Power Trio – A combinação de guitarras texturizadas de Andy Summers, a bateria sincopada de Stewart Copeland e o baixo melódico de Sting resultou em uma sonoridade inconfundível que transcendeu gêneros e conquistou fãs em todo o mundo.
A genialidade do power trio
Simplicidade e complexidade:
A formação enxuta do power trio permitiu que cada membro da banda se destacasse, criando uma dinâmica musical rica e envolvente.
Apesar da aparente simplicidade, o The Police explorou uma variedade de influências, como punk, reggae e jazz, resultando em composições complexas e inovadoras.
A química da banda:
A interação entre os três músicos era fundamental para o som do The Police. A bateria de Copeland, com suas batidas complexas e ritmos incomuns, fornecia a base para as linhas de baixo melódicas de Sting e os riffs de guitarra texturizados de Summers.
A combinação de talentos individuais e a química entre os membros da banda foram essenciais para o sucesso do The Police.
Inovação e influência:
O The Police foi uma banda inovadora que desafiou as convenções do rock. Eles experimentaram com diferentes estilos musicais, incorporando elementos de reggae, punk, jazz e pop em suas músicas.
A influência do The Police pode ser ouvida em inúmeras bandas que surgiram após o seu auge, demonstrando o impacto duradouro de sua música.
O legado do The Police
Mesmo após a separação da banda em 1986, o legado do The Police continua vivo. Suas músicas atemporais continuam a ser tocadas nas rádios e plataformas de streaming, e a banda é considerada uma das maiores e mais influentes da história do rock.
Ainda hoje Sting se apresenta em formato de Power trio, mostrando que a formação ainda é muito relevante.
The Police é uma banda estranha.
Andy Summers, Sting e Stewart Copeland fizeram algumas das melhores músicas que saíram da Inglaterra.
Uma mistura de punk, reggae, jazz e rock new wave, eles definitivamente tinham um som único.
Eles têm muitas coisas únicas sobre eles, na verdade, incluindo o fato de que Summers era cerca de dez anos mais velho que os outros membros quando eles se formaram e definitivamente estava desacelerando conforme a banda estava crescendo.
Muitos gritos sobre linhas de baixo:
Foi assim que Stewart Copeland descreveu a infância da banda antes de Andy Summers, e sua biblioteca quase infinita de acordes de jazz entrou na briga.
A banda foi formada na Inglaterra em 1977, bem quando o punk estava atingindo seu auge. E embora você provavelmente não esteja associando The Police ao punk, na verdade é uma grande parte de como seu som específico e estruturas de música surgiram.
Isso é especialmente verdade no primeiro disco deles, com músicas como “Next To You”, ” So Lonely” (a transição do reggae para o punk), ” Truth Hits Everybody” e ” Peanuts”,
Eles não foram os únicos e ousados a experimentar o reggae e o ska que também atingiram fortemente a Inglaterra durante o período punk, com The Clash e The Specials auxiliando nessa tendência.
Então, um dos principais aspectos do The Police permanecer um power trio no início de sua carreira foi essa abordagem simples e DIY – (do it yourself) – termo muito usado no punk que fundiu esses estilos de música.
Com um baterista incrível em Copeland e um guitarrista superqualificado, eles se firmaram antes de decolar para o mundo, além de ser um dos melhores sons que definiram a ilha no fim dos anos 70, abrindo espaço para outras bandas da cena Inglesa que devem muito ao The Police.
Power Trio – Curiosidades:
O segundo single do The Police, “Can’t Stand Losing You”, foi banido pela BBC devido à sua capa.
Sting escreveu a música “Every Breath You Take” após o fim do seu primeiro casamento.
Dia das Mães – Segunda data mais importante no calendário de vendas do varejo, a data deve mobilizar cerca de 133 milhões de consumidores em 2025.
Oito em cada dez brasileiros afirmam que pretendem comprar presentes para a data, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, em parceria com a QuestionPro.
Entre os que planejam presentear, dois terços devem gastar entre R$ 100 e R$ 500, faixa que concentra 61% das intenções de compra — um sinal, diz o estudo, de que o comércio deve registrar aquecimento em todas as regiões e classes sociais.
O que mostra a pesquisa
Aumentou o percentual de quem está disposto a gastar. A pesquisa do Instituto Locomotiva foi realizada entre os dias 18 e 28 de março com 1.499 pessoas em todo o país, e apontou um aumento no percentual de intenção de compra no Dia das Mães em relação ao ano passado, quando 71% dos brasileiros afirmaram ter presenteado alguém.
Minoria não irá presentear. Pelo menos 13% dos entrevistados já fizeram a compra do presente, enquanto 69% destacaram a intenção.
Apenas 18% afirmaram que não compraram e nem comprarão.
A intenção de compra é mais alta entre consumidores das classes D e E. A pesquisa também identificou que o desejo de compra está presente em todas as camadas da população, mas com maior destaque nas classes D e E, em que 87% afirmam que vão às compras ante 81% da classe C e 80% dos que estão na A e B.
Dia das Mães – Expectativa do setor de beleza e moda – e das homenageadas Cosméticos e roupas são as escolhas mais frequentes.
O estudo detalha que entre aqueles que já compraram ou pretendem comprar algum presente, a maioria dá preferência para cosméticos (47%) e roupas, indicada pelo mesmo percentual.
Dia das Mães – Chocolates também foram citados por 39% dos brasileiros. Assim como calçados, opção de presente de 29%. Na sequência aparecem as flores, com 28% das menções, cestas de café da manhã e alimentos personalizados (23%), eletrônicos (16%), serviços de relaxamento e autocuidado (13%) e livros, preferência de 7% dos entrevistados – Outras opções somam 1%.
Há 43 anos, o Duran Duran lançava o single ‘Hungry Like The Wolf’.
Escrita pelos integrantes da banda, a música foi produzida por Colin Thurston para o segundo álbum de estúdio do grupo, Rio.
A música foi lançada em maio de 1982 como o quinto single da banda no Reino Unido.
Chegou ao Nº 5 no UK Singles Chart , e recebeu uma certificação de ouro pela British Phonographic Industry (BPI).
O videoclipe de “Hungry Like the Wolf” foi dirigido por Russell Mulcahy e filmado nas selvas do Sri Lanka .
Embora a banda inicialmente não conseguiu entrar no mercado dos EUA, a MTV colocou o vídeo “Hungry Like the Wolf” em alta rotação.
Posteriormente, o grupo ganhou muita exposição; a música alcançou o Nº 3 na Billboard Hot 100 em março de 1983, e o Duran Duran se tornou uma sensação internacional.
O vídeo ganhou o primeiro Grammy de Melhor Vídeo Musical Curto em 1984.
4 de maio de 1984.
Há 38 anos era lançado o Ocean Rain.
É o quarto álbum de estúdio da banda inglesa de pós-punk Echo & the Bunnymen .
Ele chegou ao Nº 4 na UK Albums Chart – nº 87 na Billboard 200 dos Estados Unidos , nº 41 na Canadian RPM 100 Albums e nº 22 na parada sueca.
Desde 1984 o álbum foi certificado ouro pela British Phonographic Industry .
Ocean Rain inclui os singles ” The Killing Moon “, ” Silver ” e ” Seven Seas “.
A banda escreveu as músicas para o novo álbum em 1983.
No início de 1984, eles gravaram a maior parte do álbum em Paris usando uma orquestra de 35 peças, com outras sessões ocorrendo em Bath e Liverpool .
Receberam críticas mistas, o álbum foi originalmente lançado como LP e cassete em maio de 1984, antes de ser relançado em CD em agosto.
4 de maio de 1982.
Há 43 anos a banda The Cure lançava o seu quarto álbum de estúdio ”Pornography” pela Fiction Records e remasterizado em 2005 pelo Grupo Universal Music.
Foi precedido pelo single Charlotte Sometimes, que teve um sucesso muito relativo de acordo com as expectativas iniciais do grupo e serviu de revulsivo para compor um material com mais peso, já que a banda apontava para dois caminhos: o pop irônico, levemente punk e melodioso; e o pop deprê, cheio de climas desenhados por guitarras sem vigor.
Mas o álbum se tornou uma das pedras fundamentais do rock gótico
Ele foi gravado em estúdios RAK na cidade de Londres.
Cantor, compositor, produtor musical e multi-instrumentista.
Ele Começou a tocar aos doze anos de idade, muito precoce, formando uma banda inspirada nos Beatles chamada de Cave Man.
Contrariando o desejo de seu pai, de que também se tornasse militar, fugiu de casa antes de completar o colegial, percorrendo o Brasil com hippies.
Aos dezenove anos tocava no grupo Veludo Elétrico, com Fernando Gama e Paul de Castro.
Um ano depois, Lulu, Ritchie e Lobão formam a banda Vímana, da qual saiu expulso pelo ex-tecladisda do Yes, Patrick Moraz, por não concordar com os rumos que a banda acabou seguindo.
Uma apresentação sua com a banda no Hollywood Rock no verão de 1975, no Rio de Janeiro, material que pode ser vista no documentário Ritmo Alucinante.
Um dos maiores hitmakers brasileiros.
4 de maio de 1961.
Herbert Vianna, líder dos Paralamas do Sucesso, completa 64 anos.
Herbert Lemos de Souza Vianna, vocalista, guitarrista e principal compositor do grupo Os Paralamas do Sucesso, um dos grupos-base do rock brasileiro dos anos 80.
Ele nasceu na Paraíba, mas devido à vida militar de seu pai, o brigadeiro Hermano Viana, mudou-se ainda criança para Brasília, onde conheceu Bi Ribeiro.
Ao se mudarem para o Rio de Janeiro fundaram os Paralamas (mas alguns consideram os Paralamas parte da “turma de Brasília”, como Capital Inicial, Plebe Rude e Legião Urbana) com o amigo Vital Dias na bateria. Após substituírem Vital por João Barone, Herbert compôs a música “Vital e Sua Moto”, em homenagem ao amigo, a qual se tornou o primeiro sucesso dos Paralamas e que renderia o contrato com a EMI.