Rock Brasil na Urbana – Café Nacional – Quarta-feira – 14h.
O rock brasileiro é uma expressão musical e cultural que se desenvolveu ao longo das décadas, explorando diversos estilos e subgêneros.
A diversidade do rock brasileiro é uma prova da criatividade e da riqueza cultural do país.
Na década de 1980, o rock brasileiro se tornou ainda mais popular, com o surgimento de bandas como Engenheiros do Hawaii, Capital Inicial, Ira!, e Biquini Cavadão.
Esse período também foi marcado pelo rock nacional na trilha sonora de novelas e programas de televisão.
Léo Jaime – A formula do amor.
Tanto tempo eu procurei/ Mas nunca descobri a receita/ O amor só faz o que ele quer/ Quando entra em cena lá se vão as certezas”, diz um trecho da música – “A Fórmula do Amor ”, composição inédita de Leoni e Léo Jaime – uma, digamos, atualização e avaliação, com o benefício da maturidade, da receita juvenil do hit – “-A Fórmula do Amor”, canção que a dupla compôs e que foi lançada em 1985, em gravações diferentes incluídas em álbuns de Léo Jaime (“Sessão da Tarde”) e da então banda de Leoni, o Kid Abelha (“Educação Sentimental”).
Biquini Cavadão – Timidez.
A banda era a mais jovem dentre as bandas do chamado Rock de Bermudas, ainda estava no auge da criatividade inicial quando Paralamas, Titãs, Legião, entre outras formações, já experimentavam oscilações.
O disco chega a atingir a marca de 60 mil cópias vendidas em fevereiro de 86. São eleitos a revelação de 85 e excursionam por quase todo o país.
A Timidez citada na canção São fatos reais que muitos passam na adolescência – coisas que queria ter falado – tudo que foi pensado e não dito.
Em 1983 – Nico se muda para o Rio de Janeiro, onde passa a atuar como tecladista na banda do cantor Ritchie.
Mais tarde, assina arranjos para discos de Marina Lima, Gal Costa, Roberto Carlos, Lulu Santos.
Em 1987, grava seu primeiro LP, Nico Rezende, com destaque para sua música “Esquece e vem” (com Paulinho Lima), tema da novela O outro (da Rede Globo).
Zero – Agora Eu Sei.
Zero – Banda de rock brasileira formada em 1983 em São Paulo e situada no Rio de Janeiro desde 1998, considerada a maior precursora do movimento New Romantic no Brasil.
O grande destaque do álbum de 1985 e que até hoje faz o grupo Zero aparecer foi a música “Agora Eu Sei”, que conta com a participação especial do RPM Paulo Ricardo.
Kitkat – A ação traz expressões como ‘é pra ontem’ e ‘mais um call hoje?’ estampadas nos chocolates e reforçam o convite da marca a fazer pausas reais no dia a dia.
A KitKat lançou uma ação especial em parceria com a agência GUT para fortalecer sua conexão com o público jovem.
A campanha conta com influenciadores selecionados pela Agência FIZZ e chocolates personalizados.
O objetivo da ação é reforçar o conceito “Have a Break, Have a KitKat”, convidando o público a fazer pausas reais em meio à rotina agitada.
Detalhes da campanha:
Chocolates personalizados:
Os chocolates KitKat foram personalizados com frases que remetem ao dia a dia de muitos profissionais, como “é pra ontem” e “mais um call hoje?”.
A ideia é que essas frases representem os “perrengues” do dia a dia e quebrar uma barrinha do chocolate seja um gesto simbólico de interromper o estresse.
Influenciadores:
Influenciadores selecionados pela Agência FIZZ estão participando da campanha, ajudando a divulgar a mensagem para o público jovem.
Objetivo:
Reforçar a importância de fazer pausas reais para aliviar o estresse e aproveitar o momento presente.
Fortalecer a conexão da marca com o público jovem.
Conceito:
“Have a Break, Have a KitKat”, incentivando a pausa para um momento de relaxamento.
Com essa ação, a KitKat busca se aproximar do público jovem, mostrando que entende os desafios da rotina moderna e oferecendo um momento de pausa e prazer.
Integrada à campanha global “Better Breaks”, a iniciativa no Brasil reforça a importância de momentos de pausa para recarregar as energias, indiferente do momento hora e dia,
5 de abril de 1977 – David Bowie e Iggy Pop se apresentam juntos no programa diurno de Dinah Shore na NBC.
No show, eles cantaram juntos a música Sister Midnight de Iggy Pop, que também tocou Funtime e I Wanna Be Your Dog, originais dos Stooges.
5 de abril de 1986 – O Guns n’ Roses se apresenta no Whiskey a Go-Go em Hollywood.
Esta apresentação no Whiskey a Go-Go foi uma das primeiras que a banda fez em Los Angeles antes de assinar com a gravadora de David Geffen.
No ano seguinte o grupo estrearia com seu primeiro álbum Appetite for Destruction, pilar básico do hard rock.
Hoje em 1988 – Tracy Chapman publica seu primeiro álbum.
Seu álbum de estreia autointitulado incluiria canções como Fast Car e Talkin’ ’bout a Revolution, que se tornaram sucessos internacionais.
5 de abril de 1994 – O Kurt Cobain cometeria suicídio com um tiro na cabeça.
Seu corpo seria encontrado pelo eletricista 3 dias depois em sua casa, pois ele havia chegado para instalar um sistema de segurança.
Foi encontrada uma nota de suicídio que dizia: “Não sinto a emoção de ouvir e criar música, bem como de realmente escrever… há muitos anos.”
Ele foi o cantor, compositor e guitarrista da banda grunge Nirvana.
Em 1991, o lançamento da música mais conhecida de Cobain, “Smells Like Teen Spirit”, marcou o início de uma mudança drástica no cenário musical da época, afastando-se dos gêneros dominantes da década de 1980 e levando à ascensão do rock alternativo e seu subgênero, o grunge.
Em 8 de abril de 1994, Cobain foi encontrado morto em sua casa em Seattle, oficialmente considerado suicídio. Existem várias teorias sobre sua morte.
5 de abril de 1985 Mais de 5.000 estações de rádio ao redor do mundo transmitem “We are the World” simultaneamente.
Hoje 4 de abril de 1958 nascia o Agenor de Miranda Araújo Neto, ele se tornou Cazuza, uma das figuras mais marcantes da música brasileira, deixando um legado de irreverência, paixão e poesia.
Ele teve uma certa dificuldade para descobrir que seu caminho era a música.
Antes de fazer sucesso, foi funcionário da Som Livre, fez cursos de fotografia e trabalhou em peças teatrais.
E, foi exatamente em um espetáculo teatral, “Pára-quedas do coração” que se viu fazendo o que queria: cantar.
Em 1981 encontrou-se com as pessoas que viriam a ser companheiros de estrada.
Conheceu Roberto Frejat, Dé Palmeira, Maurício Barros e Guto Goffi (guitarra, baixo, teclados e bateria, respectivamente) que estavam procurando um vocalista para a banda Barão Vermelho
Os fãs de Cazuza (1958-1990) têm uma boa notícia: a partir do dia 12 de junho, o Rio de Janeiro recebe a maior exposição já feita em homenagem ao cantor e compositor carioca. “Cazuza Exagerado”, como vai se chamar a exposição, tem chancela da Fundação Viva Cazuza e curadoria de Ramon Nunes Mello, organizador dos livros “Cazuza – Meu lance é Poesia” e “Cazuza – Protegi teu nome por amor – fotobiografia”.
No terraço do Shopping Leblon, numa área de 1.200 metros quadrados, serão expostos figurinos, roupas, objetos pessoais, cartas, manuscritos originais de letras e poemas, desenhos e documentos, além de um extenso material em áudio e vídeo – registros que vão da infância à carreira solo, passando, é claro, pelos tempos de Barão Vermelho. Com recursos de inteligência artificial, ambientes cenográficos e tecnológicos recriarão lugares icônicos da história de poeta, como Circo Voador, Canecão e Pizzaria Guanabara.
Cazuza segue atravessando o tempo e engajando corações de diferentes gerações. Agora, seu legado e sua obra ganham uma grande exposição para marcar os 40 anos de Exagerado, seu primeiro álbum solo. Será uma oportunidade de abrir nosso baú de memórias e histórias, que tenho orgulho de dizer que foi preservado como só uma mãe faria. Sinto que será uma chance imperdível para seus fãs e para todos que amam música”, comenta Lucinha, em comunicado oficial.
Os ingressos começam a ser vendidos online, via cazuzaexposicao.com.br, a partir de 19 de maio.
“Sempre cruzava o Cazuza no [programa do] Chacrinha, ou no Baixo Leblon depois que gravávamos o Chacrinha. Sempre foi muito educado comigo, divertido. Depois, tive uma amizade maior com ele porque a mãe da minha namorada era amiga da mãe dele.
Ele ia tirar foto lá para a revista Bizz.
O namorado da mãe da minha namorada era fotógrafo, fizemos a famosa foto das botas, em que ele usa a minha bota.” – Supla.
Em 2022, sete gravações inéditas ofereceram ao projeto um desdobramento.
Isto porque, gravado em outubro de 1988 no Canecão, no Rio de Janeiro, o projeto foi relançado na íntegra em formato físico.