O quase centenário transporte urbano em Tóquio.
Em 1927, em Tóquio, foi inaugurado o primeiro metrô da Ásia.
Desde então, passaram-se quase 100 anos e, atualmente, o metrô é indispensável para a vida cotidiana, havendo 46 linhas subterrâneas por todo o país.
Horários:
A tabela de horários do sistema ferroviário do Japão leva em consideração os segundos e, caso haja qualquer atraso, mesmo que seja de pouquíssimo tempo, os passageiros são notificados por meio de avisos sonoros.
São mais de 7 milhões de usuários por dia e há grandes aglomerações nos horários em que as pessoas se deslocam para trabalhar ou estudar.
Os horários de pico do Japão são conhecidos mundialmente pela grande lotação das plataformas e vagões.
No entanto, nos últimos anos, com o trabalho remoto e maior flexibilidade nos horários de entrada e saída, a situação foi ligeiramente abrandada.
A distância entre as estações é percorrida em poucos minutos e o acesso a diversas partes da cidade é facilitado. Além disso, é muito conveniente fazer a baldeação entre diferentes linhas de metrô e também entre linhas de trem. Por isso, o metrô é amplamente utilizado não apenas para chegar ao trabalho ou à escola, mas também para outras atividades, como compras, lazer e turismo.
A prefeitura de Tóquio gerencia a “Toei chikatetsu”, composta por 4 linhas e 106 estações.
Essas linhas não se estendem de forma independente, conectando-se em diversas estações. Mesmo sendo operada por empresas diferentes, a baldeação é feita de forma conveniente, pois as estações são próximas e há muitas placas de sinalização e avisos sonoros que indicam o caminho correto para a troca de linha.
O metrô de Tóquio: abrangência de toda área central da cidade
Atualmente, o metrô de Tóquio é composto por 13 linhas e 286 estações – sendo a quarta maior malha de metrô do mundo.
Principais Estações
A estação Tóquio é um terminal que congrega uma série de linhas de trem e vários trens-bala passam por ela. Por estar localizada no maior centro financeiro e comercial do Japão, com muitas sedes de grandes empresas, o movimento dos executivos é intenso.
História:
Na foto de 1930, o metrô de Tóquio, o primeiro da Ásia.
Durante uma viagem à Inglaterra em 1914, o empresário japonês Noritsugu Hayakawa, ao ver o Metrô de Londres, decidiu criar um sistema igual no Japão, mais precisamente em Tóquio.
Fundou a Companhia do Metropolitano de Tóquio em 1920, e cinco anos mais tarde, em 1925, iniciaram-se as obras de construção.
O metro de Tóquio foi inaugurado a 30 de dezembro de 1927, ganhando o título de primeiro sistema de metropolitano asiático.
Começou por funcionar entre as estações de Ueno e Asakusa na linha Ginza.
Alguns anos depois, outras cidades do continente asiático começaram a inaugurar seus sistemas de transporte embaixo da terra.
Aberto na década de 1970, o de Seul, na Coreia do Sul, é o mais extenso do mundo hoje.