Pop Rock
Uma das músicas mais impactantes dos anos 80.
Publicado
19 horas agoon
Por
Amann OficialO grupo pós-punk inglês Public Image Ltd (ou simplesmente PIL) liderado por John Lydon (também conhecido como Johnny Rotten), vocalista da legendária banda Sex Pistols – lançou “RISE” em 21 de janeiro de 1986.
Ele foi o primeiro single de álbum e o seu quinto álbum de estúdio.
A música foi escrita por John Lydon e Bill Laswell sobre o apartheid na África do Sul, especificamente sobre Nelson Mandela, como Lydon afirmou em uma entrevista de 2013 ao Glastonbury.
Lydon também se referiu a supostas técnicas de interrogatório da Royal Ulster Constabulary, como tortura elétrica, em uma entrevista da MTV em 1987.
I could be wrong I could be right but – “Rise” foi um dos melhores esforços do PIL porque Lydon e o produtor Bill Laswell não se importavam com regras e com o que deveria ou não ser.
Já haviam se passaram seis anos desde que John Lydon escapou dos destroços dos Sex Pistols e formou a Public Image Ltd.
Gravados durante as sessões do LP ‘Álbum’ foram montados Lydon e o baixista Laswell e um elenco impressionante de músicos de estúdio, incluindo os bateristas Ginger Baker e Tony Williams, os guitarristas Steve Vai e Nicky Skopelitis, o programador Fairlight Ryuichi Sakamoto e o violinista elétrico Shankar.
John Lydon aqui é tão brutalmente honesto e franco como sempre com hipócritas, mentirosos e tolos, ao mesmo tempo que confessa que ele próprio poderia ser qualquer um dos três.
“Rise” teve uma aceitação unânime, chegando à 11ª posição nas paradas britânicas. Apesar de dizer que o PiL tinha mais público na América e que era mais respeitado lá por seu trabalho com ele do que com os Sex Pistols, sua grande audiência ainda estava no Reino Unido.
Um single hipnótico e pesado ‘Rise’, apresenta a frase “raiva é uma energia” de Lydon e o refrão sempre tão cativante “que a estrada suba com você”. Após o sucesso de “Rise”, Lydon comentou:
“Isso me provou que eu poderia trabalhar com qualquer pessoa, tanto o melhor quanto o pior”.
A música contém a frase ‘que a estrada suba com você’, que é uma tradução direta da antiga bênção irlandesa “go n-éirí an bóthar leat” (geralmente traduzida como “que a estrada se levante para encontrá-lo”).
A frase “raiva é uma energia” tornou-se o título da autobiografia de Lydon em 2014.
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Pop Rock
The Weeknd realmente publicou fotos com Giorgio Moroder em um estúdio.
Publicado
10 horas agoon
21 de janeiro de 2025Por
Amann OficialIsso gerou bastante expectativa nos fãs, já que Moroder é um produtor lendário, conhecido como o “pai da disco music”.
O que sabemos sobre essa colaboração:
- Inspiração: The Weeknd declarou que Giorgio é uma grande inspiração para seu novo álbum. A influência de Moroder sempre esteve presente em suas músicas, mas desta vez ele está buscando aprimorar ainda mais essa conexão, especialmente com os sintetizadores operísticos, inspirados em “Scarface”. Ele descreve o novo álbum quase como uma ópera.
- “Hurry Up Tomorrow”: Ao que tudo indica, a colaboração entre The Weeknd e Giorgio Moroder estará presente no novo álbum de The Weeknd, intitulado “Hurry Up Tomorrow”. Este álbum está previsto para completar uma trilogia.
- Contribuições de Moroder: Giorgio Moroder confirmou sua participação no álbum, com contribuições em teclados, arranjos e vocais. Ele expressou entusiasmo em continuar a “unir o passado e o futuro com Abel (The Weeknd), criando algo atemporal e inovador”.
Quem é Giorgio Moroder?
Giorgio Moroder é um compositor e produtor musical italiano, pioneiro da música eletrônica e disco. Ele é conhecido por seu trabalho com sintetizadores e por produzir músicas icônicas para filmes como “Flashdance”, “Scarface” e “Top Gun”, além de colaborar com artistas como Donna Summer, David Bowie e Daft Punk.
A colaboração entre The Weeknd e Giorgio Moroder promete ser um encontro de gerações e estilos musicais, resultando em um trabalho inovador e memorável. Fique ligado para mais novidades sobre “Hurry Up Tomorrow”!
Pop Rock
O álbum é uma crítica direta ao capitalismo – Animals – Um conto de fadas – Ou Tirania Opressiva.
Publicado
19 horas agoon
21 de janeiro de 2025Por
Amann OficialPassado a Limpo + 21 de janeiro de 1977.
Há 48 anos era lançado o álbum ‘Animals’.
É o 10º disco de estúdio da banda britânica de rock progressivo Pink Floyd, lançado através da Harvest/EMI no Reino Unido e da Columbia Records nos Estados Unidos.
É um álbum conceitual que critica de forma mordaz as condições sociopolíticas da Inglaterra dos anos 1970 e que apresenta uma mudança no estilo musical em relação ao seu trabalho anterior, Wish You Were Here.
A gravação foi feita nos estúdios da banda – Britannia Row, em Londres.
Obteve críticas mistas no Reino Unido, apesar de ter alcançado o número dois de vendas. Também foi um sucesso de vendas nos EUA, onde chegou ao lugar número três da Billboard 200.
O disco é baseado no livro Animal Farm (A Revolução dos Bichos), de George Orwell, em que equipara os humanos a cada um dos três animais do livro: os cães são usados para representarem os homens da lei; os porcos os políticos corruptos e moralistas; e as ovelhas, que sem pensamento próprio, cegamente seguem um líder.
Enquanto o romance concentra-se no comunismo, o álbum é uma crítica direta ao capitalismo e, embora ambos defendam os ideais do socialismo democrático, o álbum têm diferenças em relação ao livro, que a ovelha se rebele e domine os seus opressores
A imagem da capa do álbum, um porco flutuando entre duas das chaminés da estação elétrica Battersea Power Station, foi desenhada pelo compositor e baixista Roger Waters e produzida pelo colaborador habitual dos Pink Floyd, Hipgnosis.
Ele foi um best-seller nos EUA, onde chegou ao nº3 na lista da Billboard 200.
Apesar de apenas permanecer nas listas norte-americanas por seis meses, as vendas constantes fizeram com que fosse certificado platina quatro vezes pela RIAA.
O tamanho dos recintos de sua turnê promocional In the Flesh, somado a um incidente em que o comportamento dos seguidores fez Waters cuspir em um deles, serviu de tema para o baixista compor o próximo álbum de estúdio da banda, o clássico ‘’The Wall’’.
Pop Rock
15 músicas que marcaram os anos 2000.
Publicado
19 horas agoon
21 de janeiro de 2025Por
Amann OficialA década de 2000 foi um período vibrante para a música mundial, com uma grande variedade de gêneros e artistas que dominaram as paradas.
Estilos e tendências que refletiram a mudança nas tecnologias de produção musical, além de influências de diferentes culturas ao redor do mundo.
15 músicas que marcaram os anos 2000.
Single Ladies – (Put A Ring On It) — Beyoncé – 2008.
- O clipe foi filmado em preto e branco e apresenta uma coreografia J-Setting.
- O clipe foi parodiado diversas vezes e foi indicado a nove categorias nos MTV Video Music Awards de 2009.
- O tema central é sobre uma pessoa que gostaria de ter sido assumida em um relacionamento, mas que não se abala por isso.
- A canção foi composta pela cantora em parceria com Thaddis “Kuk” Harrell, Christopher “Tricky” Stewarte The-Dream. A produção também foi feita por Beyoncé,Stewarte The-Dream.
Hey Ya! — Outkast – 2003.
- A canção ficou entre as mais tocadas no início dos anos 2000.
- A melodia é bem alto astral, mas a letra trata de um – relacionamento amoroso que não caminhava muito bem.
- canção, lançada como principal single da parte de André, dominou rádios e canais de televisão no mundo inteiro.
Numb — Linkin Park – 2003.
- O vídeo foi carregado pela primeira vez na plataforma de streaming de vídeo em 5 de março de 2007 e só em 2020 ele finalmente atingiu a marca de um bilhão.
- Levou apenas mais três anos para os fãs dobrarem essa contagem de visualizações, o que é um feito realmente impressionante.
- E em março do ano passado, “Numb” também atingiu um bilhão de streams no Spotify.
Clocks – Coldplay – 2002.
- Um clássico da banda inglesa de rock alternativo.
- Foi escrita por todos membros da banda para o seu segundo álbum de estúdio, A Rush of Blood to the Head.
- Construído em torno de um riff de piano que se repete, a canção tem letras enigmáticas de contraste e temas de urgência.
- “Clocks” venceu na categoria Gravação do Ano no Grammy Awards de 2004, e é até hoje, uma das canções de maior sucesso do Coldplay.
Beautiful Day – U2 – 2000.
- Segundo o vocalista Bono, a música é sobre um homem que perdeu tudo, mas que acaba encontrando alegria.
- A revista Blender interpretou a canção como uma visão de abandonar as coisas materiais e encontrar a graça do mundo em si mesmo.
- Tudo está desabando ao seu redor e você apenas pensa: “It’s a beautiful day, the sky falls / And you feel like it’s a beautiful day”.
She Will Be Loved – Maroon 5 – 2004.
- O videoclipe de “She Will Be Loved” mostra um jovem que se apaixona pela mãe socialite de sua namorada.
- A mãe não está recebendo amor de seu marido e se volta para Levine em busca de conforto depois que ele descobre que ela foi espancada até ficar inconsciente por seu marido.
A Thousand Miles – Vanessa Carlton – 2001.
- A música estreou publicamente na trilha sonora de Legalmente Loira (2001).
- Após o lançamento da música, ela subiu nas paradas e atingiu o número 5 na Billboard, e acabou se tornando um dos maiores sucessos pop de 2002.
- Em alguns países, como a Austrália, ela até atingiu o número 1. No Grammy de 2003, a música foi indicada para Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Arranjo Instrumental com Vocais.
Dont Know Why – Norah Jones – 2001
- A música “Don’t Know Why” é um clássico moderno e elegante que transmite sentimentos universais de arrependimento e complexidade emocional.
- A canção é caracterizada por sua simplicidade e luxo, com um arranjo que combina elementos de jazz e pop.
I’m Like A Bird – Nelly Furtado – 2000
- Este é o single de estreia da Nelly, de 2000. Tem um som meio onírico, e é uma grande mudança em relação ao seu trabalho posterior, só mostra o quanto sua música era subestimada.
- Ela foi escrita por pela Nelly Furtada e produzida por Gerald Eaton e Brian West.
- Lançada como primeiro single do álbum a 25 de setembro de 2000, tornou-se um êxito mundial no ano seguinte, atingindo o primeiro lugar em Portugal, o segundo lugar na Austrália e Nova Zelândia, o quinto lugar no Reino Unido e o nono lugar nos Estados Unidos.
- Foi a oitava canção mais tocada nas rádios canadianas em 2001.
Thank You – Dido – 2000.
- A música foi escrita e produzida pela cantora e compositora Didoe foi apresentada ao público pela primeira vez em 1998, como parte da trilha sonora do filme Sliding Doors.
- Em 2001, a canção atingiu o número 3 da Billboard Hot 100e manteve o lugar por 3 semanas, tornando-se o primeiro e único trabalho de Dido top três nos Estados Unidos.
- No Reino Unido, o single chegou ao nº 3 no mercado norte-americano.
Behind Blue Eyes – Limp Bizkit – 2003.
- O single foi escrito originalmente por Pete Townshendem 1969, da banda The Who,mas só foi lançada em 1971.
- Na nova versão o videoclipe apresenta a atriz ganhadora do Oscar Halle Berry, que contém cenas do filme Gothika, estrelado por Berry.
- Ele retrata o vocalista de Berry e Limp Bizkit, Fred Durst, em um relacionamento semelhante ao enredo do filme.
Seven Nation Army – The White Stripes – 2003
- É uma canção do duo norte-americano The White Stripes, composta em 2003 para o álbum Elephants.
- A música se tornou um hino esportivo, sendo adotada por torcidas de futebol, clubes de futebol e outras modalidades esportivas.
- A letra, como em muitos rocks, forma mais uma atmosfera poética do que algo literalmente compreensível.
- A tensão e a ameaça nua e crua são anunciadas logo de cara pelos primeiros acordes de guitarra (Jack tira sons que parecem de um contrabaixo) e um vocal frágil e sarcástico:
Bring Me To Life – Evanescence – 2003.
- Se eu ainda gosto de ‘Bring Me to Life’? Eu realmente gosto.
- É linda. A progressão no início, a maneira como o acorde vai e volta com apenas a nota do meio mudando, isso é tão eu.
- Eu sempre me pego voltando para essa vibe. Então, sim, eu ainda amo essa música, a letra, tudo isso.
- A energia que o rap pós-ponte traz é realmente especial.”
Californication – Red Hot Chilli Peppers – 2000.
- Gravado em 1999, e lançado em junho de 2000 – Ele é um singlede sucesso do sexto álbum da banda.
- Marcante desde os primeiros acordes, a músicatem um clipe icônico com o jeitão de videogame, em que cada integrante supera um desafio.
- Mesmo trazendo uma melodia contagiante, a música trata de um lado obscuro da fama em sua letra, com críticas ao estilo de vida americano em cada estrofe.
Big Girls Don’t Cry — Fergie – 2006.
– A canção Big Girls Don’t Cry foi um marco na carreira de Fergie.
- O hit mundial foi um verdadeiro sucesso entre 2006 e 2007 e ficou em primeiro no lugar em países como Estados Unidos e Austrália.
- A música reconhece que mesmo mulheres adultas, que são vistas como fortes e independentes, sentem dor, tristeza e precisam lidar com emoções difíceis. Isso quebra o estigma de que “mulheres fortes não choram” e valida a experiência emocional feminina.
- Mas a poderosa Fergie criou esse legado para todas as mulheres e pessoas que se identificarem afirmando que garotas crescidas choram sim.
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