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IA parece estar desacelerando em seu caminho para se igualar à humanidade.
Publicado
5 meses agoon
Por
Urbana FMIA parece estar desacelerando em seu caminho para se igualar à humanidade.
Um rumor percorre o Vale do Silício: os avanços da Inteligência Artificial (IA) para chegar ao nível do ser humano, marco repetido pelas grandes empresas que desenvolvem esta tecnologia, parecem estar desacelerando.
Desde o badalado lançamento do ChatGPT há dois anos, os gurus da IA afirmam que os recursos desta tecnologia terão uma aceleração exponencial à medida que as grandes empresas de tecnologia continuarem adicionando dados para aprimorar seu treinamento e aumentar seu poder de cálculo.
O raciocínio era que, se o poder de computação e o volume de dados usados por essa tecnologia fossem suficientes, surgiria a Inteligência Artificial Geral (AGI, na sigla em inglês), capaz de igualar ou superar a capacidade humana.
O progresso foi tão rápido que as principais figuras do setor, como Elon Musk, pediram uma moratória no desenvolvimento da IA.
No entanto, os gigantes tecnológicos, incluindo o próprio Musk, seguiram em frente, gastando dezenas de bilhões de dólares para se manterem à frente na corrida.
A OpenAI, criadora do ChatGPT com apoio da Microsoft, recentemente arrecadou US$ 6,6 bilhões (R$ 38 bilhões na cotação atual) para financiar novos avanços.
A xAI, empresa de IA de Musk, está buscando investidores para um montante de US$ 6 bilhões para a compra de 100.000 chips da Nvidia, fabricante dos componentes necessários para o desenvolvimento da IA, informou a CNBC.
Mas o caminho rumo à AGI parece cheio de obstáculos.
Especialistas do setor estão percebendo que os grandes modelos de linguagem (LLM) não estão se expandindo tão rapidamente quanto o esperado. Apesar dos enormes investimentos, os aprimoramentos nesta tecnologia mostram sinais de estagnação.
Os valores de mercado alcançados por empresas “como a OpenAI e a Microsoft baseiam-se, em grande medida, na ideia de que os LLM se tornarão uma inteligência artificial geral com escalonamento contínuo”, diz Gary Marcus, especialista e crítico sobre IA.
– “Não há barreiras” –
Uma das principais restrições enfrentadas pelos desenvolvedores é que a quantidade de dados linguísticos para treinamento de IA é finita.
De acordo com Scott Stevenson, CEO da empresa de IA Spellbook, que trabalha com a OpenAI e outros provedores, concentrar o progresso no acúmulo de dados linguísticos “achando que ela (a IA) será mais inteligente” está fadado ao fracasso.
Já Sasha Luccioni, pesquisadora e diretora de IA da startup Hugging Face, diz que era previsível que esta corrida diminuísse, já que as empresas se concentram mais no tamanho do que no desenvolvimento de modelos e suas finalidades.
“A busca pela inteligência artificial sempre foi pouco realista, e a abordagem ‘maior é melhor’ da IA tinha que atingir um limite em algum momento, e acho que é isso que estamos vendo agora”, explica à AFP.
Os desenvolvedores de IA refutam estas ideias, argumentando que o progresso em direção à inteligência artificial igualitária é imprevisível.
“Não há barreiras”, declarou Sam Altman, fundador e CEO da OpenAI, na última quinta-feira, na rede X.
Apesar deste otimismo, a OpenAI atrasou o lançamento do sucessor do GPT-4 porque seu desempenho está abaixo do esperado, de acordo com fontes citadas pelo The Information.
Como resultado, a empresa está se concentrando em usar a capacidade de sua tecnologia de forma mais eficiente. A mudança de estratégia se reflete em seu modelo o1, projetado para dar respostas mais precisas por meio de um raciocínio aprimorado, em vez de aumentar os dados de treinamento.
Stevenson lembra que a decisão da OpenAI de ensinar seu modelo a “passar mais tempo pensando em vez de respondendo” resultou em “melhorias radicais”.
O CEO da Spellbook compara a IA à descoberta do fogo.
Em vez de adicionar combustível a ele com dados e poder de computação, é hora de usá-lo para tarefas específicas.
“A abordagem homo sapiens de pensar antes de agir está chegando”, declarou Walter De Brouwer, professor da Universidade de Stanford.
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Geral
LG revela seu conceito – Menos artificial, mais humano
Publicado
2 semanas agoon
7 de abril de 2025Por
Urbana FMLG lança conceito “menos artificial, mais humano” em campanha global.
Com o conceito “Menos artificial, mais humano“, a LG Electronics apresenta a evolução da sua campanha global “Life’s Good” no Brasil.
A nova abordagem foca na “inteligência afetiva” da marca.
A proposta é mostrar como a tecnologia pode humanizar experiências e fortalecer as conexões das pessoas.
LG Electronics lançou sua nova campanha global “Life’s Good” para 2025, com o conceito “Menos artificial, mais humano”, buscando destacar a “inteligência afetiva” da marca e como a tecnologia pode ser usada para humanizar experiências e fortalecer as conexões entre as pessoas.
Principais pontos da campanha:
- Foco na “inteligência afetiva”:
- A campanha busca mostrar como a tecnologia pode ser utilizada para criar experiências mais humanas e significativas.
- A campanha reafirma sua visão de se tornar uma “empresa de soluções de vida inteligente”, combinando design inovador, experiências intuitivas e uma abordagem centrada nas pessoas.
1. www.abcdacomunicacao.com.brwww.abcdacomunicacao.com.br
- LG Produtos em destaque:
- A campanha destaca diversos produtos da LG que incorporam o conceito de “inteligência afetiva”, incluindo:
- TVs OLED: com qualidade de imagem aprimorada por inteligência artificial.
- WashTower: inovação na lavanderia com aprendizado automático.
- CordZero: aspirador inteligente que se adapta aos hábitos do usuário.
- StanbyME: Tela portátil que transforma espaços de entretenimento.
- PuriCare AeroBooster: Purificador de ar para ambientes mais saudáveis.
- A campanha destaca diversos produtos da LG que incorporam o conceito de “inteligência afetiva”, incluindo:
- Conteúdo da campanha:
- A campanha inclui um filme principal e 30 vídeos temáticos, que exploram como a tecnologia da LG pode melhorar diferentes aspectos da vida moderna, como a vida em casa, no escritório e em movimento.
- Objetivo da campanha:
- A marca busca se posicionar como uma referência que se preocupa com o bem-estar das pessoas e que utiliza a tecnologia para criar um mundo mais conectado e humano.
Onde encontrar mais informações:
- Para mais detalhes sobre a campanha e os produtos em destaque, você pode visitar o site oficial da marca: www.lg.com/lifesgood.
Geral
Em 29 de março no passado a limpo.
Publicado
3 semanas agoon
29 de março de 2025Por
Urbana FMEm 29 de março de 1980.
O músico Brian Johnson recebeu uma chamada de Malcom Young, garantindo que o lugar como vocalista do AC/DC é seu.
Hoje era lançado o álbum Scorpions chamado Blackout.
É o álbum de estúdio da banda alemã de hard rock e heavy metal. Ele estreou no nº 10 da Billboard 200, e foi certificado pela RIAA com disco de ouro em 24 de junho de 1982 e com disco de platina em 8 de março de 1984.
Dia histórico – Hoje se legalizava a venda de discos dos Beatles na União Soviética.
Até agora, comprar ou vender discos dos Beatles na União Soviética era algo ilegal.
O Kremlin de Moscou seguiu escandalizado e temeroso o fenômeno que na sessão recordou o mundo e tratou de preservar sua juventude de uma praga como aquela.
29 de março de 2004 é lançado o EP de Iron Maiden chamado No More Lies: Dance of Death Souvenir
Em 29 de março de 2007, o líder do lendário grupo irlandês U2, Bono, é nomeado Cavaleiro do Império Britânico por seu trabalho humanitário no mundo.
Em 29 de março – Há 32 anos era lançado o ” Come Undone ” pela banda britânica Duran Duran.
O single se tornou o segundo hit consecutivo do grupo no top 10 dos Estados Unidos.
Ele foi nº 7 na Billboard Hot 100, tornando-se o seu último hit no top 40 na parada.
29 de março de 1985.
Hoje era lançado o filme “Procura-se Susan Desesperadamente” nos cinemas.
A cena rola em Nova York, cansada da vida conjugal, Roberta (Rosanna Arquette) deixa-se seduzir por uma série de anúncios de classificados nos quais alguém procura Susan (Madonna) desesperadamente.
Em Nova York, Susan é seguida por Roberta, que acaba vestindo uma jaqueta trocada numa loja pela outra e, aos poucos, agarra-se ao destino dessa personagem: vê-se às voltas com bandidos, sofre um pequeno acidente que lhe causa amnésia e assume inadvertidamente a identidade de Susan.
Em 29 de março de 1970 – John Lennon e Yoko Ono anunciam que estão esperando um filho, com nascimento previsto para outubro.
Geral
Atacama – Projeto RE-commerce ajuda a limpar o deserto do Atacama e gerar conscientização
Publicado
1 mês agoon
18 de março de 2025Por
Amann Oficial
O projeto Atacama RE-commerce, iniciativa que está transformando o desperdício da indústria da moda em oportunidade, permite que peças de marcas renomadas, algumas nunca antes usadas e em ótimo estado, ganhem uma nova chance.
A ação provoca o olhar para o problema do descarte têxtil, possibilitando que consumidores tenham acesso a essas roupas de forma online e gratuita, arcando apenas com o custo do frete.
É uma oportunidade para promover a sustentabilidade e conscientizar sobre o impacto ambiental da indústria da moda.
Ou seja, a pessoa está pagando para tirar a peça de roupa do deserto.
Principais objetivos e características do projeto:
- Limpeza do deserto do Atacama: O projeto realiza a coleta de roupas descartadas no deserto, que se tornou um dos maiores depósitos de lixo têxtil do mundo.
- Re-commerce sustentável: As roupas coletadas, muitas delas de marcas renomadas e em bom estado, são disponibilizadas gratuitamente em uma plataforma online, onde os consumidores pagam apenas o valor do frete.
- Conscientização ambiental: O projeto busca chamar a atenção para o impacto negativo da produção e descarte excessivo de roupas, incentivando a reflexão sobre os modelos de consumo atuais.
- Economia circular: Ao dar uma nova chance às roupas descartadas, o projeto contribui para a redução do desperdício e para a promoção da economia circular.
Parcerias e colaborações:
O Projeto Atacama RE-commerce é resultado da colaboração entre diversas organizações, incluindo:
- Artplan
- VTEX
- Fashion Revolution Brasil
- Desierto Vestido
Essa união de esforços permite que o projeto alcance seus objetivos de forma mais eficaz e gere um impacto positivo ainda maior.
Em resumo, o Projeto Atacama RE-commerce é uma iniciativa que combina sustentabilidade, inovação e conscientização para enfrentar um dos grandes desafios ambientais da atualidade.
Mariano Gomide de Faria, CEO da VTEX, empresa responsável pela plataforma digital do projeto, afirma: “Acreditamos que cada peça tem uma história e um propósito. Nossa missão é resgatar esses itens e dar a eles uma nova chance, promovendo um processo de conscientização sobre o consumismo exacerbado promovido pela indústria da moda atualmente”.
Agência: Artplan
Anunciante: VTEX, Fashion Revolution e Desierto Vestido
Campanha: Atacama Re-commerce
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