Estudo aponta que 79% dos vendedores usam mais de um tipo de fotografia e mais da metade renovam suas imagens a cada três meses ou menos.
57% dos vendedores no e-commerce brasieiro trocam as imagens dos seus anúncios a cada três meses. 79% utilizam mais de um tipo de fotografia para destacar os produtos.
Os dados da pesquisa “E-commerce Trends & Statistics”, da Photoroom, evidenciam o foco do setor na exibição atraente dos seus produtos.
A pesquisa também revelou que, quando se trata de fotografia de produto:
36% preferem fundos brancos
25% optam por fotografias ambientadas, demonstrando uso dos produtos
53% valorizam o uso de luz natural.
“Imagens de qualidade impactam diretamente a decisão de compra, reduzem devoluções e fortalecem a identidade da marca”, observa Matthieu Rouif, CEO e co-fundador da Photoroom.
Canais de venda mais utilizados e ascensão da IA
29% apostam em sites próprios, enquanto marketplaces como Mercado Livre (17%) e Shopee (17%) seguem como plataformas populares para impulsionar os negócios.
Segundo a Photoroom, uma tendência observada é a utilização de inteligência artificial no processo de produção das fotografias.
Metodologia
O relatório é baseado em duas fontes de dados: uma pesquisa interna da Photoroom entre os usuários e uma pesquisa externa entre proprietários de pequenas empresas e gerentes do setor.
A Photoroom realizou a pesquisa com clientes em um painel de 1131 usuários nos EUA, no Reino Unido e no Brasil, de 5 de dezembro de 2024 a 13 de janeiro de 2025.
Estudo guiado pelo Photoroom mapeou como os vendedores têm usado imagens como ferramenta para impulsionar suas vendas.
Presença de marca
Construir uma identidade visual marcante tornou-se algo fundamental e isso inclui investimentos em fotografia e presença de marca. Cenários reais, que transmitam a identidade e o sentimento do produto, têm ganhado cada vez mais espaço no meio publicitário.
Na pesquisa guiada pela Photoroom, 25% dos entrevistados optam por esse tipo de cenário, enquanto 53% optam pelo uso de luz natural, de maneira a capturar takes mais autênticos e atrativos.
A diferenciação visual é um meio de atrair clientes e identificar seu público-alvo, impactando diretamente a taxa de conversão e fidelização da marca.
Entre os vendedores, tanto os novos quanto os mais consolidados, 29% optam por desenvolver um site próprio que transmita sua essência, segundo a pesquisa.