Nascia neste dia, 8 de janeiro de 1947 – David Bowie.
Há 78 anos nascia David Bowie cantor, compositor, ator e produtor musical britânico.
Por vezes referido como “Camaleão do Rock” pela capacidade de sempre renovar sua imagem, tem sido uma importante figura na música popular há cinco décadas e é considerado um dos músicos populares mais inovadores e ainda influentes de todos os tempos, sobretudo por seu trabalho nas décadas de 1970 e 1980, além de ser distinguido por um vocal característico e pela profundidade intelectual de sua obra.
David Bowie Cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical, pintor e ator inglês. Seu primeiro single no Top 40 do Reino Unido foi ‘Space Oddity’ de 1969, que se tornou o número 1 do Reino Unido em 1975, além de mais de 50 outros sucessos do Top 40 do Reino Unido, incluindo cinco números 1.
David Bowie também marcou dois singles número 1 nos EUA, ‘Fame’ de 1975 e ‘Let’s Dance’ de 1983.
Sua música e encenação influenciaram significativamente a música popular e, durante sua vida, suas vendas de discos, estimadas em 140 milhões em todo o mundo, fizeram dele um dos artistas musicais mais vendidos do mundo.
Em meio às suas andanças musicais no final dos anos 60, o jovem Bowie experimentou mídia mista, cinema, mímica, budismo tibetano, atuação e amor. Um primeiro álbum de rock, originalmente intitulado David Bowie e posteriormente renomeado Man of Words, Man of Music e novamente como Space Oddity, prestou homenagem às influências caleidoscópicas da cena artística de Londres, ao mesmo tempo em que sugeria um talento de composição que estava prestes a produzir alguns dos melhores e mais distintos trabalhos do rock n roll — mesmo que o resto do mundo levasse alguns anos para alcançá-lo.
“Sua melhor obra-prima antipop desde os anos setenta.
A mais gratificante versão de Bowie do charme pop da lenda do glam desde Low, de 1977.
É tão estranho e tão bom.”— Revista Rolling Stone.
Há 29 anos era relançado o”1963″ é um single do New Order.
Foi originalmente lançado como lado B do “True Faith” em 1987 e apareceu na compilação Substance do mesmo ano.
Depois foi lançado como single em um mix de rádio de Arthur Baker.
O produtor Stephen Hague referiu-se à música como “a única música sobre violência doméstica que você pode dançar”.
O enredo é em cima do assassinato do John Kennedy – (1963) – supostamente era para acertar na esposa do John para ele ficar com a Marylin Monroe.
O drama de novela segue, Marylin Monroe se suicida – Na realidade ela morre em um acidente de trânsito um ano antes do assassinato.
O matador de aluguel era o alvo – Mais tarde ele é assassinado pelo seu chefe, por fazer uma coisa tão “ruim”.
“Mais tarde ele fecha a empresa e o trabalho de negócio de assassinos de aluguel foi à falência.”
Um drama irônico da cena de NY nos anos 60.
O vídeo para o lançamento do single, com o “95 Arthur Baker Radio remix”, foi dirigido por Gina Birche produzido pelo Michael H. Sahmberg.
No Clipe – ela está acordando em uma caixa no campo e caminhando para a cidade.
Ela interpreta a atriz cômica britânica Jene Horrocks – Atriz inglesa premiada com Bafas, Golden Globes, ela é formada pela Royal Shakespeare Company.
Ela é uma figura marcante na dramaturgia Londrina e hiper fã do Joy Division, tendo inclusive gravado uns covers há tempos atrás.
A mala de Jane fica maior a cada tomada da câmera, eventualmente crescendo até o tamanho da caixa da qual ela saiu inicialmente antes de subir para dentro.
O tema central da música é incrível, ela conta a história do jovem Johnny, um cara que volta para casa depois da guerra do Vietnã.
Ele pinta com o som – Está em um nível totalmente próprio”.
Mais um ícone do Rock’n’Roll cruza a barreira dos 81 anos.
Passado a limpo + 9 de janeiro de 1944.
Há 81 anos nascia o James Patrick Page.
Músico, produtor musical e compositor britânico que alcançou sucesso internacional como guitarrista da banda de rock Led Zeppelin.
Foi membro dos Yardbirds de 1966 até 1968, e posteriormente fundou o Led Zeppelin, em 1968, permanecendo até 1980.
Ele é considerado um dos maiores, influentes e versáteis guitarristas de todos os tempos.
Page foi, ao longo da sua carreira musical, músico de sessão e guitarrista dos Yardbirds, Led Zeppelin e The Firm.
Além disso, colaborou, como músico de sessão, com uma multidão de formações e autores musicais, incluindo The Rolling Stones, The Who, Queen, The Kinks, Eric Clapton e Jeff Beck.
Em 2005, foi premiado como membro da Ordem do Império Britânico por seu trabalho de caridade em ajuda às pessoas mais desfavorecidas do Brasil.
Jimmy Page na última listagem dos 100 melhores guitarristas, pela revista Rolling Stone, ocupa o nº 3 – sendo um dos mais influentes de todos os tempos, além de um dos mais importantes compositores do rock mundial.
A história de vida e do Led Zeppelin foi um sucesso comercial, pioneiro do hard rock e do heavy metal, inspiração para milhares de músicos.
O grupo esteve na ativa somente entre 1968 e 1980, período no qual gravaram oito discos de estúdio: Led Zeppelin (1969), Led Zeppelin II (1969), Led Zeppelin III (1970), Led Zeppelin IV (1971), Houses Of The Holy (1973), Physical Graffiti (1975), Presence (1976) e In Through The Out Door (1979).
A morte de John Bonham levou ao fim da banda.
Depois de um dia inteiro de música e bebedeira, o coração do baterista de 32 anos parou de bater. Em 4 de dezembro de 1980.
Isso foi um baque na vida e no futuro do Robert Plant – Jimmy Page e John Paul Jones – Eles emitiram uma declaração oficial confirmando o encerramento das atividades.
Sexto álbum da banda e último com o vocalista David Lee Roth.
1984 marcou a transição do Van Halen de uma banda de hard rock movida a guitarra para uma banda mais acessível e uma máquina de fazer sucessos. O álbum apresentou quatro singles de enorme sucesso, “Jump”, “I’ll Wait”, “Panama” e “Hot For Teacher”.
O álbum vendeu mais de 10 milhões de cópias apenas nos USA, fazendo a banda ganhar o disco de diamante.
Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.
Integra também o livro 1001 Albums You Must Hear Before You Die.
1984 foi o primeiro álbum de Van Halen a ser gravado no estúdio localizado na casa de Eddie Van Halen – 5150.
Este seria o nome do seu próximo álbum.
“Jump” foi uma das músicas de maior sucesso do álbum e esteve dentro das 10 músicas mais tocadas no FM em 84.
O single vendeu mais de 3 milhões de cópias, tornando-a uma das músicas de rock mais populares da década.
Pouco mais de dois meses após seu lançamento, 1984 foi disco de platina.
No final de outubro, foi disco de platina quádruplo e em 23 de janeiro de 1985 foi certificado como platina quíntupla. Apesar do tremendo sucesso do álbum, Roth estava descontente com a direção musical da banda. Ele também ficou bravo porque Eddie e o baterista Alex Van Halen se esconderam no estúdio 5150 e excluíram Roth de grande parte do processo criativo, então em 1º de abril de 1985 Roth saiu do Van Halen.
Uma capa chocante para muitos não adeptos do Pop Rock.