Há 46 anos a Gloria Gaynor com o seu I Will Survive
A cantora disco de Newark, Nova Jersey, Gloria Gaynor, lidera as paradas nos Estados Unidos e no Reino Unido com seu single “I Will Survive”.
O single venderia mais de quatorze milhões de cópias, tornando-se um dos maiores sucessos da era disco.
A influência da música
I Will Survive não é apenas uma música disco adorada pelas pessoas. É um marco.
Em 2016, a canção foi incluída no Registro Nacional de Gravações, um catálogo de gravações sonoras “consideradas significativas, do ponto de vista cultural, histórico ou estético” pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.
Em 2022, o cantor britânico Harry Styles, ícone da Geração Z, cantou a música durante sua apresentação no festival Coachella, nos Estados Unidos. E Madonna, uma das grandes sobreviventes do pop, apresenta a canção na sua turnê atual intitulada Celebration, em comemoração ao conjunto da sua carreira.
A canção se tornou um hino de empoderamento e superação, com sua letra poderosa e melodia contagiante.
A História da música:
A música foi escrita por Freddie Perren e Dino Fekaris, e originalmente lançada como o lado B do single “Substitute”.
No entanto, “I Will Survive” rapidamente ganhou popularidade nas rádios e nas pistas de dança, tornando-se um sucesso mundial.
A canção alcançou o topo das paradas musicais em diversos países, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.
Em 1980, Gloria Gaynor ganhou o Grammy de Melhor Gravação de Disco por “I Will Survive”.
Impacto cultural:
“I Will Survive” se tornou um hino para pessoas que enfrentam dificuldades e desafios, transmitindo uma mensagem de força e esperança.
A música foi usada em diversos filmes, programas de televisão e eventos esportivos, consolidando seu status de clássico atemporal.
“I Will Survive” continua sendo uma das músicas mais tocadas em festas e eventos ao redor do mundo, celebrando a resiliência e a capacidade de superação.
Resumo:
O clássico chegou ao primeiro lugar das paradas dos EUA e do Reino Unido em 1979.
Ele fez grande sucesso nos anos 80 e 90 com canções como In the Heat of the Night, Little Girl (1985), (I’ll Never Be) Maria Magdalena, Sisters and Brothers, Hi! Hi! Hi!, – Everlasting Love We’ll Be Togethere e Hiroshima em 1990.
Ela é herdeira de uma tradição de intérpretes femininas de Rock’ n’ Roll na Alemanha que começou com a cantora Manuela, e que na penúltima década do século XX, rendeu representantes de renome internacional, que incluíram ela, Nina Hagen, Nena, e Doro Pesch, ainda que Sandra tenha se associado mais aos gêneros pop e romântico.
Happy Birthday
Michael Cretu – 18 de maio de 1957
Fundador, frontman, compositor e gênio criativo nascido na Romênia, ele produziu os clássicos da cantora Sandra e da Banda Enigma.
Em suas músicas e composições há elementos da new age electronic/world music, pop rock.
Passado a limpo + 18 de maio de 1980.
Há 45 anos falecia o Ian Curtis no Reino Unido aos 23 anos.
Cantor compositor e poeta britânico, líder do grupo de pós-punk inglês Joy Division, do qual foi cofundador em 1976 na cidade de Manchester.
Em 1976, durante um concerto dos Sex Pistols no Manchester Lesser Free Trade Hall, Curtis coincidiu com Peter Hook e Bernard Sumner, futuros baixista e guitarrista da Joy Division.
As letras do Ian eram sobre as diferentes formas que diferentes pessoas lidam com certos problemas, e como essas pessoas podem se adaptar e conviver com eles”.
Os membros remanescentes montariam mais tarde o New Order.
Ele é cantor, compositor e surfista norte-americano. Jack cresceu na Baía Norte de Oahu, no Havaí, e atualmente vive em Haleiwa.
Antes de lançar o seu primeiro álbum de estúdio, Jack Johnson fazia filmes de surfe.
Por ser um surfista e músico, seu estilo é erroneamente classificado como surf music, um subgênero rock surgido nos anos 60.
18 de maio de 1993.
Há 31 anos era lançado o álbum ao vivo do Kiss o “Alive III”.
É As gravações do disco rolaram em várias datas em Cleveland, Detroit e Indianápolis, durante a turnê suporte ao disco Revenge.
É a terceira compilação ao vivo da banda, seguindo a tradição de usar o nome Alive, Alive! e Alive II.
Alive III foi o primeiro álbum ao vivo que a banda lançou desde Alive II de 1977 – e as primeiras gravações ao vivo lançadas desde o filme de concerto Animalize Live Uncensored de 1984.
Ele foi certificado ouro em 27 de outubro de 1994, quando vendeu 500.000 cópias.
Novo trailer de “Superman” destaca Clark, Lois e Lex, prometendo tensão e ação. A estreia está marcada para julho, gerando expectativa entre os fãs.
O novo filme do Superman do DCU, dirigido e roteirizado por James Gunn, acaba de ganhar um trailer, apresentando aos fãs novidades sobre a produção. Com estreia marcada para 10 de julho de 2025, o filme traz David Corenswet no papel de Clark Kent, e Rachel Brosnahan como Lois Lane. Esta nova abordagem do Superman foca em um Clark Kent mais jovem, explorando seus primeiros dias como repórter na cidade de Metrópoles, bem como os passos iniciais como Superman. No entanto, o filme não tratará de sua origem, evitando cenas como a explosão de Krypton.
Novo trailer – Este lançamento marca o início de uma nova fase do DCU, sendo o primeiro filme do universo liderado por Gunn, que também supervisionará outros projetos futuros, como filmes da Supergirl e do Batman: The Brave and the Bold, além da série Lanternas Verdes. É importante destacar que “The Batman” de Matt Reeves não faz parte deste novo universo compartilhado, apesar de conversas sobre possíveis interações.
Além dos principais personagens, o filme contará com aparições de outros heróis e vilões da DC, como o Lanterna Verde Guy Gardner, interpretado por Nathan Fillion, e a Mulher-Gavião, vivida por Isabela Merced. Metamorfo, o Sr. Incrível e a Engenheira também fazem parte do elenco.
Novo trailer – O que vale destacar:
A estreia de um novo Superman no DCU com uma história que promete revitalizar o personagem e atrair novos públicos.
James Gunn se torna o responsável pelo novo universo da DC, integrando filmes e séries de forma consistente.
Envolvimento de conhecidos atores como Nicholas Hoult e Skyler Gisondo em papéis icônicos como Lex Luthor e Jimmy Olsen.
Inclusão de diversos personagens do universo DC, estabelecendo uma nova base para futuras produções e crossovers.
Ela é cantora, compositora, atriz e dançarina norte-americana e a décima e caçula da família Jackson
Ela é conhecida por seus registros inovadores, socialmente conscientes e sexualmente provocantes, bem como por seus elaborados shows de palco.
Seu som e coreografia se tornaram um catalisador no crescimento da MTV , permitindo que ela ganhasse proeminência enquanto quebrava barreiras de gênero e raça no processo.
O conteúdo lírico focado em questões sociais estabeleceu sua reputação como modelo para os jovens.
No Passado a limpo – 16 de maio de 2010.
Há 15 anos falecia o Ronnie James Dio aos 67 anos nos EUA.
Ele fez parte de bandas como Rainbow, Black Sabbath, Dio e Heaven & Hell.
Por sua inconfundível técnica, timbre e registro, muitos o consideraram uma das vozes mais icônicas e influentes da história do Heavy Metal e do Hard Rock, sendo muitas vezes citado como “a voz do Heavy Metal” e nomeado pelo New York Times como o maior vocalista de heavy metal de todos os tempos.
Desde o final dos anos 1970 foi ele quem popularizou o uso da mão “cornuta” como símbolo do heavy metal.
No Passado a limpo – 16 de maio de 1994.
Há 31 anos o Pink Floyd lançava o single “Take It Back”, no Reino Unido.
Lançada como a sétima faixa de seu álbum de 1994 The Division Bell .
Também foi lançado como single em 16 de maio de 1994, o primeiro do álbum, e o primeiro do Pink Floyd em sete anos.
A música para a canção foi escrita pelo guitarrista David Gilmour e pelo co-produtor do álbum Bob Ezrin , com letras de Gilmour, sua esposa Polly Samson e Nick Laird-Clowes .
O clássico chegou ao Nº 23 nos charts.
Uma edição limitada do single (B-side: Astronomy Dominé) também foi lançada nos Estados Unidos, chegando ao Nº 73.
Passado a Limpo + 16 de maio de 1997
Há 23 anos o álbum da banda Pink Floyd, chamado Wish You Were Here, é certificado seis vezes por disco de platina.
Foi um sucesso imediato em todo o mundo.
De fato, a empresa de distribuição EMI não conseguiu nem editar cópias suficientes para atender à demanda. Hoje, mais de treze milhões de cópias foram vendidas em todo o mundo: um sucesso retumbante.
É o segundo álbum solo do músico britânico Paul McCartney, pela Parlophone.
O álbum, caracterizado pelo uso de sintetizadores e pela experimentação com novos sons no estúdio de gravação, foi o primeiro trabalho solo de McCartney.
Nesse disco o Paul tocou todos os instrumentos enquanto sua esposa Linda contribuiu com vocais adicionais.
O álbum gerou três singles, “Coming Up “, ” Waterfalls “, e ” Temporary Secretary “.
O futuro do grupo, que um ano antes tinha publicado Back to the Egg, ainda não estava decidido e foi oficialmente dissolvido por McCartney um ano depois.
Em junho de 2011, Hear Music reeditou McCartney II como parte do catálogo Paul McCartney Archive Collection.