More nas melhores cidades para ciclistas do Brasil.
Com o trânsito caótico dos médios e grandes municípios, encontrar alternativas de transporte é uma forma de economizar tempo e dinheiro.
Uma opção é andar de bike, mas nem todos os lugares são adequados para isso.
Então, vale a pena conhecer as melhores cidades para ciclistas.
Afinal, a bicicleta traz vários benefícios, que vão além da facilidade de mobilidade urbana.
Outras vantagens são:
- Redução da emissão de gases carbônicos;
- Aumento da sustentabilidade;
- Economia;
- Melhoria da qualidade de vida e do bem-estar;
- Melhoria da resistência muscular;
- Prevenção a más condições de saúde, como problemas cardiovasculares;
- Melhoria do sono.
Portanto, para economizar, contribuir para o meio ambiente e adquirir mais saúde, conheça quais são as melhores cidades para ciclistas do Brasil.
As 5 melhores cidades para ciclistas no Brasil -Para morar e pedalar.
1. São Paulo
Ciclofaixa na Avenida Paulista, em São Paulo.
A capital paulista é a cidade com a maior extensão de ciclovias no Brasil. No total, são 690 km de ciclovias e ciclofaixas, além de 32,1 km de ciclorrotas.
Ainda há 7.192 vagas em 72 bicicletários espalhados pela cidade. Sem contar as 802 vagas em 29 lugares com paraciclos.
2. Fortaleza
A capital do Ceará tem 427,9 km de vias para ciclistas, conforme a prefeitura da cidade. Um ponto positivo é que a malha cicloviária está em expansão e a expectativa é que, até o final de 2024, alcance-se o total de 500 km de ciclovias e ciclofaixas.
Além disso, uma pesquisa do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (IDTP Brasil), 51% da população de Fortaleza vive a menos de 300 metros de uma via cicloviária.
Isso faz com que a cidade seja reconhecida como a capital em que as pessoas moram mais perto dessa infraestrutura.
3. Florianópolis
Florianópolis é outra capital que vem investindo em opções de ciclovias e ciclofaixas.
Por isso, está entre as melhores cidades para ciclistas.
Apesar de ser rodeada por natureza em sua parte insular, vem se tornando a segunda capital com mais ciclovias e ciclofaixas por habitante. No total, são 181,70 km, mas a tendência é de expansão.
Os parques em Florianópolis permitem andar de bicicleta e muitos bairros oferecem essa opção. Um dos melhores lugares é a Avenida Beira-mar, que tem um espaço amplo para esse tipo de deslocamento — ou, apenas, para se divertir e fazer um exercício.
4. Santos
Litoral de Santos com cliclovia.
No litoral paulista, uma das melhores cidades para ciclistas pedalarem é Santos. Além da paisagem incrível e da orla, há cerca de 50 km de malha cicloviária para se deslocar pelo município.
5. Rio de Janeiro
Uma boa ideia do que fazer no Rio de Janeiro gastando pouco é aproveitar as ciclovias. No total, são mais de 450 km de malha cicloviária, que vão da orla até outros locais da cidade.
Inclusive, há ciclovias em todas as zonas da capital fluminense.
Por isso, você pode se deslocar de Copacabana a Ipanema, passando pelo Aterro do Flamengo. Também pode passear no Maracanã, Barra da Tijuca e diversos outros bairros e pontos importantes.