Call Me – Passado a limpo + 29 de janeiro de 1980.
O single foi gravado em agosto de 1979, produzida por produtor italiano Giorgio Moroder e lançado em janeiro de 1980.
Uma semana depois, estava na trilha sonora do filme “Gigolô Americano”, protagonizado por Richard Gere.
A conexão com a trilha sonora, especialmente a música “Call Me”, é interessante porque transmite uma sensação de sensualidade e, ao mesmo tempo, uma tensão velada que combina bem com o clima do filme.
A música, aliás, abre o longa-metragem, em cena com Richard Gere dirigindo na estrada.
Logo depois o clássico emplacou o nº 1 na Billboard Hot 100, por seis semanas consecutivas.
A faixa é conhecida por ser a mais renomada da banda de New Wave, e tem uma história interessante por trás de sua produção.
No início, a ideia era trazer Stevie Nicks, do Fleetwood Mac , para interpretar a canção.
Porém, devido a impasses com seu contrato, a cantora recusou a oferta.
“Call Me” – foi o single mais vendido de 1980 e o maior hit do Blondie.
Possivelmente, é a música mais famosa da banda norte-americana.
Curioso é que ela não entraria em nenhum disco original deles, erro corrigido somente em 2001, quando do relançamento de Autoamerican.
Sensualidade e tensão: A letra sugestiva e o ritmo contagiante de “Call Me” evocam uma sensação de desejo e antecipação, intensificando a tensão entre os personagens.
Essa combinação de elementos cria uma atmosfera eletrizante que prende a atenção do espectador.
Clima do filme: A música parece ter sido composta especialmente para o filme, complementando as cenas de forma perfeita.
Seja em momentos de aproximação entre os personagens ou em situações mais tensas, “Call Me” intensifica as emoções e eleva a experiência do espectador.
Memória musical: A música cria uma memória musical associada ao filme, fazendo com que o espectador se lembre da obra por muito tempo após assisti-la.
A canção se torna um elemento marcante da narrativa, contribuindo para a imersão do público na história.
O sucesso de “Call Me” em sua terra natal ficou bem claro, pois o single ficou entre as 100 mais tocadas da Billboard por mais de 15 semanas, 6 delas em 1º lugar.
O grupo já havia conquistado seus espaço no Reino Unido com o lançamento de Parallel Lines e, portanto, seus fãs britânicos não deixaram de demonstrar sua satisfação.
O single entrou nas paradas britânicas, onde permaneceu por 10 semanas, chegando a alcançar também o 1º lugar.
História da canção
A canção foi composta e produzida por Giorgio Moroder, e a letra foi escrita por Debbie Harry, vocalista da banda.
Foi lançada como single no início de 1980 e ficou no topo da Billboard Hot 100 por seis semanas consecutivas.
Também chegou ao topo das paradas britânica e canadense.
Em 1981, foi indicada a vários prêmios, incluindo o Grammy de Melhor Performance de Rock e o Globo de Ouro de Melhor Canção Original.
Em 2014, a banda regravou a canção para o álbum compilado Greatest Hits Deluxe Redux.
Relação com o filme
“Call Me” foi o tema do filme American Gigolo, de 1980.
A canção também foi usada no filme A Noiva de Chucky.
Happy Birthday ao Steven Patrick Morrissey, Cantor e compositor inglês, ex-vocalista e letrista da banda The Smiths.
O cara é um símbolo dos anos 80 e do rock mundial.
Em 1987 quando a banda acabou o Morrissey desenvolveu uma carreira solo bem-sucedida e é um dos poucos artistas a ter músicas no Top 10 de vendas de discos do Reino Unido em três décadas diferentes.
O jovem Morrissey passou a infância na região de Manchester onde a violência durante a juventude marcou e influenciou as suas canções.
Casos como o serial Killer The Moors e a perseguição dos ingleses contra os imigrantes irlandeses, deram um rumo ao jovem Morrissey.
Pra quem é fã e acompanha a obra, pode notar uma oscilação entre sensações de alegria e sensações sombrias, só que o genial Morrissey continua tendo um talento especial para encontrar a melodia mais elegante na sua expressão de arte.
Quando a banda se separou em 1987, Morrissey começou uma carreira solo.
O Viva Hate foi lançado em março de 1988, seis meses após a separação dos Smiths.
Seu parceiro musical neste disco foi o produtor de sua ex-banda, Stephen Street, e teve a participação do guitarrista Vini Reilly, do Durutti Column.
As músicas “Suedehead” e “Everyday is like Sunday” (seus dois primeiros singles na carreira solo) fizeram bastante sucesso.
Entre suas principais influências podem encontrar artistas como Oscar Wilde e Goethe. Também é fã de música pop e cinema.
Clássicos que entraram na parada mundial
“Heaven Knows I’m Miserable Now” nº 10º no Reino Unido – 1984
“Suedehead” nº 5º no Reino Unido – 1988, e mais de 15 outros singles no Top 40 do Reino Unido.
A música de Morrissey sempre foi dramática e suas letras pulsam uma sinceridade que apaixona ou incomoda profundamente os ouvintes.
No Brasil, o cara influenciou o nascimento da Legião Urbana.
O Brasil está de malas prontas para conquistar seu lugar de destaque no cenário global do turismo.
Em clima de otimismo e transformação, o Visit Brasil Summit marcou o lançamento do Plano Brasis, uma nova estratégia de marketing internacional que promete reposicionar o país no mapa do turismo mundial com foco na diversidade cultural, sustentabilidade e inovação.
Para ter uma ideia o Brasil recebeu 4.425.888 turistas internacionais entre janeiro e abril de 2025 — um número que equivale a mais de 56 estádios do Maracanã completamente lotados.
É o melhor resultado já registrado para o primeiro quadrimestre desde 1970, refletindo o crescente interesse global pelas riquezas naturais e culturais do país.
Os dados são do Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal.
Em valores os gastos de turistas internacionais no Brasil bateram recorde no primeiro trimestre de 2025, movimentando US$ 2,401 bilhões entre janeiro e março.
O valor representa um crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2024, consolidando o melhor desempenho da série histórica para o turismo receptivo nacional.
Há 63 anos nascia o cantor e compositor Roberto Frejat no Rio.
Famoso por ser um dos fundadores do Barão Vermelho e grande parceiro de Cazuza em composições.
Ainda se espera que o celebrado Frejat, seja reconhecido pela sua importância ao Pop Rock Nacional.
Ele foi criador e responsável por clássicos como ‘Ideologia’, ‘Blues da piedade’, ‘Todo amor que houver nessa vida’ e ‘Pro dia nascer feliz’, um dia ele vai ter a importância e o tamanho dessas obras.
21 de maio de 1990.
Há 34 anos, o Erasure lançava o single ‘Star’
Ela foi lançada como o quarto single europeu (e terceiro norte-americano) do quarto álbum de estúdio do grupo, Wild! (1989).
Descrita como uma faixa de dance music direta com elementos de discoteca, foi escrita pelos membros do grupo Vince Clarke e Andy Bell.
O conteúdo lírico claramente referenciando a guerra nuclear: A própria forma de música de protesto do Erasure.
Quando lançada a faixa foi ligeiramente remixada para o rádio, trazendo elementos de guitarra acústica e várias partes vocais de fundo na mixagem.
21 de maio de 1980.
Hoje era lançado o The Empire Strikes Back.
Inicialmente recebeu críticas mistas, mas desde então tem crescido em grande estima, tornando-se o filme mais aclamado pela crítica da saga Star Wars; hoje é amplamente considerado como um dos melhores filmes de todos os tempos.
O filme foi dirigido por Irvin Kershner e estrelado por Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Billy Dee Williams e Anthony Daniels.
Ele é baseado no universo criado por George Lucas, no Brasil o longa recebeu o título ‘Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca’, segundo título e um clássico da franquia Star Wars.
21 de maio de 1984.
Já se passaram 41 anos, desde que a Banda Inglesa The Smiths lançaram o single Heaven Knows I’m Miserable Now.
O single um dos mais maravilhosos da banda e chegou ao nº 10 na parada de singles do Reino Unido, tornando-se o primeiro top dez da banda.
Mais tarde, foi incluída na coletânea Hatful of Hollow.
Ela está listada como uma das 500 canções que moldaram o rock and roll segundo o Rock and Roll Hall of Fame.
Isso se deve a atenção meticulosa do Morrissey à sua arte e, no processo da criação de clássicos, isso permitiu uma rica reflexão dos temas estéticos por trás dos The Smiths e de seu próprio trabalho solo
21 de maio de 1982.
Há 43 anos a banda Queen lançava o álbum “Hot Space” na Europa, no mercado norte-americano ele foi lançado quatro dias depois.
O disco marca uma notável mudança da direção de seus trabalhos anteriores, a banda empregou muitos elementos da música disco, do funk, do R&B, da dance music e do pop no álbum, sendo parcialmente influenciado pelo sucesso de seu hit de 1980 “Another One Bites the Dust”.
Isso fez com que o álbum fosse menos popular entre os fãs que preferiam o estilo do rock tradicional que eles já associavam com a banda
Ele foi gravado nos estúdios Mountain de Montreux, Suíça e nos estúdios Musicland na Alemanha, entre setembro de 1981 e março de 1982.
O álbum foi o Nº 4 nos gráficos, sendo disco de Ouro.