Uma capa emblemática e atemporal nas ações do mundo.
Passado a limpo + 28 de fevereiro de 1983.
Há 41 anos, o LP War chegava às lojas e, pouco tempo depois, alçava o grupo irlandês ao estrelato.
Pela primeira vez, o quarteto fez um disco abertamente político, pauta que a banda abraça desde então, em discos e no palco.
O disco é considerado como um dos melhores da carreira da banda.
Após lançar dois bons álbuns, o debut Boy (1980) e October (1981), com letras baseadas na vida adolescente dos quatro garotos de Dublin e temas sobre religião e espiritualidade, o U2 lançaria em 1983 o seu trabalho mais sólido, até então.
“War” bateu Michael Jackson com “Thriller” do topo das paradas se tornando o primeiro álbum do U2 a chegar na #1 posição no Reino Unido.
Em 2003, a revista Rolling Stone colocou o disco na #221 posição na lista dos “500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos”. Entre os sucessos de “War” estão as canções “Sunday Bloody Sunday” e “New Year’s Day”.
War – Um marco político da banda U2 – São 10 faixas que somam exatos 43:38 de música e letra, todas creditadas ao U2, ou seja, Bono Vox (vocal), The Edge (guitarra), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen Jr (bateria).
Duas dessas 10 canções passaram a ser obrigatórias no repertório do grupo irlandês: ‘Sunday bloody sunday’ e ‘New year’s day’.
WAR – A capa estampa a imagem em branco e preto de um menino. Ele é Peter Rowen, irmão de um amigo de infância de Bono, e é o mesmo rosto do álbum de estreia do U2, Boy, e ainda das coletâneas The Best of 1980-1990 e Early Demos.
Com letras mais agressivas e maturidade sonora, War tiraria o U2 dos pequenos clubes aos quais faziam shows para tocar em grandes arenas e estádios em todo o mundo, se tornando o primeiro álbum da banda a alcançar o primeiro lugar das paradas do Reino Unido.
Eu seu livro de memórias, Surrender, lançado no fim do ano 2023 (com edição brasileira pela Intrínseca), Bono revela que muito de ‘Sunday bloody sunday’ vem do baterista Larry Mullen Jr., que levou o tarol para pontuar a marcha rítmica que domina a canção, e do guitarrista The Edge, que começou a trabalhar na música enquanto o vocalista sacramentava seu casamento com a namorada de infância.
Dia das Mães – Segunda data mais importante no calendário de vendas do varejo, a data deve mobilizar cerca de 133 milhões de consumidores em 2025.
Oito em cada dez brasileiros afirmam que pretendem comprar presentes para a data, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, em parceria com a QuestionPro.
Entre os que planejam presentear, dois terços devem gastar entre R$ 100 e R$ 500, faixa que concentra 61% das intenções de compra — um sinal, diz o estudo, de que o comércio deve registrar aquecimento em todas as regiões e classes sociais.
O que mostra a pesquisa
Aumentou o percentual de quem está disposto a gastar. A pesquisa do Instituto Locomotiva foi realizada entre os dias 18 e 28 de março com 1.499 pessoas em todo o país, e apontou um aumento no percentual de intenção de compra no Dia das Mães em relação ao ano passado, quando 71% dos brasileiros afirmaram ter presenteado alguém.
Minoria não irá presentear. Pelo menos 13% dos entrevistados já fizeram a compra do presente, enquanto 69% destacaram a intenção.
Apenas 18% afirmaram que não compraram e nem comprarão.
A intenção de compra é mais alta entre consumidores das classes D e E. A pesquisa também identificou que o desejo de compra está presente em todas as camadas da população, mas com maior destaque nas classes D e E, em que 87% afirmam que vão às compras ante 81% da classe C e 80% dos que estão na A e B.
Dia das Mães – Expectativa do setor de beleza e moda – e das homenageadas Cosméticos e roupas são as escolhas mais frequentes.
O estudo detalha que entre aqueles que já compraram ou pretendem comprar algum presente, a maioria dá preferência para cosméticos (47%) e roupas, indicada pelo mesmo percentual.
Dia das Mães – Chocolates também foram citados por 39% dos brasileiros. Assim como calçados, opção de presente de 29%. Na sequência aparecem as flores, com 28% das menções, cestas de café da manhã e alimentos personalizados (23%), eletrônicos (16%), serviços de relaxamento e autocuidado (13%) e livros, preferência de 7% dos entrevistados – Outras opções somam 1%.
Há 43 anos, o Duran Duran lançava o single ‘Hungry Like The Wolf’.
Escrita pelos integrantes da banda, a música foi produzida por Colin Thurston para o segundo álbum de estúdio do grupo, Rio.
A música foi lançada em maio de 1982 como o quinto single da banda no Reino Unido.
Chegou ao Nº 5 no UK Singles Chart , e recebeu uma certificação de ouro pela British Phonographic Industry (BPI).
O videoclipe de “Hungry Like the Wolf” foi dirigido por Russell Mulcahy e filmado nas selvas do Sri Lanka .
Embora a banda inicialmente não conseguiu entrar no mercado dos EUA, a MTV colocou o vídeo “Hungry Like the Wolf” em alta rotação.
Posteriormente, o grupo ganhou muita exposição; a música alcançou o Nº 3 na Billboard Hot 100 em março de 1983, e o Duran Duran se tornou uma sensação internacional.
O vídeo ganhou o primeiro Grammy de Melhor Vídeo Musical Curto em 1984.
4 de maio de 1984.
Há 38 anos era lançado o Ocean Rain.
É o quarto álbum de estúdio da banda inglesa de pós-punk Echo & the Bunnymen .
Ele chegou ao Nº 4 na UK Albums Chart – nº 87 na Billboard 200 dos Estados Unidos , nº 41 na Canadian RPM 100 Albums e nº 22 na parada sueca.
Desde 1984 o álbum foi certificado ouro pela British Phonographic Industry .
Ocean Rain inclui os singles ” The Killing Moon “, ” Silver ” e ” Seven Seas “.
A banda escreveu as músicas para o novo álbum em 1983.
No início de 1984, eles gravaram a maior parte do álbum em Paris usando uma orquestra de 35 peças, com outras sessões ocorrendo em Bath e Liverpool .
Receberam críticas mistas, o álbum foi originalmente lançado como LP e cassete em maio de 1984, antes de ser relançado em CD em agosto.
4 de maio de 1982.
Há 43 anos a banda The Cure lançava o seu quarto álbum de estúdio ”Pornography” pela Fiction Records e remasterizado em 2005 pelo Grupo Universal Music.
Foi precedido pelo single Charlotte Sometimes, que teve um sucesso muito relativo de acordo com as expectativas iniciais do grupo e serviu de revulsivo para compor um material com mais peso, já que a banda apontava para dois caminhos: o pop irônico, levemente punk e melodioso; e o pop deprê, cheio de climas desenhados por guitarras sem vigor.
Mas o álbum se tornou uma das pedras fundamentais do rock gótico
Ele foi gravado em estúdios RAK na cidade de Londres.
Cantor, compositor, produtor musical e multi-instrumentista.
Ele Começou a tocar aos doze anos de idade, muito precoce, formando uma banda inspirada nos Beatles chamada de Cave Man.
Contrariando o desejo de seu pai, de que também se tornasse militar, fugiu de casa antes de completar o colegial, percorrendo o Brasil com hippies.
Aos dezenove anos tocava no grupo Veludo Elétrico, com Fernando Gama e Paul de Castro.
Um ano depois, Lulu, Ritchie e Lobão formam a banda Vímana, da qual saiu expulso pelo ex-tecladisda do Yes, Patrick Moraz, por não concordar com os rumos que a banda acabou seguindo.
Uma apresentação sua com a banda no Hollywood Rock no verão de 1975, no Rio de Janeiro, material que pode ser vista no documentário Ritmo Alucinante.
Um dos maiores hitmakers brasileiros.
4 de maio de 1961.
Herbert Vianna, líder dos Paralamas do Sucesso, completa 64 anos.
Herbert Lemos de Souza Vianna, vocalista, guitarrista e principal compositor do grupo Os Paralamas do Sucesso, um dos grupos-base do rock brasileiro dos anos 80.
Ele nasceu na Paraíba, mas devido à vida militar de seu pai, o brigadeiro Hermano Viana, mudou-se ainda criança para Brasília, onde conheceu Bi Ribeiro.
Ao se mudarem para o Rio de Janeiro fundaram os Paralamas (mas alguns consideram os Paralamas parte da “turma de Brasília”, como Capital Inicial, Plebe Rude e Legião Urbana) com o amigo Vital Dias na bateria. Após substituírem Vital por João Barone, Herbert compôs a música “Vital e Sua Moto”, em homenagem ao amigo, a qual se tornou o primeiro sucesso dos Paralamas e que renderia o contrato com a EMI.