Lobão ao Vivo & O Rock And Roll Hall Of Fame, na cidade de Cleveland, nos EUA.
Passado a Limpo + 3 de janeiro de 1990:
Há 35 anos o Lobão gravou o primeiro álbum ao vivo
pela gravadora BMG Ariola.
O show foi gravado no festival Hollywood Rock, em São Paulo –
O disco trouxe sucessos como, “Vida Bandida”, “Canos Silenciosos” –
“Vida Louca Vida”, “Por Tudo que For”, “Rádio Blá” –
“Decadence Avec Elegance”, “Revanche” –
“Essa Noite Não (Marcha à Ré em Paquetá)” e “Me Chama”.
Passado a Limpo + 3 de janeiro de 1987:
Há 38 anos acontecia a segunda apresentação do Rock and Roll Hall of Fame, na cidade de Cleveland, nos EUA.
Criado pelo fundador da gravadora Atlantic, Ahmet Ertegun, a fundação recebe indicados para serem imortalizados anualmente em seu cast.
Presenças do Mick Jones do Clash apresentando o guitarrista Eddie Cochran, o grupo ZZ Top apresentando Bo Diddley, Chuck Berry anunciando Bill Haley, Sting celebrando B.B. King, Ricky Nelson sendo lembrado por John Fogerty do Creedence Clearwater Revival, Bruce Springsteen saudando Roy Orbison, Paul Butterfield homenageando Muddy Waters, a dupla Daryl Hall e John Oates lembrando de Smokey Robinson.
Mas o auge da noite foi quando Keith Richards subiu ao palco para celebrar a rainha do soul, Aretha Franklin, a primeira mulher a entrar neste universo ainda machista do rock’n’roll.
Globo de Ouro 2025 – Fernanda Torres leva estátua de ‘Melhor Atriz em Filmes de Drama’ por ‘Ainda Estou Aqui’
A atriz brasileira Fernanda Torres venceu o prêmio de Melhor Atriz de Filme de Drama do Globo de Ouro, por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”. O reconhecimento por uma das maiores premiações do planeta nos enche de orgulho. É a história e a cultura brasileiras ganhando o mundo.
Atriz brasileira era a favorita da categoria, segundo projeções da Variety; em discurso emocionado, Fernanda dedicou o prêmio inédito à mãe, Fernanda Montenegro
Fernanda concorria com outros grandes nomes do cinema: Nicole Kidman (“Babygirl”), Angelina Jolie (“Maria Callas”), Kate Winslet (“Lee”), Tilda Swinton (“O quarto ao lado”) e Pamela Anderson (“The last showgirl”).
Antes da premiação, tanto Fernanda Torres quanto o diretor Walter Salles concederam diversas entrevistas em que, apesar da gratidão pelo reconhecimento, se mostravam céticos sobre a possível vitória de um filme em língua portuguesa na premiação. Salles chegou a afirmar que sabia que a disputa estava “muito mais competitiva” neste ano.
Pouco antes da cerimônia, Torres destacou, nas redes sociais, que os maiores prêmios que a equipe de “Ainda Estou Aqui” poderia receber já haviam sido concedidos: o acolhimento do público e o legado que a obra deixa para a história do cinema brasileiro.
Agradecimento:
“Foi um ano incrível para os desempenhos de atrizes, tantas atrizes aqui que eu admiro tanto. Claro, eu quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, meu amigo. Que história, Walter! E, é claro, eu quero dedicar esse prêmio à minha mãe.
Vocês não têm ideia. Ela estava aqui há 25 anos, e isso é uma prova que a arte dura na vida.
Até durante momentos difíceis pelos quais a Eunice Paiva passou, e serve de referência e atitude para as gerações.
E, com tanto problema hoje em dia no mundo, tanto medo, esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses.”
“Go Your Own Way” – Fleetwood Mac e ”Frampton Comes Alive! ”
Passado a limpo + 6 de janeiro de 1977.
Há 48 anos era lançado pelo Fleetwood Mac o clássico
“Go Your Own Way” ela foi escrita por Lindsey Buckingham e a primeira das canções do álbum Rumours.
O single chegou ao N 10° na Billboard Hot 100, tornando-se a primeira música da banda a entrar no Top 10 dos Estados Unidos.
Ela ocupa o nº 120 na lista das 500 Maiores Canções de Todos os Tempos da revista norte-americana Rolling Stone e está no Rock and Roll Hall of Fame’s 500 Songs That Shaped Rock and Roll.
Passado a limpo + 06 de janeiro de 1976.
Há 49 anos era lançado o primeiro álbum ao vivo do Peter Frampton – ”Frampton Comes Alive! ”.
A imprensa musical britânica tirou Peter Frampton, para ídolo teen nos anos 60 quando ele formou o lendário e cultuado Humble Pie.
Sua estreia solo foi em 1972 com Wind of Change, depois do sumir do meio sideral, ele voltou para salvar a Gravadora A&M com um álbum duplo considerado um dos melhores da história do Rock Mundial.
Também é considerado o álbum ao vivo mais vendido da história.
O disco estreou na posição 191 da lista billboard até se tornar nº 1 por 10 semanas consecutivas.
A explosão solo de Frampton, foi seis vezes platina e que incluía os sucessos “Do You Feel Like We Do”, “Baby, I Love Your Way” e “Show Me the Way”.
Com o patrocínio da Souza Cruz, surge em 1988 em SP e no Rio a primeira edição oficial do festival Hollywood Rock.
Passado a Limpo + 6 de janeiro de 1988.
Há 37 anos acontecia a primeira edição oficial do extinto festival Hollywood Rock.
Foram 4 noites dos concertos em cada cidade.
Durante quatro noites de shows em São Paulo e no Rio de Janeiro bandas nacionais e internacionais esquentaram o Estádio do Morumbi e a Praça da Apoteose – (seção final do Sambódromo) no Rio de Janeiro.
O Supertramp, que encerrou o festival nas duas cidades, foi a grande estrela do evento.
Já o UB40, que abriu para Simple Minds, também obteve uma boa resposta do público.
A banda de reggae britânica distinguiu-se também por receber alguns convidados em sua apresentação, como o cantor Robert Palmer, a líder dos Pretenders Chrissie Hynde (que executou ao vivo seu famoso dueto com Ali Campbell do UB40 “I Got You Babe”) e Paralamas do Sucesso, que tinham tocado na mesma noite.
Outras atrações internacionais foram Pretenders, Simply Red e Duran Duran.
Também representando o Brasil nas quatro noites do evento (na edição seguinte o festival seria encurtado para três noites), se apresentaram Ira! – Titãs – Os Paralamas do Sucesso – Ultraje a Rigor – Lulu Santos e Marina Lima.
Valores das entradas:
Os ingressos para a edição paulista do Hollywood Rock foram vendidos a Cz$ 600, Cz$ 1.100 e Cz$ 1.500.
As Origens:
Um festival chamado Hollywood Rock aconteceu no estádio do Botafogo no Rio de Janeiro, com apresentações do Raul Seixas, Rita Lee, O Terço, Vimana, Celly Campelo, Erasmo Carlos entre outros.
O festival foi liderado pelo Nelsinho -(Nelson Motta), que mais tarde cedeu os direitos do nome à Souza Cruz.
O segundo festival Hollywood Rock ocorreu de 25 a 27 de janeiro de 1990, nos mesmos locais da primeira edição.