar a celebração da vitória a outro nível.
Além de símbolo de memória afetiva, as latas comemorativas representam também a valorização da economia e da arte local. O festival movimenta mais de 120 mil turistas e gera cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos, com impacto direto na vida de milhares de famílias da região.
Além das latas especiais, a Brahma manterá a tradição de premiar o boi campeão com um caminhão de cerveja, celebrando a vitória junto com a galera.
A parceria de mais de duas décadas entre a Brahma e o Festival de Parintins se fortalece, reafirmando o compromisso da marca com a cultura e as tradições do Norte do Brasil.
Pop Rock
The Cure – Kiss Me, Kiss Me, Kiss Me – Disco Duplo em Vinil – (1987)
Publicado
2 dias agoon
5 de maio de 2025Por
Urbana FM05 de maio de 1987.
Há 38 anos era lançado o álbum Kiss Me, Kiss Me.
É o sétimo disco de estúdio da banda inglesa The Cure, pela gravadora Fiction Records.
Foi produzido por Dave Allen e pelo Robert Smith e lançado no mercado inicialmente em formato de disco duplo vinil.
Lançado como álbum duplo, mas pensado para caber somente num CD e cassette, Kiss Me, Kiss Me, Kiss Me permite-nos assim revisitar o passado mais gótico da banda, de lamento puro e duro a abrir (“The Kiss”) e a fechar o álbum (“Fight”), há êxitos pop ultra-dançáveis (“Why Can’t I Be You?”, “Hey You”, “Just Like Heaven” – o maior êxito da banda em termos de top de singles), há simples melodias de desamor (a deliciosa “Catch”) e uma antevisão do que viria a seguir com Disintegration, um lado mais shoegaze (“If Only Tonight We Could Sleep”).
Foi também um grande sucesso internacional, assim como seu antecessor, The Head on the Door, alcançando o top 10 em vários países.
Em 2000, o álbum foi votado como 256 no All Time Top 1000 Albums de Colin Larkin.
The Cure – Kiss Me, Kiss Me, Kiss Me foi o sétimo álbum gravado pelo The Cure e lançado no ano de 1987.
Em 2006, o álbum foi re-lançado em uma edição deluxe contendo um disco com as mesmas canções da primeira versão lançada e um outro trazendo essas mesmas canções em versões demo e ao vivo.
|
Últimas
Plano de devolução de descontos deve sair até a próxima semana, diz presidente do INSS
Plano de devolução – “Pela pressa e pela agilidade que o presidente da República nos deu, creio que todo o...
6 de maio – Passado a limpo – The Cure – EMF – Os Paralamas
6 de maio de 1986. Hoje era lançado o álbum da banda The Cure o ”Standing on a Beach-Staring...
Parintins – Brahma lança latas personalizadas para o Festival de 2025
A Brahma lançou as latas personalizadas para o Festival de Parintins 2025 em um evento realizado na Cervejaria da Amazônia,...
The Cure – Kiss Me, Kiss Me, Kiss Me – Disco Duplo em Vinil – (1987)
05 de maio de 1987. Há 38 anos era lançado o álbum Kiss Me, Kiss Me. É o sétimo disco...
Conheça as obras vencedoras de cada região do Conselho Comunitário
Confira o resultado da participação da nossa comunidade no Conselho Comunitário em Campo Bom. A população votou e definiu as...
Consumidores planejam gastar R$ 250 em presentes para o Dia das Mães, aponta pesquisa em São Paulo
Dia das Mães – Segunda data mais importante no calendário de vendas do varejo, a data deve mobilizar cerca de...
4 de maio – Passado a Limpo – Duran Duran – Echo Pós Punk – The Cure mais Pesado
4 de maio de 1982 Há 43 anos, o Duran Duran lançava o single ‘Hungry Like The Wolf’. Escrita pelos...
Lulu E Herbert Vianna – Parabéns ao Café Rock Brasil
Lulu Santos – 4 de maio de 1953 Lulu Santos completa 72 anos. Cantor, compositor, produtor musical e multi-instrumentista....
Lady Gaga – A expectativa é que o evento, que faz parte do projeto “Todo Mundo no Rio”, atinja 1,6 milhão de pessoas e movimenta R$ 600 milhões.
Lady Gaga retornará em grande estilo aos palcos brasileiros, neste próximo sábado (3), com um show gratuito na Praia...
03 de maio – Histórias do Passado a Limpo – New Order – Living Colours – When In Rome
3 de maio de 1988. Hoje era lançado o “When in Rome” é o primeiro álbum de estúdio do trio...