Pop Rock
Porque as pessoas vão perdendo o prazer pela leitura à medida que envelhecem?
Publicado
4 meses agoon
Por
Urbana FMPorque as pessoas vão perdendo o prazer pela leitura à medida que envelhecem?
Adultos leem menos e dizem gostar menos de ler do que as crianças.
A falta de tempo, o tempo gasto na internet e a falta de políticas públicas resultam em um hábito de leitura menor à medida que a idade avança.
Como consequência, eles não incentivam as crianças a ler, o que dificulta a formação de uma cultura literária.
De acordo com a mais recente edição do Retratos da Leitura no Brasil, lançada em novembro e realizada pelo Instituto Pró-Livro, IPEC e Itaú Cultural, a proporção de crianças que leem todos os dias é maior do que a de adultos.
Entre 5 a 10 anos, 16% dos entrevistados dizem que leem livros de literatura por vontade própria todos os dias; entre os entrevistados de 11 a 13, essa porcentagem é de 18%. Porém, nas faixas de 30 a 39 anos e de 40 a 49 anos, esse grupo corresponde a 6% e 4%, respectivamente.
As crianças também largam na frente quando a pergunta é sobre gostar de ler. 41% dos entrevistados de 5 a 10 anos dizem gostar muito. Nas demais faixas etárias, essa resposta não chega a 30%.
Especialista em políticas públicas e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Antônio de Pádua de Lima Brito destaca que a queda da leitura com o avanço da idade indica um fracasso nas políticas públicas para a infância em criar, de fato, uma cultura literária.
O pesquisador explica que sucessivos governos têm distribuído livros em bibliotecas escolares, o que proporcionou acesso de crianças a um acervo importante. Nas escolas, os pequenos também desenvolvem uma série de atividades em bibliotecas ou com livros. “Mas, à medida que elas vão avançando nas séries, e que outras necessidades vão surgindo – a entrada no mundo do trabalho, Enem, vestibular –, ela vai perdendo esse contato [com o livro]”, diz Brito.
Faltam mais disciplinas relacionadas à literatura e investimento na preparação dos professores. Muitos desses profissionais também não sentem gosto pela leitura, não têm referências literárias e leem e escrevem mal. Uma vez que o indivíduo deixa a escola, os incentivos à leitura se tornam mais escassos.
Somada a uma formação leitora precária na escola, muitas vezes as crianças e adolescentes não encontram referências de leitores dentro de casa, já que os familiares também não costumam ler. Esse é o primeiro passo para formação da cultura literária e também uma forma de continuar a ler uma vez fora da escola.
A inexistência do hábito de leitura é herdada de geração em geração em um ciclo vicioso, analisa a professora Elisa Dalla-Bona, da Universidade Federal do Paraná do setor de Educação. “As crianças acabam ficando dependentes da escola para provocar esse prazer [em ler], porque a família também não é leitora.”
Falta de bibliotecas e presença massiva na internet
Entre os obstáculos para a leitura, a mais citada na Retratos da Leitura foi a falta de tempo, com 46%, seguida por preferência por outras atividades (9%). O pesquisador do Ipea comenta que a leitura está relacionada à disponibilidade de tempo e, por isso, a classe trabalhadora tem mais dificuldade em ler. Entretanto, é possível criar as condições necessárias para incentivar esse hábito.
Uma forma de fazer isso é por meio de bibliotecas públicas, ambientes que carecem de maior investimento governamental, de acordo com os pesquisadores. Não basta disponibilizar o acervo, é preciso que esses espaços se tornem centros culturais. As bibliotecas devem ter mediadores – assim como o professor é responsável por mediar a relação das crianças com a leitura – e uma programação que envolva atividades, como encontros com escritores.
Para a professora de sociologia Andréa Leão, da Universidade Federal do Paraná, vivemos em uma crise nacional da leitura, algo que as redes sociais têm ajudado a construir.
Na avaliação dela, enquanto as crianças têm lido livros inteiros, os adultos têm preferido a leitura de “fragmentos” nas redes sociais. A professora exemplifica isso citando a divulgação de trechos de livros e de frases da escritora Clarice Lispector de forma descontextualizada nas redes sociais. “As pessoas perderam o interesse, a atração pela totalidade do livro, e se encantaram com as leituras por fragmentos.”
O baixo nível de leitura no Brasil não se repete em relação às redes sociais. O relatório Digital 2024 Global Overview indica que os brasileiros estão em segundo lugar em tempo diário online, com uma média de 9 horas e 13 minutos de uso. Segundo o relatório, o tempo médio da população mundial online é de 6 horas e 40 minutos.
É possível voltar ou criar hábitos de leitura na fase adulta?
A professora da UFPR, Elisa Dalla-Bona, diz que nunca é tarde para começar a ler por prazer. Uma das formas de voltar ou criar hábitos de leitura durante a fase adulta é participar de ambientes onde haja outros leitores. Nesse caso, a internet pode ser uma aliada, com clubes de leitura on-line e influencers de livros.
A professora também aconselha começar aos poucos. “Não adianta querer ler Machado de Assis, é uma leitura dificílima. Procure pegar livros menores, mais fininhos. Pode ser um bom começo.”
Outra opção é visitar livrarias, que hoje são espaços de ampla circulação e muitos tem cafeterias, “inclusive com uma ala infantil super atraente para as crianças. Você pode ir e levar teus filhos”, sugere.
O presidente da Câmara Brasileira de Livros (CBL) e do Instituto Pró-Livros, Sevani Matos, ressalta que a leitura é uma atividade de imersão que exige bastante do leitor, mas que traz muitos benefícios.
Para recuperar a leitura na fase adulta, ele recomenda estabelecer metas realistas, e começar com alguns minutos por dia. O tempo pode ir aumentando conforme o leitor se sinta mais confortável. Nesse cenário, diferentes formatos, como e-books e audiolivros tornam a leitura mais acessível no dia a dia e podem ajudar a desenvolver esse hábito.
Matos lembra que a maioria dos adultos associam a leitura ao crescimento profissional, e encará-la como uma atividade de lazer, em vez de uma obrigação, pode ser benéfico. Sobre isso, a Retratos da Leitura mostra que 15% dos entrevistados leem por atualização cultural ou conhecimento geral; 13%, por crescimento pessoal; e 10%, para aprender algo novo ou desenvolver alguma habilidade.
“A leitura pode ser uma ótima alternativa de relaxamento e desconexão das telas, proporcionando momentos de tranquilidade e introspecção”, finaliza.
Fonte: Estadão
Você pode gostar
Pop Rock
Erasure – The Innocents – 18 de abril de 1988
Publicado
1 dia agoon
18 de abril de 2025Por
Urbana FMHá 37 anos era lançado o terceiro álbum de estúdio da maravilhosa dupla Erasure formada pelo tecladista ex-Depeche Mode e ex-Yazoo, Vince Clarke, e com a sensacional voz de Andy Bell – O comando da produção ficou com Stephen Hague.
Erasure não tinha planos de conquistar a América quando seu terceiro álbum completo, The Innocents, ele chegou aos Estados Unidos em 24 de maio de 1988.
“Não tínhamos ideia”, explica Andy Bell – “Estávamos gratos por já termos feito alguns shows nos Estados Unidos. E aí, quando The Innocents saiu, tudo pareceu meio que ir à loucura e nós simplesmente seguimos em frente.
Tivemos muita sorte na época também, porque havia uma cena club underground enorme nos Estados Unidos. Lembro que, quando estávamos em turnê, eu saía e descobria onde ficava o clube gay local e ia até lá.
Eu sempre acabava na cabine do DJ procurando por músicas novas e me empolgando com tudo, o que acho que inspirou o amor por remixes. Eles eram tão brilhantes naquela época.”
Precedido pelo single top 10 “Ship of Fools”, o álbum alcançou o primeiro lugar no Reino Unido em seu lançamento inicial e retornou ao topo um ano depois, eventualmente ganhando disco de platina duplo.
Um aspecto crucial de The Innocents que ajudou a torná-lo um sucesso nos Estados Unidos foi a profunda influência do R&B no álbum, especialmente em músicas como “Chains” (nº 12 na Hot 100), “A Little Respect” (nº 14 na Hot 100), o primeiro single “Ship of Fools” e cortes mais profundos como “Hallowed Ground” e “Weight of the World”.
Tanto Clarke quanto Bell são rápidos em admitir esse fato.
The Innocents abre com um dos singles mais conhecidos e amados do Erasure , “A Little Respect” .
A música é um pedido de compaixão a um(a) amante, e também uma consciência da falta de respeito próprio que a paixão pode causar.
Pop Rock
17 de abril – No Pop Rock Mundial.
Publicado
3 dias agoon
17 de abril de 2025Por
Amann Oficial17 de abril de 1981
Hoje era lançado o “Pocket Calculator” é o single do KRAFTWERK.
17 de abril de 1989 no Reino Unido e 18 de abril nos EUA.
Hoje era lançado o “Doolittle” é o segundo álbum de estúdio do PIXIES.
17 de abril de 1972.
Há 53 anos o SIR Elton John lançava o single o clássico Rocket Man,
17 de abril de 1971
Todos os 4 ex-Beatles emplacavam músicas nas paradas britânicas – Paul McCartney com “Another Day”, Ringo Starr com “It Don’t Come Easy”, John Lennon com “Power To The People” e George Harrison com “My Sweet Lord”.
17 de abril de 1999
Há 26 anos, o KISS se apresentava em São Paulo com a turnê ‘Psycho Circus (3D Tour)’, trazendo pela primeira vez (e única) sua formação original.
O show de abertura foi da então desconhecida banda alemã Rammstein.
17 de dezembro de 1976.
Há 49 anos o álbum “Dirty Deeds Done Dirt Cheap” era lançado.
É o terceiro álbum de estúdio da banda australiana AC / DC, e o segundo lançado internacionalmente, em dezembro de 1976 na Europa e em abril de 1981 nos Estados Unidos, na Austrália foi lançado em 20 de setembro de 1976.
Até o momento já vendeu cerca de mais de seis milhões de cópias em todo o mundo.
Deste álbum destacam-se as canções “Dirty Deeds Done Dirt Cheap”, “Problem Child”, “Ride On” e “Jailbreak”.
A capa do álbum é obra da Hipgnosis.
Notícias
Novo VW Tera 2026 Outfit The Town Edition: versão top de linha
Publicado
3 dias agoon
16 de abril de 2025Por
Urbana FMA Volkswagen do Brasil anunciou seu patrocínio ao The Town 2025, o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, que será realizado nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro, no Autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo. O carro oficial do evento será o SUVW Tera – Outfit the Town Edition.
Com ingressos totalmente esgotados em sua primeira edição, o The Town – festival dos mesmos criadores do Rock in Rio – foi realizado em setembro de 2023 e entrou para a agenda oficial dos eventos paulistanos.
O The Town é realizado na Cidade da Música, em uma área de 350 mil m² do Autódromo de Interlagos, totalmente reformada. Em 2025, a segunda edição promete um espetáculo ainda maior nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro.
Saiba mais no site oficial do evento:
www.thetown.com.br
Suvw – Versões do Novo Tera
A Volkswagen iniciou a produção do Novo Tera no dia 2 de abril, na fábrica de Taubaté (SP). No total, o SUVW contará com cinco versões disponíveis: MPI, TSI, Comfort, High e Outfit The Town Edition. Mais detalhes serão revelados no lançamento do modelo, ainda neste primeiro semestre.
Últimas
Erasure – The Innocents – 18 de abril de 1988
Há 37 anos era lançado o terceiro álbum de estúdio da maravilhosa dupla Erasure formada pelo tecladista ex-Depeche Mode e...
17 de abril – No Pop Rock Mundial.
17 de abril de 1981 Hoje era lançado o “Pocket Calculator” é o single do KRAFTWERK. 17 de abril...
Novo VW Tera 2026 Outfit The Town Edition: versão top de linha
A Volkswagen do Brasil anunciou seu patrocínio ao The Town 2025, o maior festival de música, cultura e arte de...
Jon Lord – Gênio – Talking Heads – 77
Passado a limpo +16 de julho de 2012. Há 13 anos falecia o mito Jon Lord aos 71 anos em...
16 de abril – No Passado a limpo
16 de abril de 1947 – Nascia o músico Gerry Rafferty. 16 de abril de 1953 – Nascia Peter...
15 de abril no Pop Rock Mundial
15 de abril de 1965, A cantora, compositora e produtora Linda Perry (4 Non Blondes) completa 60 anos. Produtora musical,...
Café – Combustível para o cérebro: estudos apontam relação entre consumo da bebida e melhora na saúde mental
Café teria relação com memória turbinada, combate a doenças cognitivas e melhora do humor; entenda como o consumo adequado pode...
Samsung registra aumento de 58% no volume de resíduos eletrônicos reciclados em 2024
Entre os tipos de produtos mais coletados, os televisores estão primeiro lugar Aqui alguns dados do programa de logística...
Dia Mundial do Livro: campanha incentiva cultura e sustentabilidade
Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, celebrado em 23 de abril, é uma data que visa homenagear...
David Bowie – Let’s Dance – (1983) – Dance-Pop e o New Wave.
David Bowie – Passado a limpo + 14 de abril. Há 42 anos o camaleão David Bowie lançava o seu...