O vocabulário está ligado às artes plásticas, por isso, palavras como “traços”, “sombra” são alternadas com reflexões do eu-lírico sobre o objeto amado.
Em seguida, mais palavras relacionadas à pintura, como “carvão”, “pontos de fuga” 50, “tela”, “paleta”, “cavalete” são novamente interrompidas pelos pensamentos do eu-lírico.
A proposta da letra é bastante criativa.
Traz a pintura para o mundo das palavras num mundo sem cor e esperança.
São duas manifestações artísticas distintas que aqui se unem, formando uma declaração de amor das mais originais. O ouvinte/leitor é capaz de criar a imagem das situações vividas e idealizadas através das palavras: “De você fiz o desenho mais perfeito que se fez: / Os traços copiei do que não aconteceu. / As cores que escolhi, entre as tintas que inventei, “. É a descrição do processo de idealização do objeto amado
Acrilic On Canvas – Uma tela imaginária em acrílico, (acrilic on canvas = acrílico sobre tela), feita com o material de enxoval e inspirada em uma família com 1 filho, em um desabafo com aquilo que nunca aconteceu.
Preparei a minha tela com pedaços de lençóis que não chegamos a sujar.
A armação fiz com madeira da janela do seu quarto. Do portão da sua casa fiz paleta e cavalete. E com as lágrimas que não brincaram com você destilei óleo de linhaça.
E da sua cama arranquei pedaços, que talhei em estiletes de tamanhos diferentes. E fiz, então, pincéis com seus cabelos.
Fiz carvão do batom que roubei de você e com ele marquei dois pontos de fuga, e rabisquei meu horizonte.
E era sempre “não foi por mal. Eu juro que não foi por mal.
Eu não queria machucar você. Prometo que isso nunca vai acontecer mais uma vez.”
A música termina com uma reflexão sobre a inutilidade de tentar reter o passado e a aceitação de que a saudade sentida é uma criação própria, uma tentativa de dar cor a um amor que já não existe mais.
Café teria relação com memória turbinada, combate a doenças cognitivas e melhora do humor; entenda como o consumo adequado pode ser positivo para o corpo.
Já parou para pensar por que aquela primeira xícara de café parece despertar não só o corpo, mas também a mente?
Muito além de um simples ritual pela manhã, ele pode funcionar como um combustível para o desempenho cognitivo e equilíbrio emocional — desde que usado com moderação.
Pesquisas recentes começam a destrinchar o mecanismo neuroquímico complexo que torna da bebida um potencial aliado não só daqueles que precisam de mais algumas horas despertos, mas também de quem quer melhorar a memória e o humor.
Combustível para o cérebro: estudos apontam relação entre consumo e melhora na saúde mental” reflete achados científicos recentes que sugerem uma ligação entre o consumo de café e benefícios para a saúde mental.
Aumento da atenção e foco: A cafeína bloqueia a adenosina, um neurotransmissor que causa sono e relaxamento, resultando em maior atividade neuronal e liberação de outros neurotransmissores que aumentam o estado de alerta e a concentração.
Melhora da memória: Estudos indicam que o consumo moderado pode melhorar a memória de curto e longo prazo, além de auxiliar na consolidação de novas informações.
Proteção contra doenças neurodegenerativas: O consumo regular de café tem sido associado a um menor risco de desenvolver doenças como Alzheimer e Parkinson. Acredita-se que a cafeína exerça um efeito neuroprotetor, além de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Melhora do desempenho cognitivo: A cafeína pode melhorar diversas funções cognitivas, incluindo raciocínio e tempo de reação.
Pontos de atenção:
Consumo excessivo: O consumo exagerado pode levar a efeitos negativos como ansiedade, insônia, irritabilidade e aumento da pressão arterial.
Sensibilidade individual: Os efeitos da cafeína podem variar de pessoa para pessoa, dependendo de fatores genéticos e individuais.
Horário de consumo: O consumo especialmente no final do dia, pode interferir na qualidade do sono.
Em resumo:
Estudos sugerem que o consumo moderado pode trazer diversos benefícios para a saúde mental e a função cognitiva, atuando como um “combustível” para o cérebro.
No entanto, é importante estar atento à quantidade consumida e à resposta individual do organismo para evitar efeitos adversos. Consultar um profissional de saúde pode ajudar a determinar a quantidade ideal de consumo para cada pessoa.
Entre os tipos de produtos mais coletados, os televisores estão primeiro lugar
Aqui alguns dados do programa de logística reversa da Samsung, o Samsung Recicla, iniciativa o descarte correto dos seus produtos eletrônicos quebrados e sem uso, destinando-os a um processo de reciclagem que respeita o meio ambiente.
Em 2024, o projeto registrou um aumento de 58% no volume de resíduos eletrônicos coletados e destinados à reciclagem em comparação ao ano anterior.
Entre os tipos de produtos mais coletados e enviados à reciclagem, a Samsung apontou os televisores em primeiro lugar, seguidos por baterias, máquinas lava e seca, refrigeradores e dispositivos móveis/tablets, respectivamente.
Além disso, o balanço de massa ecológica eficiente entre os anos de 2023 e 2024, equivalem à preservação de energia em cerca de 555 mil casas, 122 mil caixas d’agua preservadas, 16 campos de futebol sem árvores desmatadas e 178 mil tanques de combustível sem emissão de CO2.
O Programa de Reciclagem
O Programa de Reciclagem Samsung Recicla oferece descarte gratuito e ecologicamente correto para produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, tais como baterias, celulares, notebooks, refrigeradores, máquinas de lavar e demais produtos quebrados, usados ou sem uso.
Com O Recicla ajudamos a cuidar do meio ambiente!
O Programa de Reciclagem Samsung integra o compromisso para o desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social da empresa. Atualmente, o programa conta com centenas de pontos de coleta em lojas e assistência técnicas, destinados ao recebimento de pilhas, baterias, acessórios, celulares, tablets e notebooks pós-consumo de qualquer marca.
Demais produtos Samsung também são coletados pela empresa, oferecendo ao consumidor a oportunidade de contribuir com a redução do impacto ambiental ao realizar o descarte adequado e seguro de lixo eletrônico.
Como fazer o descarte correto de eletrônicos e eletroeletrônicos?
Produtos de pequeno e médio porte
Descarte
Para produtos de pequeno porte de qualquer marca como: celular, tablet, acessórios, pilhas e baterias o descarte* deverá ser realizado sempre em uma de nossas urnas de coleta localizadas em nossas assistências técnicas autorizadas ou nas lojas Samsung distribuídas por todo o país.
Troca Smart
O seu smartphone, tablet ou smartwatch usados podem valer descontos
na compra de um novo produto do Ecossistema Galaxy.
Produtos de grande porte
Descarte
O consumidor que pretende descartar produtos de grande porte como refrigeradores, lavadoras, lava e seca, ar condicionado e televisores acima de 40, deve entrar em contato com a Samsung por meio de nossos canais digitais para o agendamento e coleta ser realizado em sua residência.
Eco troca
A sua TV, Refrigerador, Maquina de Lavar, Aspirador de Pó ou Ar Condicionado podem valer descontos na compra de um novo produto Samsung.
Samsung Recicla – Encontre o ponto de coleta mais próximo!
Produtos de Pequeno Porte.
Mais de 30% dos brasileiros não sabem o que é lixo eletrônico.
Uma pesquisa divulgada pela Green Eletron, gestora sem fins lucrativos de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, mostra que 33% dos brasileiros acreditam que seja algo digital, como e-mails, spam, fotos ou arquivos.
A pesquisa mostrou ainda que 87% da população guarda algum tipo de eletroeletrônico sem utilidade em casa por mais de 2 meses e 25% nunca levou seus resíduos eletrônicos até um ponto de coleta, ou PEV
Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, celebrado em 23 de abril, é uma data que visa homenagear os livros e seus autores, além de incentivar a leitura e a cultura em todo o mundo.
A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1995, em homenagem a autores como William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega, que faleceram em 23 de abril de 1616.
Neste ano, diversas campanhas e iniciativas estão sendo realizadas para celebrar a data, com foco na promoção da leitura e da sustentabilidade.
Uma das campanhas de destaque é a “Livro Solidário“, que incentiva a doação de livros para bibliotecas e escolas carentes. A campanha também busca conscientizar sobre a importância da reciclagem de livros e do uso de materiais sustentáveis na produção editorial.
Iniciativa estimula a troca de livros gratuita e disponibiliza pontos de doação em diversas cidades pelo país
Entre os dias 21 e 29 de abril, a campanha #CirculeUmLivro volta às ruas para conectar literatura, cultura e consciência ambiental. Realizada pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), a ação chega à sua quarta edição com programação gratuita em quatro estados do país.
Neste ano, a campanha será realizada em São Paulo, Espírito Santo, Salvador e Curitiba,
Eventos paralelos:
Feiras de livros: eventos que reúnem editoras, livrarias e autores para promover a leitura e a venda de livros.
Palestras e debates: eventos que discutem a importância da leitura, da literatura e do direito autoral.
Atividades em escolas e bibliotecas: eventos que promovem a leitura entre crianças e jovens.
Campanhas online: iniciativas que utilizam as redes sociais para incentivar a leitura e a doação de livros.
A celebração do Dia Mundial do Livro é uma oportunidade para refletir sobre a importância da leitura e da cultura para a sociedade, além de promover ações que incentivem a leitura e a sustentabilidade.