Notícias
Eleições 2024 – Segurança para os locais de votação no primeiro turno.
Publicado
2 meses agoon
Por
Urbana FMO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (24) o envio de militares federais para realizar a segurança de locais de votação no primeiro turno das eleições municipais, que será realizado no dia 6 de outubro.
Por unanimidade, os ministros aprovaram um pacote de 53 processos para garantir o envio de soldados das Forças Armadas para municípios dos estados de Tocantins, Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará, Maranhão, Acre, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Durante a sessão, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, destacou que a requisição de forças federais é um procedimento comum que ocorre em todas as eleições.
“Os governadores comunicam aos tribunais regionais eleitorais (TREs) que eles precisam de forças federais para garantir a votação e a apuração”, ressaltou a ministra.
O envio de tropas federais ocorre quando um município informa à Justiça Eleitoral que não tem capacidade de garantir a normalidade do pleito com o efetivo policial local.
Em todo o Brasil, 103 municípios, de um total de 5.569 cidades que participarão das eleições municipais deste ano, poderão ter o segundo turno de votações para prefeitura, caso nenhum candidato tenha sido eleito para o cargo por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição.
O primeiro turno da eleição municipal, que terá votação para os cargos de prefeito e vice-prefeito, além de vereadores, está marcado para o próximo dia 6 de outubro.
A Constituição Federal e a Resolução TSE 23.734/2024 determinam que somente os municípios com mais de 200 mil eleitores aptos a votar poderão ter o segundo turno para o cargo do poder executivo local.
Desta forma, nos municípios com menos de 200 mil pessoas aptas a votar, serão eleitos ao cargo de prefeito aqueles que obtiverem a maior quantidade de votos válidos no 1º turno, no dia 6 de outubro. Nos municípios onde houver segundo turno, os eleitores poderão ir novamente às urnas no último domingo de outubro, dia 27, conforme o resultado das votações em primeiro turno.
Com exceção do Distrito Federal, as demais 26 capitais brasileiras têm a possibilidade de realização do segundo turno.
Distrito Federal
Apesar do Distrito Federal ter, em 2022, a população de mais de 2,81 milhões de habitantes, não há eleições municipais na capital federal. A Constituição Federal de 1988, no artigo 32 (capítulo V), que trata da organização política e administrativa do Distrito Federal, proibiu a divisão dele em municípios. Por isso, o DF tem uma estrutura política diferente das demais unidades federativas do país, com um governador e uma câmara legislativa, formada por 24 deputados distritais. A Constituição Federal atribui ao Distrito Federal as competências legislativas reservadas aos estados e municípios.
Eleitores
De acordo com o TSE, as 103 cidades que poderão ter segundo turno somam juntas 60,5 milhões de eleitores, o que equivale a 38,8% do eleitorado nacional. O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano. São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) são os três municípios com o maior número de votantes, com 9,3 milhões, 5 milhões e 1,9 milhão de pessoas, respectivamente.
Já Parauapebas (PA), Imperatriz (MA) e Magé (RJ) são as localidades com os menores números de eleitores que poderão ir para a segunda etapa do pleito. Respectivamente, totalizam 200,7 mil, 201 mil e 201,6 mil eleitores.
Considerando-se os estados brasileiros, São Paulo lidera o ranking com 30 localidades com mais de 200 mil de eleitores aptos. Em seguida, aparecem na lista as seguintes unidades da federação: Rio de Janeiro, com 11 municípios, e Minas Gerais, com oito cidades.
Nos últimos quatro anos, nove cidades alcançaram o eleitorado com 200 mil pessoas ou mais. São elas: Camaçari (BA), Imperatriz (MA), Parauapebas (PA), Foz do Iguaçu (PR), São José dos Pinhais (PR), Magé (RJ), Embu das Artes (SP), Sumaré (SP) e Palmas (TO).
Por outro lado, o eleitorado diminuiu e ficou abaixo de 200 mil votantes nas cidades de Governador Valadares (MG), que de 213 mil eleitores, em 2020, reduziu para 198 mil, em 2024.
Ao todo, o Brasil tem mais de 155,91 milhões de eleitores cadastrados a votar nas eleições municipais de 2024.
Você pode gostar
Pop Rock
Novo radar mede velocidade por trecho – Alerta aos motoristas: Não adianta frear antes.
Publicado
20 horas agoon
24 de novembro de 2024Por
Urbana FMNovo radar mede velocidade por trecho – Alerta aos motoristas: Não adianta frear antes.
Enquanto o radar fixo registra a velocidade em que o usuário passa, novos equipamentos calculam a velocidade média entre dois pontos.
Comuns em países como a Itália, por exemplo, os radares por velocidade média ainda são raridade no Brasil.
A implementação, no entanto, vem acontecendo de forma gradativa e experimental. Nesse sentido, mais um trecho adotou tal tecnologia.
Desde a manhã desta segunda-feira (14), o monitoramento da BR-050, em Uberaba (MG) conta com dois novos equipamentos instalados nos quilômetros 171 e 182 da via. Com 11 km de extensão, a velocidade média é de 80 km/h.
A princípio, a rodovia é a primeira concessão federal a contar com esse tipo de radar.
De acordo com a concessionária Eco050, responsável pelo trecho, a fiscalização acontece, por ora, em caráter experimental.
No entanto, essa experiência serve para conscientizar os motoristas.
Assim, quem desrespeitar, não recebe multa – por enquanto.
Como funcionam?
O sistema de radares de velocidade média funciona de forma diferente dos equipamentos fixos. Ou seja, ao invés de ficarem instalados em um ponto e registrarem a velocidade que o veículo passa pelo radar, a tecnologia calcula a velocidade média entre dois pontos específicos.
Por exemplo, quem está acostumado a dirigir acima da velocidade e frear em cima do radar para não ser pego, pode começar a mudar os hábitos. Afinal, os novos radares registram o tempo que o motorista levou para percorrer determinado trecho e calculam a velocidade média do deslocamento. Ou seja, se o condutor completou a distância entre os dois radares em um tempo inferior ao mínimo estipulado, significa que abusou do pedal da direita e, assim, é dedurado pelo equipamento.
De acordo com informações, os radares inteligentes têm contribuído para a diminuição dos casos de mortes por acidente de trânsito em até 50% –
A grande realidade é que, se voce é um motorista que costuma frear em cima de uma radar, precisa saber que em novos radares, não fará nenhuma diferença fazer isso.
O fato é que, a nova tecnológia usada em radares que estão sendo espalhados no Brasil, torna os mesmos capazes de examinar com exatidão a velocidade do veículo antes e após o aparelho, segundo o Jornal do Carro.
Pop Rock
WhatsApp agora transforma áudios em texto!
Publicado
3 dias agoon
22 de novembro de 2024Por
Urbana FMO WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (21) o lançamento de uma ferramenta de transcrição que converte mensagens de áudio em texto.
De acordo com a Meta, controladora do aplicativo, o recurso será disponibilizado gradualmente aos usuários e os conteúdos permanecerão criptografados de ponta a ponta.
O WhatsApp acaba de lançar uma novidade muito aguardada: a transcrição de mensagens de áudio em texto! ️
Agora, você pode ler as mensagens de voz ao invés de ouvi-las, facilitando a vida em diversas situações, como:
- Em ambientes ruidosos: Se estiver em um lugar com muito barulho, você pode ler a mensagem com tranquilidade.
- Quando não puder ouvir: Se estiver em uma reunião, dirigindo ou em um lugar silencioso, a transcrição é ideal.
- Para quem tem dificuldade de ouvir: Essa função é uma ótima opção para pessoas com deficiência auditiva.
Como ativar a transcrição?
É muito simples! Basta seguir estes passos:
- Abra as configurações do WhatsApp: Clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela.
- Acesse “Conversas”.
- Ative a opção “Transcrições de mensagens de voz”.
- Escolha o idioma desejado.
Prontinho! Agora você já pode aproveitar essa nova funcionalidade. Ao receber um áudio, basta pressioná-lo e selecionar a opção “Transcrever”. O texto aparecerá logo abaixo da mensagem de voz.
Importante:
- Atualmente, a transcrição está disponível em alguns idiomas, como português, inglês, espanhol e russo.
- A qualidade da transcrição pode variar dependendo da qualidade do áudio e do idioma.
- Para ativar a transcrição, basta acessar a aba de “Configurações”, entrar em “Conversas”, clicar em “Transcrições de mensagens de voz” e escolher o idioma.
- O passo seguinte é pressionar a mensagem de voz e selecionar a opção “transcrever”.
Pop Rock
Sextou – Semana de quatro dias faz sucesso entre empresas de Portugal.
Publicado
1 semana agoon
17 de novembro de 2024Por
Urbana FMSextou – Semana de quatro dias faz sucesso entre empresas de Portugal.
A semana de quatro dias é uma redução da jornada de trabalho convencional de 44 horas para 32 horas semanais, ou seja, trabalhar quatro dias e folgar três.
Projeto-piloto resultou em maior satisfação de trabalhadores, sem queda na produtividade, mas o nó está na reorganização, afirmam participantes.
A semana com “quatro dias de trabalho” foi adotada por Portugal há quase dois meses e já possui resultados positivos.
A iniciativa vem sido testada pelo governo do país e possui 40 empresas privadas que relatam melhoras na criatividade e no desempenho dos funcionários.
A gíria brasileira “sextou” foi incorporada ao vocabulário corporativo em Portugal.
Seguindo uma tendência que começa a ganhar força em alguns países, a semana de quatro dias sem redução de salário foi alvo de um projeto-piloto coordenado pelo governo com 41 empresas portuguesas, e o resultado foi positivo, ainda que não para todas. Quatro desistiram da ideia, mas as outras que adotaram a nova escala de trabalho viram melhora na saúde mental dos seus mais de mil funcionários envolvidos, sem prejudicar o desempenho dos negócios em diversos setores.
Sexta feira um novo sábado:
O laboratório português começou em junho de 2023, e o relatório final foi apresentado um ano depois. Só agora o tema ganha maior visibilidade no Brasil — onde também foram feitos experimentos voluntários —, após a repercussão nas redes sociais da proposta de emenda á constituição da Deputada federal Erika Hilton – (PSOL- SP) – de trocar a escala 6×1, com seis dias trabalhados e uma folga somando no máximo 44 horas semanais, pela 4×3: três dias de folga e 36 horas por semana sem redução de salário.
A experiência portuguesa começou no governo socialista do então primeiro-ministro António Costa e terminou já com o novo gabinete de centro-direita do premier Luís Montenegro, que admitiu a possibilidade de estudar a adoção da semana de quatro dias de trabalho em todo o país. Por enquanto, as empresas neste regime fizeram uma opção.
Para coordenar o piloto, o governo contratou o economista Pedro Gomes, autor do livro “Sexta-feira é o novo sábado”. Professor de economia em Birkbeck, Universidade de Londres, ele afirmou ao GLOBO que vê a ideia como viável no Brasil, a partir do relatório da experiência portuguesa, mas com adaptações:
— A semana de quatro dias é uma melhor maneira de organizar a economia do século XXI.
Combina duas dimensões: redução do tempo de trabalho, que beneficia os trabalhadores, e reorganização das empresas, da qual resultam ganhos de produtividade que compensam a redução das horas trabalhadas.
Permite evitar cortes salariais, prejuízos e viabiliza a transformação.
Últimas
Brasil perde quase 7 milhões de leitores em quatro anos, aponta pesquisa.
Brasil perde quase 7 milhões de leitores em quatro anos, aponta pesquisa. Dado é da 6ª edição da pesquisa...
A noite de Lenny Kravitz em São Paulo teve sabor de festival e polêmica.
A noite de Lenny Kravitz em São Paulo teve sabor de festival e polêmica. Antes da atração principal no Allianz...
Novo radar mede velocidade por trecho – Alerta aos motoristas: Não adianta frear antes.
Novo radar mede velocidade por trecho – Alerta aos motoristas: Não adianta frear antes. Enquanto o radar fixo registra a...
Freddie Mercury: A voz mais poderosa do rock.
Freddie Mercury: A voz mais poderosa do rock. Há 33 anos, morria Freddie Mercury, vocalista do Queen e um dos...
Jesus não tem dentes no País dos banguelas – Um disco celebrado e inventivo:
Jesus não tem dentes no País dos banguelas – Um disco celebrado e inventivo: Passado a limpo + 23 de...
Alice Fromer homenageia o pai regravando single Toda Cor – Cores Novas para um clássico.
Alice Fromer homenageia o pai regravando single Toda Cor – Cores Novas para um clássico. A cantora Alice Fromer...
Uma obra-prima ao vivo: Passado a limpo + 21 de novembro de 1988.
Uma obra-prima ao vivo: Passado a limpo + 21 de novembro de 1988. Delicate Sound of Thunder é um álbum...
WhatsApp agora transforma áudios em texto!
WhatsApp agora transforma áudios em texto! O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (21) o lançamento de uma ferramenta de transcrição que...
Michael Hutchence foi encontrado sem vida em um quarto de hotel no dia 22 de novembro de 1997.
Michael Hutchence foi encontrado sem vida em um quarto de hotel no dia 22 de novembro de 1997. Passado a...
Música para acampamentos – Gravações feitas em emissoras de rádio e televisão, além de takes alternativos.
Música para acampamentos – Gravações feitas em emissoras de rádio e televisão, além de takes alternativos. Passado a limpo...