Happy Birthday ao Steven Patrick Morrissey, Cantor e compositor inglês, ex-vocalista e letrista da banda The Smiths.
O cara é um símbolo dos anos 80 e do rock mundial.
Em 1987 quando a banda acabou o Morrissey desenvolveu uma carreira solo bem-sucedida e é um dos poucos artistas a ter músicas no Top 10 de vendas de discos do Reino Unido em três décadas diferentes.
O jovem Morrissey passou a infância na região de Manchester onde a violência durante a juventude marcou e influenciou as suas canções.
Casos como o serial Killer The Moors e a perseguição dos ingleses contra os imigrantes irlandeses, deram um rumo ao jovem Morrissey.
Pra quem é fã e acompanha a obra, pode notar uma oscilação entre sensações de alegria e sensações sombrias, só que o genial Morrissey continua tendo um talento especial para encontrar a melodia mais elegante na sua expressão de arte.
Quando a banda se separou em 1987, Morrissey começou uma carreira solo.
O Viva Hate foi lançado em março de 1988, seis meses após a separação dos Smiths.
Seu parceiro musical neste disco foi o produtor de sua ex-banda, Stephen Street, e teve a participação do guitarrista Vini Reilly, do Durutti Column.
As músicas “Suedehead” e “Everyday is like Sunday” (seus dois primeiros singles na carreira solo) fizeram bastante sucesso.
Entre suas principais influências podem encontrar artistas como Oscar Wilde e Goethe. Também é fã de música pop e cinema.
Clássicos que entraram na parada mundial
“Heaven Knows I’m Miserable Now” nº 10º no Reino Unido – 1984
“Suedehead” nº 5º no Reino Unido – 1988, e mais de 15 outros singles no Top 40 do Reino Unido.
A música de Morrissey sempre foi dramática e suas letras pulsam uma sinceridade que apaixona ou incomoda profundamente os ouvintes.
No Brasil, o cara influenciou o nascimento da Legião Urbana.
O Brasil está de malas prontas para conquistar seu lugar de destaque no cenário global do turismo.
Em clima de otimismo e transformação, o Visit Brasil Summit marcou o lançamento do Plano Brasis, uma nova estratégia de marketing internacional que promete reposicionar o país no mapa do turismo mundial com foco na diversidade cultural, sustentabilidade e inovação.
Para ter uma ideia o Brasil recebeu 4.425.888 turistas internacionais entre janeiro e abril de 2025 — um número que equivale a mais de 56 estádios do Maracanã completamente lotados.
É o melhor resultado já registrado para o primeiro quadrimestre desde 1970, refletindo o crescente interesse global pelas riquezas naturais e culturais do país.
Os dados são do Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal.
Em valores os gastos de turistas internacionais no Brasil bateram recorde no primeiro trimestre de 2025, movimentando US$ 2,401 bilhões entre janeiro e março.
O valor representa um crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2024, consolidando o melhor desempenho da série histórica para o turismo receptivo nacional.
Há 63 anos nascia o cantor e compositor Roberto Frejat no Rio.
Famoso por ser um dos fundadores do Barão Vermelho e grande parceiro de Cazuza em composições.
Ainda se espera que o celebrado Frejat, seja reconhecido pela sua importância ao Pop Rock Nacional.
Ele foi criador e responsável por clássicos como ‘Ideologia’, ‘Blues da piedade’, ‘Todo amor que houver nessa vida’ e ‘Pro dia nascer feliz’, um dia ele vai ter a importância e o tamanho dessas obras.
21 de maio de 1990.
Há 34 anos, o Erasure lançava o single ‘Star’
Ela foi lançada como o quarto single europeu (e terceiro norte-americano) do quarto álbum de estúdio do grupo, Wild! (1989).
Descrita como uma faixa de dance music direta com elementos de discoteca, foi escrita pelos membros do grupo Vince Clarke e Andy Bell.
O conteúdo lírico claramente referenciando a guerra nuclear: A própria forma de música de protesto do Erasure.
Quando lançada a faixa foi ligeiramente remixada para o rádio, trazendo elementos de guitarra acústica e várias partes vocais de fundo na mixagem.
21 de maio de 1980.
Hoje era lançado o The Empire Strikes Back.
Inicialmente recebeu críticas mistas, mas desde então tem crescido em grande estima, tornando-se o filme mais aclamado pela crítica da saga Star Wars; hoje é amplamente considerado como um dos melhores filmes de todos os tempos.
O filme foi dirigido por Irvin Kershner e estrelado por Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Billy Dee Williams e Anthony Daniels.
Ele é baseado no universo criado por George Lucas, no Brasil o longa recebeu o título ‘Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca’, segundo título e um clássico da franquia Star Wars.
21 de maio de 1984.
Já se passaram 41 anos, desde que a Banda Inglesa The Smiths lançaram o single Heaven Knows I’m Miserable Now.
O single um dos mais maravilhosos da banda e chegou ao nº 10 na parada de singles do Reino Unido, tornando-se o primeiro top dez da banda.
Mais tarde, foi incluída na coletânea Hatful of Hollow.
Ela está listada como uma das 500 canções que moldaram o rock and roll segundo o Rock and Roll Hall of Fame.
Isso se deve a atenção meticulosa do Morrissey à sua arte e, no processo da criação de clássicos, isso permitiu uma rica reflexão dos temas estéticos por trás dos The Smiths e de seu próprio trabalho solo
21 de maio de 1982.
Há 43 anos a banda Queen lançava o álbum “Hot Space” na Europa, no mercado norte-americano ele foi lançado quatro dias depois.
O disco marca uma notável mudança da direção de seus trabalhos anteriores, a banda empregou muitos elementos da música disco, do funk, do R&B, da dance music e do pop no álbum, sendo parcialmente influenciado pelo sucesso de seu hit de 1980 “Another One Bites the Dust”.
Isso fez com que o álbum fosse menos popular entre os fãs que preferiam o estilo do rock tradicional que eles já associavam com a banda
Ele foi gravado nos estúdios Mountain de Montreux, Suíça e nos estúdios Musicland na Alemanha, entre setembro de 1981 e março de 1982.
O álbum foi o Nº 4 nos gráficos, sendo disco de Ouro.
21 de maio – Neste dia, em 1983: David Bowie alcançou o primeiro lugar na parada de singles dos EUA com “Let’s Dance”, com participação do guitarrista de blues Stevie Ray Vaughan.
Foi o primeiro single de Bowie a alcançar o primeiro lugar nos dois lados do Atlântico.
David Bowie não estava exatamente em declínio comercial quando se uniu ao gênio do Chic, Nile Rodgers, em 1983, para seu 15º álbum.
Mas o antecessor de Let’s Dance – Scary Monters – (And Super Creeps), tinha três anos (uma eternidade no início dos anos 80) e, muitas vezes, era espinhoso demais para tocar no rádio. Mas com a faixa-título de Let’s Dance – David Bowie elevou o charme, misturando pop, disco, funk e new wave em uma mistura cheia de soul.
O videoclipe foi gravado por David Mallet em locações na Austrália, incluindo um bar em Carinda, Nova Gales do Sul, onde Bowie tocava com sua banda enquanto assistia impassivelmente à luta de um casal aborígene contra metáforas do imperialismo cultural ocidental.