Pop Rock
16 de abril – No Passado a limpo
Publicado
8 horas agoon
Por
Urbana FM
16 de abril de 1947 – Nascia o músico Gerry Rafferty.
16 de abril de 1953 – Nascia Peter Garrett – cantor do grupo de pop rock australiano Midnight Oil.
Hoje Os Rolling Stones lançam a música Brown Sugar , um dos grandes clássicos do rock, e que seria o single de avanço de seu novo trabalho, Sticky Fingers.
16 de abril de 1990 – Dois meses após sua libertação, uma homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela era realizada no Estádio de Wembley.
Neil Young, Natalie Cole, Jackson Browne, Bonnie Raitt, Peter Gabriel, Lou Reed, Tracy Chapman, Simple Minds e muitos outros astros fizeram parte do concerto Nelson Mandela: An International Tribute for a Free South Africa, no Wembley estadium o evento foi em homenagem ao líder Nelson Mandela que acabava de ser libertado da prisão.
16 de abril de 1992 – O Nirvana aparece na capa da Rolling Stone com Kurt Cobain vestindo uma camiseta que diz “Revistas corporativas são uma droga”.
Hoje o Duran Duran lançava o single “The Reflex” em 1984.
Em 16 de abril de 1978
Hoje era lançado o “Rock Lobster” pela banda New Wave B-52.
16 de abril de 1985.
Há 35 anos em sua turnê norte-americana, do Unforgettable Fire, a banda U2 se apresenta no The Centrum em Worcester, Massachusetts e nas duas noites seguintes.
Há 38 anos era lançado o Wherever You Need Somebody.
É o primeiro álbum de estúdio do cantor inglês Rick Astley pela RCA Records.
É seu álbum mais vendido e, segundo seu próprio site oficial, vendeu 15,2 milhões de cópias em todo o mundo.
O álbum está listado como o 136º álbum mais vendido na Espanha e foi o sétimo álbum mais vendido de 1987 no Reino Unido.
Uma versão remasterizada contendo remixes raros e versões estendidas foi lançada em 12 de abril de 2010.
Um dos singles mais tocados desse álbum já havia sido lançado em julho de 87, o clássico Never Gonna Give It Up.

Você pode gostar
Pop Rock
Jon Lord – Gênio – Talking Heads – 77
Publicado
24 minutos agoon
16 de abril de 2025Por
Urbana FMPassado a limpo +16 de julho de 2012.
Há 13 anos falecia o mito Jon Lord aos 71 anos em Londres, Reino Unido.
Jon Lord – Foi um compositor de orquestra e rock inglês, pianista e organista de Hammond conhecido por seu trabalho pioneiro na fusão de rock com formas clássicas ou barrocas, especialmente com Deep Purple.
Em 1968, Jon Lord cofundou Deep Purple, uma banda de hard rock da qual foi considerada o líder até 1970.
Junto com os outros membros, colaborou na maioria das músicas mais populares de sua banda.
Ele e o baterista Ian Paice foram a única presença contínua na banda durante o período de 1968 a 1976, e também desde quando restabeleceu em 1984 até a aposentadoria de Lord de Deep Purple em 2002.
Em 11 de novembro de 2010 foi incluído como honorário membro do Stevenson College em Edimburgo, Escócia.
Em 15 de julho de 2011, recebeu um título honorário de Doctor em Música em De Montfort Hall pela Universidade de Leicester.
Lord foi induzido póstumamente ao Hall da Fama do Rock and Roll em 8 de abril de 2016 como membro da Deep Purple.
Passado a limpo + 16 de setembro de 1977.
Há 48 anos o lançava o álbum Talking Heads – Talking Heads: 77.
É o álbum de estreia da banda norte-americana de new wave/funk rock/post-punk/dance-rock/avant-funk/worldbeat/art pop.
Foi gravado em abril de 1977 no Sundragon Studios de Nova York e lançado pela Sire Records.
O single “Psycho Killer” alcançou o N° 92 na Billboard Hot 100. Talking Heads:
O 77 foi eleito o sétimo melhor álbum do ano na pesquisa dos críticos Pazz & Jop do The Village Voice.
Em 2003, o álbum ficou em 290º lugar na lista da Rolling Stone dos “500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos”, e 291º em uma lista revisada de 2012.
O álbum também foi incluído no livro 1001 Albums You Must Hear Before You Die.
Pop Rock
15 de abril no Pop Rock Mundial
Publicado
23 horas agoon
15 de abril de 2025Por
Urbana FM
15 de abril de 1965,
A cantora, compositora e produtora Linda Perry (4 Non Blondes) completa 60 anos.
Produtora musical, compositora e cantora americana. Se tornou conhecida como vocalista e compositora da banda 4 Non Blondes.
Fundou duas gravadoras, compôs e produziu músicas para uma série de artistas, como Christina Aguilera, P!nk, Britney Spears, Gwen Stefani, Adele, Courtney Love, Celine Dion, Kelly Osbourne, Giusy Ferreri, Vanessa Carlton, Adam Lambert, Grace Slick e James Blunt.
Suas influências são principalmente do rock e do soul, mas costuma estar por de trás da composições de músicas pop, como “Get the Party Started”, de P!nk, e “Beautiful”, de Christina Aguilera.
15 de abril de 1987.
Há 38 anos o single do Freddie Mercury The Great Pretender, vencia o Prêmio Ivor Novello chegando ao Posto N o 4 da Lista em Londres.
15 de abril de 1989.
Há 36 anos o Roy Orbison teve seu último single Top 10 na lista norte-americana com You Got It quatro meses após seu falecimento.
A música foi escrita por Jeff Lynne e Tom Petty e apareceu no álbum Mystery Girl do Roy Orbison que foi lançado póstumamente.
15 de abril de 1995.
Há 30 anos o Bruce Springsteen volta a parada no Nº 1 da lista de álbuns no Reino Unido com o seu Greatest hits na sua segunda e última semana na parada.
O disco ficou por 12 semanas no top 10 e 119 semanas na lista total.
15 De abril de 1997
Há 28 anos, o Depeche Mode lançava o álbum ‘Ultra’.
Nono álbum de estúdio da banda inglesa.
É o primeiro álbum do grupo após a saída de um dos seus membros, Alan Wilder; e após os terríveis problemas que a banda tinha enfrentado, com o vocalista da banda, David Gahan, as convulsões constantes do guitarrista e principal compositor Martin Gore e as crises nervosas do tecladista Andrew Fletcher.
O seu lançamento foi marcado com uma certa tristeza e ao mesmo tempo, desconfiança dos fãs em relação à qualidade do álbum.
Mas na verdade, é mais outro excelente material da banda e um álbum marcante na história do Depeche Mode, sendo esse o mais sombrio e pesado álbum da carreira da banda.
Há 61 anos nascia em Mile End, Londres, a cantora, atriz, modelo e dançarina Samantha Fox.
Ela era um dos maiores símbolos sexuais dos anos 80. Ela era a garota mais importante da sua geração e uma das mulheres mais fotografadas em Anos 80 no Reino Unido.
Seu primeiro single Touch me (eu quero o seu corpo) foi o número 1 em 17 países.
15 de abril de 2001.
Há 24 anos o Jeffrey Ross Hyman, mais conhecido como “Joey Ramone”, morre em Manhattan, Nova York, Estados Unidos.
Ele era um músico americano, co-fundador e vocalista da lendária banda de punk rock Ramones, desde sua formação em 1974 até sua dissolução em 1996.
Influenciado musicalmente por sua mãe, ele ouviu grupos como The Who ou The Stooges de sua infância. Inicialmente, ele foi o baterista da banda e, mais tarde, por recomendação de Tommy Ramone, tornou-se a voz do grupo.
Uma verdadeira e icônica figura do punk rock.
Ele morreu de linfoma no Hospital Presbiteriano de Nova York
Uma Lenda do Punk Rock.
15 de abril de 1993.
Há 27 anos o single “Everybody Hurts” é lançado.
É uma música do grupo americano R.E.M.
A música está incluída no álbum Automatic for the people, de 1992, e foi lançada como single no ano seguinte.
A música também está incluída na coletânea de maiores sucessos do gênero: In the best: REM 1988-2003 e, em 1993, alcançou o 29º lugar na lista da Billboard nos Estados Unidos e o 7º no Reino Unido.
Usada recentemente em algumas campanhas sociais em redor do mundo pelo apelo humano.
Em ser humano.
Notícias
Café – Combustível para o cérebro: estudos apontam relação entre consumo da bebida e melhora na saúde mental
Publicado
2 dias agoon
14 de abril de 2025Por
Urbana FM
Café teria relação com memória turbinada, combate a doenças cognitivas e melhora do humor; entenda como o consumo adequado pode ser positivo para o corpo.
Já parou para pensar por que aquela primeira xícara de café parece despertar não só o corpo, mas também a mente?
Muito além de um simples ritual pela manhã, ele pode funcionar como um combustível para o desempenho cognitivo e equilíbrio emocional — desde que usado com moderação.
Pesquisas recentes começam a destrinchar o mecanismo neuroquímico complexo que torna da bebida um potencial aliado não só daqueles que precisam de mais algumas horas despertos, mas também de quem quer melhorar a memória e o humor.
Combustível para o cérebro: estudos apontam relação entre consumo e melhora na saúde mental” reflete achados científicos recentes que sugerem uma ligação entre o consumo de café e benefícios para a saúde mental.
Benefícios para a saúde mental e cognição:
- Melhora do humor e bem-estar: A cafeína estimula a produção de neurotransmissores como dopamina e serotonina, associados a sensações de prazer e bem-estar, podendo reduzir o estresse e melhorar o humor.
- Aumento da atenção e foco: A cafeína bloqueia a adenosina, um neurotransmissor que causa sono e relaxamento, resultando em maior atividade neuronal e liberação de outros neurotransmissores que aumentam o estado de alerta e a concentração.
- Melhora da memória: Estudos indicam que o consumo moderado pode melhorar a memória de curto e longo prazo, além de auxiliar na consolidação de novas informações.
- Proteção contra doenças neurodegenerativas: O consumo regular de café tem sido associado a um menor risco de desenvolver doenças como Alzheimer e Parkinson. Acredita-se que a cafeína exerça um efeito neuroprotetor, além de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
- Melhora do desempenho cognitivo: A cafeína pode melhorar diversas funções cognitivas, incluindo raciocínio e tempo de reação.
Pontos de atenção:
- Consumo excessivo: O consumo exagerado pode levar a efeitos negativos como ansiedade, insônia, irritabilidade e aumento da pressão arterial.
- Sensibilidade individual: Os efeitos da cafeína podem variar de pessoa para pessoa, dependendo de fatores genéticos e individuais.
- Horário de consumo: O consumo especialmente no final do dia, pode interferir na qualidade do sono.
Em resumo:
Estudos sugerem que o consumo moderado pode trazer diversos benefícios para a saúde mental e a função cognitiva, atuando como um “combustível” para o cérebro.
No entanto, é importante estar atento à quantidade consumida e à resposta individual do organismo para evitar efeitos adversos. Consultar um profissional de saúde pode ajudar a determinar a quantidade ideal de consumo para cada pessoa.
Últimas
Jon Lord – Gênio – Talking Heads – 77
Passado a limpo +16 de julho de 2012. Há 13 anos falecia o mito Jon Lord aos 71 anos em...


16 de abril – No Passado a limpo
16 de abril de 1947 – Nascia o músico Gerry Rafferty. 16 de abril de 1953 – Nascia Peter...


15 de abril no Pop Rock Mundial
15 de abril de 1965, A cantora, compositora e produtora Linda Perry (4 Non Blondes) completa 60 anos. Produtora musical,...


Café – Combustível para o cérebro: estudos apontam relação entre consumo da bebida e melhora na saúde mental
Café teria relação com memória turbinada, combate a doenças cognitivas e melhora do humor; entenda como o consumo adequado pode...


Samsung registra aumento de 58% no volume de resíduos eletrônicos reciclados em 2024
Entre os tipos de produtos mais coletados, os televisores estão primeiro lugar Aqui alguns dados do programa de logística...


Dia Mundial do Livro: campanha incentiva cultura e sustentabilidade
Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, celebrado em 23 de abril, é uma data que visa homenagear...


David Bowie – Let’s Dance – (1983) – Dance-Pop e o New Wave.
David Bowie – Passado a limpo + 14 de abril. Há 42 anos o camaleão David Bowie lançava o seu...


13 de abril no Passado a Limpo – Bob Marley – Depeche Mode – Paul – We Are The World
13 de abril de 1985 – O clássico single We Are The World Usa for Africa chegava ao nº 1 nos EUA....


Roger do Ultraje, alfineta Nasi após shows cancelados do Ira!: ‘Meu fã’.
Roger – A resposta veio após ele ser citado por ele em uma entrevista. Na quinta-feira, 10, Roger repercutiu e...


Nubank coloca Antonio Fagundes no universo de The Last of Us em nova campanha
Nubank anuncia o lançamento de uma nova campanha com o ator Antonio Fagundes, inspirada na jornada dos fãs da série...