Pop Rock
Álcool – e a relaçao com o cancer
Publicado
3 meses agoon
Por
Urbana FMÁlcool – O consumo de álcool – e o câncer é um tema sério e amplamente estudado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e diversas outras instituições de pesquisa e saúde pública reconhecem o álcool como um fator de risco significativo para o desenvolvimento de vários tipos de doenças.
Como o álcool aumenta o risco de câncer?
Presente em bebidas alcoólicas como cerveja, vinho e destilados, é metabolizado no organismo em substâncias que podem danificar o DNA das células. Esse dano ao DNA é um dos principais mecanismos pelos quais o câncer se desenvolve. Além disso, o álcool pode aumentar a produção de radicais livres, moléculas instáveis que também podem causar danos celulares.
Tipos de câncer associados ao consumo:
O consumo de álcool está associado a um risco aumentado de desenvolver os seguintes tipos de câncer:
- Câncer de boca e faringe: O álcool, especialmente quando combinado com o tabaco, aumenta consideravelmente o risco de câncer nessas regiões.
- Câncer de laringe: Ele criaé um fator de risco independente para o câncer de laringe.
- Câncer de esôfago: A ingestão aumenta o risco de câncer de esôfago, especialmente quando consumido em grandes quantidades.
- Câncer de fígado: É uma das principais causas de cirrose hepática, uma condição que aumenta o risco de câncer de fígado.
- Câncer de mama: O álcool está associado a um risco aumentado de câncer de mama em mulheres, mesmo em quantidades moderadas.
- Câncer de cólon e reto: O consumo excessivo especialmente em homens, está associado a um risco aumentado de câncer coloretal.
Qualquer quantidade é prejudicial?
Não existe um nível seguro de consumo de álcool quando se trata de risco de câncer. Quanto maior a quantidade de álcool consumida, maior o risco de desenvolver câncer. Mesmo o consumo moderado de álcool pode aumentar o risco de certos tipos de câncer.
Recomendações:
A recomendação geral é evitar o consumo ou, se optar por beber, fazê-lo com moderação. A OMS e outras organizações de saúde pública enfatizam que a prevenção de sequelas é um motivo importante para limitar ou evitar o consumo de bebidas.
Outras informações importantes:
- O risco de câncer associado a bebida é aumentado pelo tabagismo. A combinação dos dois hábitos aumenta significativamente o risco de vários tipos de câncer.
- A genética também pode influenciar o risco de câncer relacionado. Algumas pessoas podem ser mais suscetíveis aos efeitos nocivos do que outras.
Se você tiver dúvidas sobre o consumo e o risco de câncer, converse com seu médico. Ele poderá fornecer informações mais personalizadas e esclarecer quaisquer dúvidas que você possa ter.
Apesar da recomendação da OMS, a implementação de rótulos de advertência em bebidas alcoólicas tem enfrentado resistência por parte da indústria de bebidas. No entanto, alguns países já começaram a adotar medidas nesse sentido.
Como conseguir ajuda
Atualmente, uma das formas de combate ao consumo de álcool, da Secretaria de Saúde é o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) que atende pessoas maiores de 16 anos, que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso nocivo e dependência de álcool e outras drogas.
Ongs e profissionais oferecem apoio de forma contínua, incluindo feriados e finais de semana, além de acolhimento noturno.
Alguns estados mantém parcerias com o grupo de Alcoólicos Anônimos (AA), que funciona em algumas unidades no RS.
O álcool estava presente no sangue de 44% dos condutores mortos em acidentes de trânsito em 2022.
O índice é cinco pontos percentuais maior que em 2021, quando foi detectado álcool em 39% dos condutores mortos.
Os percentuais anteriores mantinham-se relativamente estáveis desde quando o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS) passou a fazer o levantamento anual: em 2018 (37,6%), em 2019 (37,2%) e em 2020 (39,7%).
O estudo transversal é realizado a partir do cruzamento de dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) sobre acidentes de trânsito com morte e a base de resultados dos testes de alcoolemia (presença de álcool etílico na circulação sangüínea) feitos pelo Instituto-Geral de Perícia (IGP).
-
álcool
-
-
Você pode gostar
Pop Rock
Billions Club – “I Don’t Want To Miss A Thing” do Aerosmith ultrapassa 1 bilhão de plays no Spotify
Publicado
7 horas agoon
8 de maio de 2025Por
Amann OficialBillions Club é uma playlist lançada pelo Spotify e inclui todas as músicas que atingiram tal número de plays.
Aerosmith consagrou-se como o mais novo membro do Clube do Bilhão do Spotify com seu single “I Don’t Want To Miss A Thing”, de 1998. A faixa, que marcou presença no filme Armageddon, ultrapassou a marca de 1 bilhão de plays.
Billions Club — ou Clube do Bilhão — é uma playlist que foi lançada em 2020 pelo Spotify e inclui todas as músicas que atingiram tal número de plays no serviço de streaming. Após a conquista, os artistas são presenteados com uma placa especial.
Algumas das músicas que conseguiram essa marca são Paradise City do Guns N’Roses – Nothing Else Matters do Metallica – Paranoid do Black Sabbath, With Or Without You do U2 – Basket Case do Green Day, e Numb do Linkin Park entre outras.
Para celebrar a conquista, a banda expressou sua gratidão e felicidade nas redes sociais:
“I Don’t Want To Miss A Thing’ atingiu 1 BILHÃO de streams no @spotify! Obrigado, #BlueArmy.
Não teríamos conseguido sem vocês”, escreveu a conta oficial da Banda.
Billions Club – Nas redes sociais, a banda compartilhou uma foto simbólica: Tyler e Joe Perry, lado a lado, segurando o troféu do streaming como quem segura décadas de estrada, amor e saudade. “I Don’t Want To Miss A Thing” nunca foi apenas uma canção romântica — foi, e ainda é, um grito de apego em meio ao caos, um abraço desesperado contra o fim do mundo.
Contexto:
-
A música foi encomendada para a trilha sonora do filme “Armageddon”, estrelado por Bruce Willis e Liv Tyler (filha de Steven Tyler).
-
Inicialmente, a letra e a melodia eram destinadas a Celine Dion.
-
A pressão do prazo e a necessidade de uma balada poderosa para o filme levaram o Aerosmith a gravar a música, que se tornou um sucesso maior do que o previsto.
-
“I Don’t Wanna Miss a Thing” é uma das músicas mais pedidas em shows do Aerosmith e continua sendo uma balada icônica do rock.
Pop Rock
8 de maio no Passado a Limpo – The Cure 1979 – Rossana – Toto – Philip Bailey
Publicado
8 horas agoon
8 de maio de 2025Por
Amann Oficial8 de maio
Há 43 o grupo de Los Angeles, Toto, entravam na lista da Billboard Pop com ‘Rosanna’.
O single saiu do nº 81 até o topo.
Rossana foi nomeado Recorde do Ano no Grammy Awards de 1983.
8 de maio de 1979.
Há 46 anos a banda The Cure lançava o primeiro álbum de sua história o “Three Imaginary Boys”.
Robert Smith sempre disse que nunca gostou da arte criada para o disco.
O álbum foi muito bem recebido pela crítica, Dave McCullough elogiou-o em uma avaliação de cinco estrelas e observou: “The Cure está indo para algum lugar diferente, em cada faixa, as idéias são surpreendentes”.
Clássicos góticos como o “10:15 Saturday Night” e “Three Imaginary Boys”.
Passado a limpo + 8 de maio de 1951.
Happy Birthday ao Philip James Bailey.
Cantor, compositor e percussionista norte-americano, mais conhecido como um dos primeiros membros e um dos dois vocalistas (junto com o fundador do grupo Maurice White) da banda Earth, Wind & Fire.
Bailey foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll e no Hall da Fama do Grupo Vocal como membro do Earth, Wind & Fire, além de ser incluído no Songwriters Hall of Fame por seu trabalho com a banda
Bailey lançou vários álbuns solo. Chinese Wall de 1984, recebeu uma indicação ao Grammy de Melhor Performance Vocal R&B Masculina.
Este LP incluiu o single de sucesso “Easy Lover”, um dueto com Phil Collins, que ganhou o MTV Video Music Award de Melhor Performance Geral em Vídeo em 1985, foi indicado ao American Music Award na categoria Pop/Rock Favorito. Vídeo, e ganhou uma indicação ao Grammy de Melhor Performance Pop de Duo ou Grupo com Vocais.
Ele ganhou ao todo sete Grammys de vinte e uma indicações.
Em maio de 2008, Bailey recebeu um Doutorado Honorário em Música da Berklee College of Music.
Pop Rock
A partida da Rainha do Rock brasileiro.
Publicado
9 horas agoon
8 de maio de 2025Por
Amann OficialPassado a limpo + Em 8 de maio de 2023.
Há dois falecia a Madre Superiora do Rock Rita Lee, aos 75 anos, depois de uma dura batalha de dois anos contra um câncer de pulmão. Ela estava em sua casa, localizada em São Paulo.
Rita Lee Jones de Carvalho, a lendária cantora, compositora e ícone da música brasileira, faleceu em 8 de maio de 2023, em sua residência em São Paulo, aos 75 anos.
A causa da morte foi um câncer de pulmão, com o qual lutava desde 2021.
Ela lançou mais de 30 discos e vendeu cerca de 60 milhões de cópias.
Sua carreira começou na década de 60, quando fez parte de bandas como Os Mutantes e Tutti Frutti, além de uma carreira solo marcante com hits como “Mania de Você” e “Lança Perfume.”
Rita Lee – também deixou sua marca como escritora e atriz, participando de novelas e programas de TV.
Ela era uma artista completa, com talento em várias áreas além da música, como a escrita de livros infantis e a atuação.
Sua presença carismática e suas letras ousadas fizeram dela uma figura icônica na cultura brasileira.
Pioneira em vários aspectos, desafiando convenções e inovando tanto na música quanto no entretenimento.
Um legado inesquecível:
Rita Lee deixou um legado inigualável na música brasileira, sendo considerada por muitos a “Rainha do Rock”. Sua carreira, iniciada ainda na década de 1960, foi marcada por uma versatilidade musical impressionante, com influências que iam do rock ao pop, passando pela MPB.
- Os Mutantes:Uma das primeiras bandas de rock brasileiras, Os Mutantes, com Rita Lee, revolucionou a música brasileira com um som experimental e letras poéticas.
- Carreira solo:Após os Mutantes, Rita Lee construiu uma carreira solo de grande sucesso, com hits como “Mania de Você”, “Agora Só Falta Você”, “Lança Perfume” e muitos outros.
- Ativista:Além de sua música, Rita Lee sempre foi uma voz ativa em defesa dos direitos humanos e da liberdade de expressão.
Últimas
Billions Club – “I Don’t Want To Miss A Thing” do Aerosmith ultrapassa 1 bilhão de plays no Spotify
Billions Club é uma playlist lançada pelo Spotify e inclui todas as músicas que atingiram tal número de plays. Aerosmith consagrou-se...
Exposição – Memórias da enchente de 2024 ganham espaço de reflexão e educação ambiental no Espaço Cultural Dr. Liberato
Exposição “Caminhos das Águas” iniciou nesta segunda-feira (5) e vai até dia 31 de maio O Centro Municipal de Educação...
8 de maio no Passado a Limpo – The Cure 1979 – Rossana – Toto – Philip Bailey
8 de maio Há 43 o grupo de Los Angeles, Toto, entravam na lista da Billboard Pop com ‘Rosanna’. ...
A partida da Rainha do Rock brasileiro.
Passado a limpo + Em 8 de maio de 2023. Há dois falecia a Madre Superiora do Rock Rita Lee, aos...
Conselho Comunitário 2025 resgata a força da participação popular em Campo Bom
Entre os dias 25 de março e 30 de abril de 2025, a Prefeitura de Campo Bom promoveu 15 reuniões...
Max divulga trailer de documentário “Rita Lee: mania de você”.
Max lançou o trailer do documentário “Rita Lee: Mania de Você”, revelando detalhes inéditos da vida da icônica cantora brasileira....
Lupo Sport Lança ação “A Meia do Corredor” e quer conexão com a comunidade da corrida
A Lupo Sport, marca esportiva do Grupo Lupo, anuncia o projeto “A Meia do Corredor”, iniciativa que coloca à prova três...
07 de maio – Passado a Limpo – Pink Floyd – OMD – The Human League
7 de maio de 1991. Hoje era lançado o “Sugar Tax” é o 8º álbum de estúdio da Orchestral Maneuvers...
Café Rock Brasil – Garotos da Rua – Hanoi Hanoi – Os Paralamas
Café Rock Brasil GAROTOS DA RUA – VOCÊ É TUDO O QUE EU QUERO Em 1985, é lançado o primeiro...
Plano de devolução de descontos deve sair até a próxima semana, diz presidente do INSS
Plano de devolução – “Pela pressa e pela agilidade que o presidente da República nos deu, creio que todo o...