Conecte-se conosco

Pop Rock

Porque as pessoas vão perdendo o prazer pela leitura à medida que envelhecem?

Unknown's avatar

Publicado

on

Porque as pessoas vão perdendo o prazer pela leitura à medida que envelhecem?

Porque as pessoas vão perdendo o prazer pela leitura à medida que envelhecem?

 

 Adultos leem menos e dizem gostar menos de ler do que as crianças.

A falta de tempo, o tempo gasto na internet e a falta de políticas públicas resultam em um hábito de leitura menor à medida que a idade avança.

Como consequência, eles não incentivam as crianças a ler, o que dificulta a formação de uma cultura literária.

De acordo com a mais recente edição do Retratos da Leitura no Brasil, lançada em novembro e realizada pelo Instituto Pró-Livro, IPEC e Itaú Cultural, a proporção de crianças que leem todos os dias é maior do que a de adultos.

Entre 5 a 10 anos, 16% dos entrevistados dizem que leem livros de literatura por vontade própria todos os dias; entre os entrevistados de 11 a 13, essa porcentagem é de 18%. Porém, nas faixas de 30 a 39 anos e de 40 a 49 anos, esse grupo corresponde a 6% e 4%, respectivamente.

As crianças também largam na frente quando a pergunta é sobre gostar de ler. 41% dos entrevistados de 5 a 10 anos dizem gostar muito. Nas demais faixas etárias, essa resposta não chega a 30%.

Especialista em políticas públicas e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Antônio de Pádua de Lima Brito destaca que a queda da leitura com o avanço da idade indica um fracasso nas políticas públicas para a infância em criar, de fato, uma cultura literária.

O pesquisador explica que sucessivos governos têm distribuído livros em bibliotecas escolares, o que proporcionou acesso de crianças a um acervo importante. Nas escolas, os pequenos também desenvolvem uma série de atividades em bibliotecas ou com livros. “Mas, à medida que elas vão avançando nas séries, e que outras necessidades vão surgindo – a entrada no mundo do trabalho, Enem, vestibular –, ela vai perdendo esse contato [com o livro]”, diz Brito.

Faltam mais disciplinas relacionadas à literatura e investimento na preparação dos professores. Muitos desses profissionais também não sentem gosto pela leitura, não têm referências literárias e leem e escrevem mal. Uma vez que o indivíduo deixa a escola, os incentivos à leitura se tornam mais escassos.

Somada a uma formação leitora precária na escola, muitas vezes as crianças e adolescentes não encontram referências de leitores dentro de casa, já que os familiares também não costumam ler. Esse é o primeiro passo para formação da cultura literária e também uma forma de continuar a ler uma vez fora da escola.

A inexistência do hábito de leitura é herdada de geração em geração em um ciclo vicioso, analisa a professora Elisa Dalla-Bona, da Universidade Federal do Paraná do setor de Educação. “As crianças acabam ficando dependentes da escola para provocar esse prazer [em ler], porque a família também não é leitora.”

Falta de bibliotecas e presença massiva na internet

Entre os obstáculos para a leitura, a mais citada na Retratos da Leitura foi a falta de tempo, com 46%, seguida por preferência por outras atividades (9%). O pesquisador do Ipea comenta que a leitura está relacionada à disponibilidade de tempo e, por isso, a classe trabalhadora tem mais dificuldade em ler. Entretanto, é possível criar as condições necessárias para incentivar esse hábito.

Uma forma de fazer isso é por meio de bibliotecas públicas, ambientes que carecem de maior investimento governamental, de acordo com os pesquisadores. Não basta disponibilizar o acervo, é preciso que esses espaços se tornem centros culturais. As bibliotecas devem ter mediadores – assim como o professor é responsável por mediar a relação das crianças com a leitura – e uma programação que envolva atividades, como encontros com escritores.

Para a professora de sociologia Andréa Leão, da Universidade Federal do Paraná, vivemos em uma crise nacional da leitura, algo que as redes sociais têm ajudado a construir.

Na avaliação dela, enquanto as crianças têm lido livros inteiros, os adultos têm preferido a leitura de “fragmentos” nas redes sociais. A professora exemplifica isso citando a divulgação de trechos de livros e de frases da escritora Clarice Lispector de forma descontextualizada nas redes sociais. “As pessoas perderam o interesse, a atração pela totalidade do livro, e se encantaram com as leituras por fragmentos.”

O baixo nível de leitura no Brasil não se repete em relação às redes sociais. O relatório Digital 2024 Global Overview indica que os brasileiros estão em segundo lugar em tempo diário online, com uma média de 9 horas e 13 minutos de uso. Segundo o relatório, o tempo médio da população mundial online é de 6 horas e 40 minutos.

É possível voltar ou criar hábitos de leitura na fase adulta?

A professora da UFPR, Elisa Dalla-Bona, diz que nunca é tarde para começar a ler por prazer. Uma das formas de voltar ou criar hábitos de leitura durante a fase adulta é participar de ambientes onde haja outros leitores. Nesse caso, a internet pode ser uma aliada, com clubes de leitura on-line e influencers de livros.

A professora também aconselha começar aos poucos. “Não adianta querer ler Machado de Assis, é uma leitura dificílima. Procure pegar livros menores, mais fininhos. Pode ser um bom começo.”

Outra opção é visitar livrarias, que hoje são espaços de ampla circulação e muitos tem cafeterias, “inclusive com uma ala infantil super atraente para as crianças. Você pode ir e levar teus filhos”, sugere.

O presidente da Câmara Brasileira de Livros (CBL) e do Instituto Pró-Livros, Sevani Matos, ressalta que a leitura é uma atividade de imersão que exige bastante do leitor, mas que traz muitos benefícios.

Para recuperar a leitura na fase adulta, ele recomenda estabelecer metas realistas, e começar com alguns minutos por dia. O tempo pode ir aumentando conforme o leitor se sinta mais confortável. Nesse cenário, diferentes formatos, como e-books e audiolivros tornam a leitura mais acessível no dia a dia e podem ajudar a desenvolver esse hábito.

Matos lembra que a maioria dos adultos associam a leitura ao crescimento profissional, e encará-la como uma atividade de lazer, em vez de uma obrigação, pode ser benéfico. Sobre isso, a Retratos da Leitura mostra que 15% dos entrevistados leem por atualização cultural ou conhecimento geral; 13%, por crescimento pessoal; e 10%, para aprender algo novo ou desenvolver alguma habilidade.

“A leitura pode ser uma ótima alternativa de relaxamento e desconexão das telas, proporcionando momentos de tranquilidade e introspecção”, finaliza.

Fonte: Estadão

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Rock

Erasure – The Innocents – 18 de abril de 1988

Unknown's avatar

Publicado

on

Por

ERASURE

Há 37 anos era lançado o terceiro álbum de estúdio da maravilhosa dupla Erasure formada pelo tecladista ex-Depeche Mode e ex-Yazoo, Vince Clarke, e com a sensacional voz de Andy Bell – O comando da produção ficou com Stephen Hague.

Erasure não tinha planos de conquistar a América quando seu terceiro álbum completo, The Innocents, ele chegou aos Estados Unidos em 24 de maio de 1988.

“Não tínhamos ideia”, explica Andy Bell –  “Estávamos gratos por já termos feito alguns shows nos Estados Unidos. E aí, quando The Innocents saiu, tudo pareceu meio que ir à loucura e nós simplesmente seguimos em frente.

Tivemos muita sorte na época também, porque havia uma cena club underground enorme nos Estados Unidos. Lembro que, quando estávamos em turnê, eu saía e descobria onde ficava o clube gay local e ia até lá.

Eu sempre acabava na cabine do DJ procurando por músicas novas e me empolgando com tudo, o que acho que inspirou o amor por remixes. Eles eram tão brilhantes naquela época.”

Precedido pelo single top 10 “Ship of Fools”, o álbum alcançou o primeiro lugar no Reino Unido em seu lançamento inicial e retornou ao topo um ano depois, eventualmente ganhando disco de platina duplo.

 

 

Um aspecto crucial de The Innocents que ajudou a torná-lo um sucesso nos Estados Unidos foi a profunda influência do R&B no álbum, especialmente em músicas como “Chains” (nº 12 na Hot 100), “A Little Respect” (nº 14 na Hot 100), o primeiro single “Ship of Fools” e cortes mais profundos como “Hallowed Ground” e “Weight of the World”.

Tanto Clarke quanto Bell são rápidos em admitir esse fato.

 

The Innocents  abre com um dos  singles mais conhecidos e amados do  Erasure , “A Little Respect” .

 

A música é um pedido de compaixão a um(a) amante, e também uma consciência da falta de respeito próprio que a paixão pode causar. 

 

 

Continue Lendo

Pop Rock

17 de abril – No Pop Rock Mundial.

Unknown's avatar

Publicado

on

17 DE ABRIL

17 de abril de 1981

Hoje era lançado o “Pocket Calculator” é o single do KRAFTWERK.

 

17 de abril de 1989 no Reino Unido e 18 de abril nos EUA.

Hoje era lançado o “Doolittle” é o segundo álbum de estúdio do PIXIES.

 

17 de abril de 1972.

Há 53 anos o SIR Elton John lançava o single o clássico Rocket Man,

 

 

17 de abril de 1971

Todos os 4 ex-Beatles emplacavam músicas nas paradas britânicas – Paul McCartney com “Another Day”, Ringo Starr com “It Don’t Come Easy”, John Lennon com “Power To The People” e George Harrison com “My Sweet Lord”.

 

17 de abril de 1999

Há 26 anos, o KISS se apresentava em São Paulo com a turnê ‘Psycho Circus (3D Tour)’, trazendo pela primeira vez (e única) sua formação original.

O show de abertura foi da então desconhecida banda alemã Rammstein.

 

 

17 de dezembro de 1976.

Há 49 anos o álbum “Dirty Deeds Done Dirt Cheap” era lançado.

É o terceiro álbum de estúdio da banda australiana AC / DC, e o segundo lançado internacionalmente, em dezembro de 1976 na Europa e em abril de 1981 nos Estados Unidos, na Austrália foi lançado em 20 de setembro de 1976.

Até o momento já vendeu cerca de mais de seis milhões de cópias em todo o mundo.

Deste álbum destacam-se as canções “Dirty Deeds Done Dirt Cheap”, “Problem Child”, “Ride On” e “Jailbreak”.

A capa do álbum é obra da Hipgnosis.

Continue Lendo

Notícias

Novo VW Tera 2026 Outfit The Town Edition: versão top de linha

Unknown's avatar

Publicado

on

Por

suvw

A  Volkswagen do Brasil anunciou seu patrocínio ao The Town 2025, o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, que será realizado nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro, no Autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo. O carro oficial do evento será o  SUVW Tera – Outfit the Town Edition.

 

Com ingressos totalmente esgotados em sua primeira edição, o The Town – festival dos mesmos criadores do Rock in Rio – foi realizado em setembro de 2023 e entrou para a agenda oficial dos eventos paulistanos.

 

O The Town é realizado na Cidade da Música, em uma área de 350 mil m² do Autódromo de Interlagos, totalmente reformada. Em 2025, a segunda edição promete um espetáculo ainda maior nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro.

 

 

 

Saiba mais no site oficial do evento:

www.thetown.com.br

Suvw – Versões do Novo Tera

A Volkswagen iniciou a produção do Novo Tera no dia 2 de abril, na fábrica de Taubaté (SP). No total, o SUVW contará com cinco versões disponíveis: MPI, TSI, Comfort, High e Outfit The Town Edition. Mais detalhes serão revelados no lançamento do modelo, ainda neste primeiro semestre.

A história do  SUUW Tera com a música começou no Rock in Rio 2024, quando um teaser do modelo foi apresentado de forma camuflada atrás de uma cortina de vidro led.
A ação despertou a curiosidade dos VW Lovers, que espiavam e tentavam registrar imagens pelas frestas.
O SUV Tera é uma grande aposta da Volkswagen no segmento de SUVs. Quarto modelo da nova inovação Volkswagen de 16 lançamentos até 2028, o Tera é 100% projetado, desenvolvido e produzido no Brasil.

Continue Lendo

Últimas

ERASURE ERASURE
Pop Rock1 dia ago

Erasure – The Innocents – 18 de abril de 1988

Há 37 anos era lançado o terceiro álbum de estúdio da maravilhosa dupla Erasure formada pelo tecladista ex-Depeche Mode e...

17 DE ABRIL 17 DE ABRIL
Pop Rock3 dias ago

17 de abril – No Pop Rock Mundial.

17 de abril de 1981 Hoje era lançado o “Pocket Calculator” é o single do KRAFTWERK.   17 de abril...

suvw suvw
Notícias3 dias ago

Novo VW Tera 2026 Outfit The Town Edition: versão top de linha

A  Volkswagen do Brasil anunciou seu patrocínio ao The Town 2025, o maior festival de música, cultura e arte de...

JON LORD JON LORD
Pop Rock3 dias ago

Jon Lord – Gênio – Talking Heads – 77

Passado a limpo +16 de julho de 2012. Há 13 anos falecia o mito Jon Lord aos 71 anos em...

16 DE ABRIL 16 DE ABRIL
Pop Rock4 dias ago

16 de abril – No Passado a limpo

16 de abril de 1947 – Nascia o músico Gerry Rafferty.       16 de abril de 1953 – Nascia Peter...

16 DE ABRIL 16 DE ABRIL
Pop Rock4 dias ago

15 de abril no Pop Rock Mundial

15 de abril de 1965, A cantora, compositora e produtora Linda Perry (4 Non Blondes) completa 60 anos. Produtora musical,...

Café Café
Notícias5 dias ago

Café – Combustível para o cérebro: estudos apontam relação entre consumo da bebida e melhora na saúde mental

Café teria relação com memória turbinada, combate a doenças cognitivas e melhora do humor; entenda como o consumo adequado pode...

Samsung Samsung
Notícias5 dias ago

Samsung registra aumento de 58% no volume de resíduos eletrônicos reciclados em 2024

Entre os tipos de produtos mais coletados, os televisores estão primeiro lugar   Aqui alguns dados do programa de logística...

livros livros
Pop Rock5 dias ago

Dia Mundial do Livro: campanha incentiva cultura e sustentabilidade

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, celebrado em 23 de abril, é uma data que visa homenagear...

David Bowie David Bowie
Pop Rock6 dias ago

David Bowie – Let’s Dance – (1983) – Dance-Pop e o New Wave.

David Bowie – Passado a limpo + 14 de abril. Há 42 anos o camaleão David Bowie lançava o seu...

Urbana FM @2024 - Todos Direitos reservados