Os Bee Gees foram um dos maiores grupos de vendas da história da música com mais de 250 milhões de discos vendidos e mais de 40 anos no mundo da música.
A trilha sonora do Saturday Night Fever os consagrou como reis do disco, mas eles foram além compondo e produzindo pessoas como Kenny Rogers, Diana Ross, Barbra Streisand, Dionne Warwick – E o Robin Gibb em uma carreira solo de sucesso nos anos 80.
20 de maio de 1944.
Há 78 anos nascia o Nasce Joe Cocker no Reino Unido.
Cantor de rock, blues e soul britânico.
Ele recebeu também vários prêmios ao longo de sua trajetória musical, incluindo o Grammy de melhor performance pop vocal do grupo, bem como o Oscar e o Globo de Ouro de melhor música original por “Up Where We Belong” – uma dupla com Jennifer Warnes, clássico que chegou ao Nº 1 na lista norte-americana Billboard Hot 100.
Em 1993 foi nomeado para um prêmio Brit de melhor artista britânico e foi premiado com uma placa Sheffield Legends na sua cidade natal.
Em 2008 recebeu a Ordem do Império Britânico no Palácio de Buckingham pelos seus “serviços musicais”.
Ele ocupa o Nº 97 na lista dos cem melhores cantores segundo a Rolling Stone Magazine.
Há 42 anos era lançado um dos maiores clássicos dos anos 80 – “Every Breath You Take“. Pela banda inglesa de The Police do álbum Synchronicity.
Ela foi escrita pela Sting e Andy Summers.
O single foi um dos maiores hits de 1983, no topo do Billboard Hot 100 durante oito semanas e no UK Singles Chart durante quatro semanas.
Também liderou a parada Billboard Top Tracks por nove semanas.
Sting ganhou como a “Canção do Ano” e o The Police ganhou “Melhor Performance Pop por um Duo ou Grupo com Vocal” no Grammy Awards de 1984 para “Every Breath You Take“.
A canção foi classificada como a nº 84 na lista da Rolling Stone das 500 melhores canções de todos os tempos e nº 25 na Billboard Hot 100.
Em 2008, a revista Q escolheu ela entre as 10 melhores canções britânicas da década de 1980.
Em 2015, a música foi votada pelo público britânico como a favorita da nação Nº 1 dos anos 1980 em uma pesquisa em todo o Reino Unido para a ITV.
“Every Breath You Take”, que segundo Summers teria sido composta em questão de minutos e nas palavras de Sting, não é uma canção romântica como muitos pensam.
É uma canção tão emblemática na carreira da banda que até mesmo quem não conhece o trabalho do grupo sabe que a canção é deles, além de até hoje tocar nas rádios FMS e plataformas de música, no caso do Youtube, o clipe já bateu a casa de 1 bilhão de views.
Every Breath You Take foi a sétima música mais tocada nas rádios FMS brasileiras em 1983.
Há 8 anos falecia o Kid Vinil, nome artístico de Antônio Carlos Senefonte.
Cantor, radialista, compositor, apresentador de televisão e jornalista brasileiro.
Ficou famoso no rock brasileiro dos anos de 1980, quando foi vocalista das bandas Verminose, Magazine, Kid Vinil & Os Heróis do Brasil e Kid Vinil Xperience.
Também foi um dos maiores incentivadores do início do movimento punk paulista, organizando shows e tocando músicas de bandas de punk rock e pós-punk em seu programa de rádio.
A marca registrada de Kid Vinil era seu “visual extravagante”, com camisas de cores cítricas e calças quadriculadas, um cavanhaque ruivo e óculos pequenos.
19 de maio de 1986.
Há 39 anos era lançado o álbum “So”.
É o quinto disco solo do cantor compositor britânico Peter Gabriel e o primeiro a ter um nome próprio foi produzido por Daniel Lanois.
O álbum foi o maior sucesso comercial na carreira de Gabriel. Também é considerado o álbum mais acessível na carreira do músico britânico.
19 de maio de 1986.
Há 39 anos era lançado o single “Invisible Touch” pela banda Genesis.
0 Clássico é a faixa-título e primeiro single do álbum homônimo de 1986 da banda de rock inglesa.
A música é uma composição do grupo que contou com letras escritas pelo baterista e cantor Phil Collins.
Foi seu primeiro e único single número 1 nos Estados Unidos; a música também passou três semanas consecutivas no topo da parada Billboard Hot 100 Airplay durante o verão de 1986.
19 de maio de 1978.
Há 47 anos o Dire Straits lançava o seu primeiro single o clássico Sultans Of Swing.
Ele foi gravado com um orçamento de 120 libras. Para gravar a demo desse som os irmãos Mark, David Knopfler e o resto da banda foram para Londres com apenas 120 libras.
Devido a essa situação financeira eles adotaram o nome da banda “Dire Straits”, que poderia ser traduzido como grandes problemas.
Passado a limpo + 19 de maio de 1984
Há 41 anos o vídeo promocional Smalltown Boy do Bronski Beat era transmitido pela primeira vez no programa de música do canal Channel 4 ‘Ear Say’.
Seu impressionante álbum de estreia ofereceu várias faixas de dança, impulsionadas pelo falsete único e penetrante de Jimmy Somerville.
O single foi um tour de force memorável, um poderoso filme de áudio sobre como escapar da intolerância provinciana, tornado encantador por uma performance não polida e um minimalismo sintetizado.
Passado a limpo + 19 de maio de 1986
Há 39 anos era lançado o clássico ” Bigmouth Strikes Again ” pela banda de rock inglesa The Smiths de seu terceiro álbum The Queen Is Dead.
Escrita por Johnny Marr e Morrissey – a canção apresenta letras autodepreciativas que refletiam as frustrações de Morrissey com a indústria musical da época.
Musicalmente, a música foi inspirada em ” Jumpin’ Jack Flash ” dos Rolling Stones e gira em torno de um riff de guitarra que Marr escreveu durante uma passagem de som em 1985.
O single chegou ao nº 26 no UK Singles Chart no ano de 1986.
A música também apareceria depois no disco ao vivo dos Smiths chamado Rank.
Há 37 anos a banda Ramones lançavam o álbum “Animal Boy”.
Ele inclui músicas como “My Brain Is Hanging Upside Down (Bonzo Goes to Bitburg)”, escrita como protesto contra a visita do presidente Ronald Reagan ao cemitério de Bitburg na Alemanha Ocidental; “Somebody Put Something in My Drink”, escrita por Richie Ramone, baterista do grupo de 1983 a 1987; e “Love Kills”, escrita por Dee Dee Ramone ao seu amigo Sid Vicious, falecido em 1979.
O Dee Dee cantou nas faixas 3 e 9.
Passado a limpo + 19 de maio de 1951.
O Joey Ramone, vocalista dos Ramones, completaria 74 anos.
Ele foi um músico norte-americano, co-fundador, compositor e vocalista da banda punk rock Ramones desde a sua formação em 1974 até à sua dissolução em 1996.
Influenciado musicalmente pela sua mãe, ouviu grupos como The Who ou The Stooges desde a sua infância.
Inicialmente foi baterista da banda, para posteriormente, e por recomendação de Tommy Ramone, passar a ser a voz do grupo, sendo considerado como uma lenda do punk rock.
Ele faleceu de um linfoma no hospital de New York, em 15 de abril de 2001 aos 49 anos.
Passado a Limpo +19 de maio de 1984.
Há 41 anos o ‘Legend’, o álbum que compilou as melhores músicas de Bob Marley e Wailers, chegava ao primeiro lugar na parada inglesa e ficou lá por 12 semanas.
Lembramos deste álbum por ter clássicos como No Woman, No Cry, I Shot the Sheriff e Redemption Song, entre outros.
Passado a limpo + 19 de maio de 1978.
Hoje era lançado o The Man-Machine (em alemão: Die Mensch-Maschine) é o sétimo álbum de estúdio do Krafwerk.
Ele traz a canção “Das Model (The Model)”, que chegou ao 1º lugar no Reino Unido em 1982.
Também foram lançados os singles “Die Roboter (The Robots)” e “Neonlicht (Neon Lights)”, que obtiveram sucesso em vários países.
Apesar de inicialmente não ter se saído bem na UK Albums Chart, chegou à posição número nove em fevereiro de 1982, tornando-se o segundo álbum do grupo mais bem colocado nesta tabela, após Autobahn – clássico de 1974.